Como Resistir aos Momentos de Pressão

Se alguém está pressionando você a fazer qualquer coisa que não esteja certo ou que seja bom para você, então você tem o direito de resistir. Você tem o direito de dizer não, o direito de não dar uma satisfação para a outra pessoa do por que da recusa, e o direito de simplesmente se afastar de uma situação conflitante.

Por Que Resistir à Pressão Pode ser Difícil para Algumas pessoas?

Existem pessoas que têm medo de serem rejeitados pelos outros, e querem ser amadas não tolerando a ideia de perder o amigo. Normalmente estas pessoas não querem ferir os sentimentos de alguém, não tem a certeza do que elas realmente querem, e nem sabem como sair de uma situação desconfortável para elas.

Medo

Medo

Às vezes, resistir não é fácil, mas você pode fazê-lo com a prática e um pouco de know-how. Continue tentando, mesmo se você não acertar na primeira. Para começar, confira dicas rápidas.

Dicas rápidas: você pode resistir a álcool ou qualquer outra coisa que você pode sentir-se pressionados a ingerir ou a fazer. Essas dicas vão fazer você resistir um pouco mais fácil.

Dicas Rápidas Sobre Como Resistir à Pressão

Falando em pressão, a maioria das pessoas não quer correr o risco de fazer os outros se sentirem mal com uma recusa, mas é importante ter personalidade para saber pensar por si próprio. Confira essas estratégias para lidar com a pressão de outras pessoas sobre você.

O que Fazer

  • Diga não assertivamente;
  • Fique livre de álcool ou drogas que alguém o pressione para experimentar;
  • Sugira outra coisa para fazer;
  • Dê sempre sua opinião;
  • Tome conhecimento do tipo de pressão que estão fazendo em você;
  • Encontre outra coisa para fazer com outros amigos.

O Que Não Fazer

  • Participar de uma festa e beber álcool, somente porque os amigos o pressionaram;
  • Tenha medo de dizer não;
  • Não diga não de maneira muito agressiva;
  • Tenha conhecimento do porque você está dizendo não.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QlIByGHdeDw[/youtube]

Se você quiser resistir, você vai precisar manter o controle da situação e, é claro, ficar livre de álcool (ou livre de qualquer outra pressão que possam estar tentando exercer sobre você). Existem várias maneiras de dizer não, sendo que umas são mais eficazes que outras.

Um Exemplo: Resistir A Pressão de Beber

Sim, nós sabemos que soa grosseiro, às vezes dizer não, mas isso é importante para aprendermos a discernir o que é certo do que é errado.

Se você está se sentindo pressionado para beber, você vai querer escolher uma maneira de dizer ‘não’ que funcione bem. Como você já aprendeu, uma maneira de dizer não funciona melhor do que a outra, então encontre o momento certo de se posicionar contra a pressão.

Estresse como Consequência da Resistência

Para muitas pessoas, o estresse é a consequência da resistência. Não é causado por circunstâncias de sua vida. Não é causado pelas emoções dolorosas que você experimenta, tampouco. É causado por sua resistência a sua vida. É possível você encontrar uma grande variedade de circunstâncias, mas é a sua resistência a essas circunstâncias que causam estresse.

Quando você resiste a uma circunstância em sua vida, é preciso energia e isso produz estresse. Uma coisa é observar uma circunstância e outra coisa é resistir à pressão. Desafiar e mudar uma circunstância, ou resistir são coisas diferentes.

Desafiando a situação você estará usando a sua vontade de mudar o que está experimentando, mudando a dinâmica dentro de si mesmo que está produzindo a situação. Resistindo está desejando naquele momento que você não estivesse experimentando, e por isso tenta interromper a experiência.

Isso é importante para entender porque você não será capaz de efetivamente mudar uma circunstância em sua vida, enquanto você estiver resistindo a ela. Resistir requer energia, e a perda de energia gera o estresse. A quantidade de estresse em sua vida é determinada pela quantidade de energia que você gasta resistindo às pressões em sua vida.

Quanto mais você resistir às circunstâncias, tanto mais estresse você trará para a sua vida. Se você resistir a tudo, a sua vida será bem estressante. Torna-se um estudo de estresse, porque se torna um exercício de resistência. Você não gosta do seu trabalho. Você não gosta de sua família. Você não gosta de seus colegas. Você não gosta de si mesmo.

EstresseEstresse

Nada do que você ver ou encontra atende a sua aprovação expectativa. Esta situação é uma receita para a doença. É garantia para produzir disfunções emocionais e físicas dolorosas. Se você resistir a essas experiências, você pode adicionar ainda mais estresse para sua vida, e suas disfunções físicas e emocionais se tornam mais intensas.

O Que me Faz Sentir Estressado?

Anote tudo o que você possa achar que faça você se sentir estressado, por exemplo:

  • Hábitos do meu companheiro;
  • Falta de tempo;
  • Cor do carro;
  • Comportamento do filho;
  • Os pais;
  • O chefe;
  • A agenda lotada.

Depois salve esta lista e a consulte toda vez que se sentir pressionado a fazer algo, pois vai lembrar imediatamente do estresse que com certeza virá como consequência.

Quando você aceita as circunstâncias em sua vida, você não desperdiça sua energia resistindo a elas. A resistência é a perda de energia que ocorre quando você tenta, com seus pensamentos e seus sentimentos, mudar uma pessoa, evento ou circunstância. Você gasta toda sua energia para fazer com que a pessoa, ou a experiência seja diferente do que é, e na maioria das vezes não consegue um bom resultado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ssQkvQyeFC0[/youtube]

Lista das Situações Estressantes

Volte para a sua lista de circunstâncias, as coisas e as pessoas sobre as quais você se sente estressado. Considere cada um dos itens nele, um de cada vez. Para cada item, analise o seu sistema de energia.

Que sensações físicas você está sentindo e onde eles estão localizados? Anote o que você descobre. Então diga para si mesmo: “Estas são as circunstâncias, coisas e pessoas que resistem na minha vida, e minha resistência a eles é o que faz com que meu estresse”.

Nenhuma quantidade de energia pode mudar as circunstâncias em sua vida no momento em que você experimentá-las, ou as pessoas com quem você interage. Quando uma circunstância em sua vida não cumprir a sua aprovação, não deixa de ser o que é. Você perde energia por resistir a ela, e a consequência é a experiência de stress.

Você pode ser capaz de influenciar os acontecimentos futuros, ou a forma como as pessoas interagem com você no futuro, mas isso é outra história, a história da busca de energia externa: a capacidade de manipular e controlar. Isso, também, é um gasto de energia que não pode produzir um resultado construtivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *