Dicas Para Lidar Com um Parceiro Inseguro e Ter Um Relacionamento Estável

Sentimentos de insegurança, todas as pessoas já experimentaram em algum momento de suas vidas. A sensação de ciúmes pode ser devido a uma experiência amorosa que esteve fora de nosso controle.

Um momento de medo quando nós acreditamos que alguém pode ter falado negativamente sobre nós, ou a preocupação arraigada de que um parceiro possa não mais nos amar.

Neste artigo veremos como lidar com uma pessoa que não tem segurança em si mesma, e também com nossas próprias inseguranças para que possamos ter um relacionamento estável baseado na confiança e no amor.

Principais Aspectos da Personalidade de Pessoas Inseguras

Pessoas  Inseguras

Pessoas Inseguras

Os sentimentos de insegurança constante e a dúvida sobre o nosso valor intelectual e emocional, é nada menos do que destrutivo para a nossa paz de espírito e felicidade suprema na vida. Estar em um relacionamento amoroso com alguém que é muito inseguro também pode ser desgastante e um desafio para todos os envolvidos.

As pessoas inseguras podem muitas vezes ter um desejo irresistível de controlar mais as relações ao seu redor e as situações que são apresentados a elas.

O sentimento de insegurança pode fazer com que as pessoas se sintam como se elas estivessem constantemente andando fora de sua zona de conforto, e todos nós sabemos como isso pode ser desagradável. Devido a isso, muitas vezes elas tentam desesperadamente controlar os pontos de vista, opiniões e ações dos outros.

Tente reconhecer esta situação quando você vir acontecendo, e ao invés de ficar frustrado com a outra pessoa, use sua empatia, mas não deixe que os sentimentos de simpatia permitam que o controle continue.

O que você não pode fazer é incentivar o comportamento controlador, porque se fizer isso, o comportamento do outro nunca vai mudar e, finalmente, você estará ajudando aos seus amigos e/ou parceiros amorosos a ficarem ainda mais inseguros.

Relacionamento Com Insegurança

Relacionamento Com Insegurança

Quando uma pessoa entra em um relacionamento com um parceiro muito inseguro, pode ser uma experiência muito desagradável. As pessoas inseguras, normalmente, não gostam de ver o outro saindo sozinho com os amigos, e costumam interferir também no modo como o parceiro se veste ou até o impede de conhecer novas pessoas.

Este tipo de relacionamento pode ser bem sufocante, e quando a pessoa percebe, já começou a mudar seu modo de viver e pensar somente para agradá-lo.

Necessidade das Pessoas Inseguras em Terem Sempre Razão

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KL6K7Cwo_Vs[/youtube]

A necessidade de estar sempre certo e nunca errado é outra característica das pessoas inseguras, que muitas vezes, precisam ter a última palavra e, às vezes, elas acham difícil aceitar outros pontos de vista ou opiniões, muitas vezes acreditando que seu modo de pensar é o único que está certo.

Elas também, muitas vezes, ficam muito frustradas se você expressar uma opinião diferente, ou mesmo desafiar suas próprias crenças. Novamente ficar atento se este tipo de situação quando surgir, e tentar mudá-la fará você ficar menos irritado ou frustrado com o parceiro inseguro.

Eu posso discordar suavemente da opinião de alguém, se eu não concordar com ele, sim, mas nunca entrar em uma discussão acalorada. Se alguém realmente não está te ouvindo e você está com sentimentos de frustração, pode desviar gentilmente a conversa em outra direção, ou até mesmo pedir um momento para ficar em silêncio.

Apontando as Falhas Alheias

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Kd8JaR02qgE[/youtube]

As pessoas inseguras, muitas vezes, culpam os outros por sua própria infelicidade e inseguranças. Ao contrário das pessoas seguras, felizes e confiantes, que embora nem sempre possam ser felizes com uma determinada situação, mas nem por isso eles ficam apontando suas culpas para todo mundo. Muitas pessoas lidam com esse tipo de situação ao longo de suas vidas em muitas ocasiões.

Nesses casos, o melhor a fazer é apontar gentilmente e com bondade e compaixão, o erro do outro para que ele possa começar a assumir a responsabilidade por suas próprias ações e felicidade.

Não Querer Repartir o Sucesso dos Outros

Muitas pessoas inseguras não gostam de compartilhar a felicidade ou sucesso dos outros. Esta é uma causa comum de amizades e parcerias que tendem ao fracasso quando uma das pessoas é insegurança e inibe a sua capacidade de ser feliz com alguém que tenha boa sorte.

Você pode ter sido amigo de alguém por um tempo, ou permaneceu em um relacionamento que estava indo bem, e de repente a situação muda, e seu parceiro ou amigo começa a achar que é difícil compartilhar a sua felicidade.

Você pode conseguir um novo emprego, encontrar um novo namorado, comprar sua casa dos sonhos e antes que você perceba o seu parceiro, por nenhuma razão aparente não quer mais ficar com você.

Isso pode ser doloroso e confuso para todos os envolvidos. Seu parceiro pode estar lutando com tais sentimentos de inutilidade, tristeza e ciúme, e ele pode achar muito difícil vê-lo sair com um novo amigo, desfrutar de seu novo trabalho, etc.

As pessoas inseguras podem se sentir ameaçadas com muita facilidade, e muitas vezes vão lutar para manter a vantagem quando se tratar de suas carreiras, relacionamentos e vida pessoal, pois isso lhes dá um senso de valor.

Elas podem também muitas vezes parecerem se voltar contra você sem nenhum motivo válido ou real, achando cada vez mais desafiador e difícil lidar com seus sentimentos e emoções negativas.

Pessoas Inseguras e Crises de Raiva

.

Muitas pessoas inseguras carregam muita raiva e frustração no coração. De um modo geral, as inseguranças são formadas a partir de nossas experiências de infância e situações que enfrentamos em nossos anos de juventude, experiências que ainda podemos estar carregando e que podem estar afetando a forma como interagimos no mundo como adultos.

Por causa de nossas inseguranças que podem expressar uma dificuldade para entender o amor, reagimos às vezes inconscientemente com raiva e frustração, voltando para nosso comportamento infantil. Claro que isso pode ser um desafio, especialmente se alguém foi rude ou agressivo em algum momento de sua vida.

O fato é que você ainda pode ser firme em seu ponto de vista em uma discussão, mas fazer isso de uma forma que mude a situação completamente desviando a agressividade de ambos, de tal maneira, que a outra pessoa envolvida possa começar a ver que a sua própria explosão de raiva foi totalmente desnecessária.

Considerações Finais

.

As pessoas seguras, confiantes e felizes geralmente não se incomodam com as que são inseguras, aproximando-se delas com um coração aberto. As pessoas seguras também raramente experimentam sentimentos de ciúme ou raiva devido ao sucesso de terceiros, em vez disso, abraçam plenamente a felicidade dos outros e se sentem bem com isso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *