Como Saber a Hora Certa de Terminar o Relacionamento Amoroso

Todas as pessoas que já se relacionaram amorosamente com alguém já passaram por essa situação: Existe um momento em que elas sentem que é a hora certa para terminar a relação, seja ela um simples namoro ou então um casamento, às vezes de muitos anos.

Nesse artigo analisaremos algumas situações que deixam claro qual o melhor momento de terminar um relacionamento, que já não vinha dando certo há algum tempo.

Fim da Relação

Sinais de que um Relacionamento Não Está Indo Bem

Quando você vir uma pessoa que sempre foi alegre e otimista se envolver em uma relação amorosa e de repente, sem nenhuma explicação lógica começar a ficar triste ou deprimida é sinal de que algo não vai bem naquela relação.

É o momento de o casal parar para discutir o que realmente está havendo entre os dois, e o que está havendo com o relacionamento que os dois juntos construíram. Quando se pergunta por que essas pessoas continuam nesse tipo de relação, elas geralmente respondem que no passado o relacionamento era muito bom, e que esperam um dia voltar a ser o casal que era antes.

Mas será que isso realmente acontece? Uma vez que acaba o amor, o respeito, e a compreensão, será que é possível para as pessoas se amarem normalmente como se nada tivesse acontecido antes?

O que normalmente ocorre é que as pessoas no início de todo e qualquer envolvimento amoroso, sempre querem impressionar o outro, e às vezes fingem qualidades que não possuem. Porém com o tempo a verdadeira personalidade das pessoas vai aparecendo, e nessa hora a relação entre o casal pode ficar estremecida, pois um vai descobrir no outro defeito que até então não conheciam.

Por isso, é muito importante sempre procurar ficar atento quando se envolver com alguém, em algumas características que ele ou ela possui que no início podem passar despercebidas, pois eles estão apaixonados um pelo outro, mas que no dia a dia acabam terminando com qualquer tipo de relacionamento.

Sinais de Que é Hora de Terminar Um Relacionamento

Vejamos agora algumas situações que indicam que está na hora de acabar com o relacionamento amoroso:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7nHu9_0dCuE[/youtube]

  • Se a pessoa tem um sentimento de frustração contínua sobre a relação (por exemplo, suas necessidades emocionais não estão sendo atendidas)
  •  Se o casal está encontrando cada vez mais razões para ficarem mais tempo separados.
  • Se a pessoa está sendo emocionalmente abusada, ou seja, está fazendo coisas que não deseja somente para agradar e não perder o namorado ou a namorada.
  • Se a pessoa já não tem sentimentos fortes para com seu parceiro, e não costuma falar sobre eles, pois não deseja desagradar ou marido ou esposa.
  • Se a pessoa mudou seus valores fundamentais, crenças e metas para acomodar sua vida a de seu parceiro na esperança de que seu relacionamento não terá mais problemas ou conflitos.
  • Se a pessoa fez mudanças drásticas em sua aparência esperando que seu parceiro ou parceira vá achá-lo mais atraente, mesmo sem achar que estava precisando de nenhuma correção plástica.

Momento Certo para Terminar a Relação

  • Se a pessoa tem um sentimento crescente de vazio dentro dela, e parece que nada nem ninguém conseguem preencher esse espaço.
  • Se a pessoa adotou uma distância extrema ou cortou totalmente as relações que costumava ter com seus outros amigos, ou familiares, por imposição do parceiro ou parceira.

Como Fazer para Tomar a Decisão Final

Um modo muito prático é fazer uma lista com duas colunas. Um que lista os atributos positivos do seu relacionamento e uma que lista o negativo. Em seguida, especificar as partes boas e ruins de sua relação de uma maneira bem honesta.

Às vezes ver uma lista onde uma coluna tem muitos mais pontos positivos ou negativos do que a outra do vai ajudá-lo ou ajudá-la a ver a sua situação de forma mais objetiva, portanto, tornando mais fácil para terminar um relacionamento que já não lhes traz alegria e que você apenas cumpre as suas necessidades. Os relacionamentos amorosos devem sempre melhorar sua qualidade de vida, e nunca piorar.

Outra boa ideia para a pessoa tomar uma decisão no momento certo é quando a mulher e o homem vivem lutando o tempo todo ou simplesmente não se dão bem. Essa luta muitas vezes é psicológica e acaba levando o casal ao nível máximo de estresse emocional.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R2r0ib8kAGo[/youtube]

Não importa o quanto as coisas podem piorar, logos nos primeiros sinais de brigas e conflitos, é o momento certo de repensar a situação, e colocar um ponto final nela, se for o caso.

Todos os Relacionamentos Passam por Momentos Difíceis

Quando a pessoa ao longo dos anos vem investindo tempo e energia em uma relação amorosa, ela quer que sue parceiro ou parceira, no mínimo corresponda com a mesma dedicação, mas nem sempre isso acontece. Mas isso não significa necessariamente que o um relacionamento está falhando, e quando a pessoa deve deixar o parceiro ou a parecia partir.

De acordo com alguns especialistas em comportamento humano existem algumas dicas práticas para demonstrar as pessoas que é o momento certo de acabar com o relacionamento. Vejamos agora um exemplo e como proceder:

Falta de Respeito

O respeito desempenha um papel vital em um relacionamento, porque mostra que cada pessoa entende o outro, e não vive cobrando tudo que dar, pois quer algo em troca. Se um dos parceiros constantemente deprecia o que o outro diz e faz, é sinal que uma violação de fronteira pessoal e emocional do outro está ocorrendo. Um comportamento como este é um sinal de que uma pessoa parou de reconhecer os outros valores da outra, e não aceita mais o parceiro ou a parceira do jeito como eles são.

Nesse Caso o Que A Pessoa Deve Fazer?

Ela deve dizer ao seu parceiro ou parceira como suas ações a estão fazendo sentir triste ou infeliz. A sugestão é a pessoa tentar impor limites nas provocações, e agir de forma mais ativa, sendo mais positiva em relação à outra. Porém, se o marido ou sua esposa não vê problema nesse tratamento que dispensa, então é o momento exato de pedir a separação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *