Os Riscos do Tabagismo Durante a Gravidez: Quais São e Como Evitá-los

A maioria das pessoas sabe que fumar provoca câncer, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Fumar durante a gravidez causa problemas de saúde adicionais, incluindo nascimento prematuro alguns defeitos e até morte infantil. Nesse artigo veremos quais os riscos do tabagismo e como evitá-los.

Riscos do Fumo Durante a Gravidez

  • Fumar faz com que seja mais difícil para uma mulher engravidar.
  • Mulheres que fumam durante a gravidez são mais propensas do que outras a terem um aborto espontâneo;
  • Fumar pode causar problemas com a placenta, que é a fonte de alimento do bebê e oxigênio durante a gravidez. Por exemplo, a placenta pode se separar do útero muito cedo, causando sangramento, o que é perigoso para a mãe e o bebê;
  • Fumar durante a gravidez pode fazer um bebê nascer cedo demais ou ter pouco peso, tornando mais provável que a criança fique doente e tenha que ficar no hospital por mais tempo. Alguns bebês podem até morrer;
  • Fumar durante e após a gravidez é um fator de risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI);
  • Bebês nascidos de mulheres que fumam são mais propensos a ter certos defeitos congênitos, como um lábio leporino ou fenda palatina;
Tabagismo na Gravidez

Tabagismo na Gravidez

Quais São os Benefícios Da Gestante Parar de Fumar

Parar de fumar vai ajudar a mulher a se sentir melhor e proporcionar um organismo mais saudável para o bebê se desenvolver. O bebê tem mais oxigênio, mesmo depois de apenas um dia da gestante não fumar. Há menos risco de que o bebê nasça prematuramente.

Há uma melhor chance de a criança vir do hospital para casa com a mãe, pois estará saudável. A mãe vai ficar menos propensa a desenvolver doenças cardíacas, derrame, câncer de pulmão, doença pulmonar crônica e outras doenças relacionadas com o fumo, e ainda terá mais energia e vai respirar mais facilmente.

As roupas, cabelo e casa vai cheirar melhor sem o odor característico o tabaco. A pessoa sentirá melhor sabor nos alimentos consumidos, além de ter mais dinheiro para poder gastar em outras coisas que não os maços de cigarro. A mãe vai se sentir bem com ela própria e com seu bebê.

Parar de fumar pode ser difícil, mas é uma das melhores maneiras que uma mulher pode proteger sua saúde e a do seu bebê.Para parar de fumar converse com seu médico, ou profissional de saúde sobre as principais estratégias para terminar com o vício do cigarro.

Sempre há recursos e campanhas governamentais disponíveis para as mulheres grávidas e outras pessoas que queiram parar de vez de fumar.

Como a fumaça de outras pessoas, o chamdo fumo passivo, pode prejudicar a saúde da mulher e a do seu filho?

Respirar fumaça de outras pessoas podem tornar as crianças e os adultos que não fumam doentes. Não existe um nível seguro de respirar fumaça de outras pessoas, mas é sempre aconselhável evitar.As mulheres grávidas que respiram a fumaça do cigarro de outras pessoas têm mais probabilidade de ter um bebê com menos peso.

Os bebês que ficam em torno da fumaça de cigarro estão mais propensos a ter infecções de ouvido e ataques de asma mais frequentes.As crianças que respiram a fumaça do cigarro de outras pessoas também estão mais propensas a morrer de Síndrome da Morte Súbita Infantil.

As pessoas podem ficar expostas à fumaça do cigarro em lugares públicos, restaurantes, e no trabalho.

O que é possível fazer para evitar o fumo de outras pessoas?

Não existe um nível seguro de exposição à fumaça de cigarro. Respirar somente um pouco de fumaça pode ser prejudicial. A única maneira de proteger a você, seu bebê, e seus entes queridos totalmente dos perigos da fumaça de outras pessoas é através de ambientes livres de fumo. Para isso, você deve fazer:

  • Não deixar que ninguém fume em sua casa ou no carro;
  • Pedir que as pessoas não fumem perto de você e de seus filhos;
  • Certificar-se de que creche de seus filhos ou na escola não há nenhum funcionário que seja fumante.
  • Escolher restaurantes que tenham local para não fumantes;
  • Ensinar as crianças a ficar longe da fumaça do cigarro de outras pessoas;
  • Evitar qualquer tipo de fumaça. Se você ou seus filhos têm problemas respiratórios, se você tiver uma doença cardíaca, ou se estiver grávida, os perigos são maiores para você;
  • Saiba o máximo que puder sobre como evitar a fumaça do cigarro, conversando mais com seu médico, ou profissional de saúde sobre os perigos do fumo de outras pessoas (Fumo Passivo).

Como a Nicotina Atua no Organismo da Gestante

Se a sua saúde não é suficiente para fazer você parar de fumar, então a saúde do seu bebê deve ser. Fumar durante a gravidez afeta você e seu bebê antes, durante e depois dele nascer.

Tabagismo no Organismo

Tabagismo no Organismo

A nicotina (substância viciante do cigarro), monóxido de carbono e vários outros venenos que você inala de um cigarro são transportadas através de sua corrente sanguínea e vão diretamente para o seu bebé. Fumar enquanto você estiver grávida, traz as seguintes consequências:

  • Diminui a quantidade de oxigênio disponível para gestante dificultando o crescimento do bebê;
  • Aumenta a frequência cardíaca do bebê;
  • Aumenta as chances de aborto e bebês natimortos;
  • Eleva o risco de que o bebê nasça prematuramente e / ou abaixo do peso normal;
  • Aumenta o risco de o bebê desenvolver problemas do aparelho respiratório (pulmões);
  • Quanto mais cigarros que a mulher grávida fumar por dia, maiores as chances de seu bebê desenvolver doenças pulmonares e outros problemas de saúde. Não existe um nível que possa ser considerado seguro para fumar durante a gravidez.

Considerações Finais

O fumo passivo é a combinação do fumo de um cigarro queimando e a fumaça exalada pelo fumante.

O fumo que queima para fora da extremidade de um cigarro ou charuto realmente contém mais substâncias nocivas (alcatrão, monóxido de carbono, nicotina e outros) do que o fumo inalado pelo tabagista.

Se a mulher grávida estiver regularmente exposta ao fumo passivo, isso aumenta o seu risco e do seu bebê de desenvolver câncer de pulmão, doenças cardíacas, enfisema, alergias, asma e outros problemas de saúde.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *