O casamento é um momento muito especial na vida de um casal, pois é quando eles decidem deixar a casa dos pais para formarem uma nova família. No Brasil é muito forte a tradição da cerimônia religiosa, mas o número de casais que decide casar apenas no civil tem crescido bastante.
Os motivos que levam os casais a se casarem apenas no cartório são muitos, o principal deles é que casar na igreja está cada vez mais caro. Além de detalhes como vestido de noiva, flores para decoração, convites e outras detalhes está também a tava cobrada por algumas igrejas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8N8Jb_GLfw0[/youtube]
Para ajudar os casais que decidiram se casar apenas no civil e terem um momento ainda mais especial, preparamos algumas dicas.
Casamento no Civil Com Festa
Se você pretende se casar apenas no civil, mas não abre mão de fazer uma festa tem a opção de que o casamento seja realizado no mesmo local da comemoração. Nesse caso é necessário verificar previamente no cartório qual a disponibilidade para isso, certamente haverá também um custo um pouco maior.
Por outro lado, você pode fazer também uma festa em um horário diferente da cerimônia do cartório, que acontece sempre durante o dia. Se esse for o seu caso, lembre-se de que o espaço nos cartórios é pequeno e você não poderá levar todos os convidados da festa. O ideal é que estejam presentes os pais e irmãos dos noivos e as testemunhas apenas.
Opções de Festa para Casamento Civil
- Almoço: O almoço é uma boa pedida para ser realizado após o casamento civil. Você tem a opção de fazer em casa e convidar apenas quem estava presente na cerimônia ou alugar um salão e fazer algo maior, com mais convidados. O estilo da comemoração depende do gosto dois noivos, pode ser desde um almoço mais formal até um churrasco descontraído.
- Brunch: O brunch é um tipo de festa bastante conhecido nos Estados Unidos, e que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. O nome é a junção das palavras breakfast e lunch, traduzindo, café da manhã e almoço. Os pratos servidos são de um café da manhã mais reforçado, com direito a alimentos também servidos em almoços. É uma boa pedida para quem marcou o casamento civil para a parte da manhã. Dessa forma os convidados saem do cartório e já vão para o local do brunch.
- Festa a Noite: Nada impede que o casal que optou por casar apenas no civil faça uma festa grande, em um clube. Nesse caso, nada diferencia a festa de uma comemoração de quem se casou no religioso também. A noiva pode, inclusive, usar um vestido branco, do jeito que preferir.
Documentos Necessários Para Casar no Civil
Quem pretende se casar apenas no civil terá menos trabalho do que os casais que querem também uma cerimônia religiosa. O prazo pedido pela maioria dos cartórios para dar entrada nos papéis é de, no mínimo, 30 dias. Ou seja, se você quer se casar no dia 1º de março deve procurar um cartório, pelo menos dia 1º de fevereiro, ou antes. Se os noivos forem maiores de idade não precisarão estar acompanhados dos pais.
Certidão de Nascimento Atualizada: Um documento necessário para se casar é a certidão de nascimento atualizada, ou seja, os noivos deverão pedir no cartório onde foram registrados uma segunda via do documento. Esse procedimento é necessário porque quando uma pessoa de casa sua certidão de nascimento deixa de existir, então pedem essa atualização para comprovar que a pessoa não é casada com outra pessoa.
Hoje em dia muitos cartórios oferecem a opção de solicitarem essa segunda via para os noivos, independente da cidade em que foram registrados. Nesse caso é necessário pagar um valor a mais para que cuidem dessa parte.
RG e CPF: O RG e o CPF são os documentos básicos pedidos em praticamente tudo o que se faz. É necessário levar os documentos originais ao cartório.
Dados dos Pais dos Noivos: São pedidos também os dados dos pais dos noivos, como: nome completo, data e local de nascimento, endereço.
Pagar a Taxa: Por fim, paga-se a taxa que pode variar de acordo com cada casal. Se os dois forem casar na mesma cidade em que nasceram, por exemplo, o valor será menor.
Mudança de Sobrenome Após o Casamento
É na hora de marcar o casamento que os noivos deverão informar se haverá mudança no sobrenome de ambos. Por muito tempo, as leis brasileiras obrigavam as mulheres a adotarem o sobrenome do marido. Hoje em dia isso mudou e o casal tem as seguintes opções:
- A noiva pode adotar o sobrenome do noivo.
- O noivo pode adotar o sobrenome da noiva.
- Os dois podem permanecer com o mesmo sobrenome de solteiros.
Ainda é pequeno o número de homens que decide adotar o sobrenome da esposa, pois a grande maioria prefere manter a tradição ou mesmo não deseja ter que trocar todos os documentos depois do casamento.
Trajes Para Casamento Civil
O traje para o casamento civil varia de acordo com o tipo de cerimônia. No caso de quem for realizar a cerimônia em um salão de festa, o traje fica a gosto da noiva. Esse é um momento único e quem sonha em casar de véu, grinalda e vestido branco deve realizar o seu desejo. O mesmo vale para o noivo, que poderá usar terno, fraque ou o que preferir.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FmNu6FyOGVU[/youtube]
Agora, se o casamento for apenas no cartório é necessário usar trajes mais discretos, afinal as cerimônias costumam acontecer durante o dia e acessórios como: véu, buquê e luvas não combinam. O branco é permitido, apenas tome o cuidado de evitar vestidos com brilho e renda, ou qualquer outro estilo mais apropriado para a noite. O comprimento indicado é na altura do joelho. O traje indicado para o noivo é um calça social, sapatos e camisa. O terno e a gravata podem ser dispensados.
Por fim, o mais importante é que o casal esteja feliz e ciente do passo importante que estão dando.