Mãe Depois dos 40: Os Desafios e as Alegrias

Com a vida agitada que muitas mulheres levam e que inclui trabalho e estudo, a grande maioria delas acaba optando por se casar e ser mãe após os quarenta anos. Mas será que essa é uma boa faixa etária para se engravidar e cuidar de uma criança nos dias atuais? Neste artigo veremos como é ser mãe depois dos quarenta e quais os desafios e as alegrias que as mulheres irão encontrar pela frente.

Como ser Mãe aos Quarenta Anos

Filhos de mães com mais de 40 anos geralmente são mais saudáveis e mais inteligentes e menos propensos a ter acidentes, segundo dizem as pessoas de uma maneira geral.

Eles podem ser mais difíceis de pegar – e sem dúvida deixam suas mães mais exaustas – mas as crianças nascidas de mães com mais de quarenta anos costumam ser mais saudáveis e mais espertos do que as das mulheres mais jovens.

Ser Mãe

Ser Mãe

Segundo um estudo científico realizado, os descendentes de mulheres mais velhas têm menos probabilidade de sofrer acidentes ou necessidade de cuidados hospitalares em virtude dos cuidados que recebem, e eles são mais propensos a terem sido vacinados mais cedo.

Eles também irão desenvolver um amplo vocabulário com pouca idade e vão alcançar uma maior pontuação em testes de QI em uma série de medidas até cinco anos de idade.

Essa pesquisa é uma boa notícia para o aumento do número de mães que estão dando à luz em uma idade mais avançada, ou seja, um crescente número de mulheres que estão adiando a maternidade.

Estudos científicos anteriores sempre davam destaque às taxas de infertilidade crescentes para mulheres acima dos quarenta anos e o maior o risco de desenvolver diabetes ou então ter um episódio de pré-eclâmpsia.

No entanto, as últimas pesquisas científicas revelaram ganhos de mães acima dos quarenta anos, uma vez que elas deram à luz, possivelmente devido à sua maior experiência e maturidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2CARDDqiHtY[/youtube]

Pesquisas Científicas Realizadas

Segundo pesquisas científicas realizadas, o número de mães que tiveram filhos com idade superior a 40 aumentou de 15.000 no ano 2000 para 27.000 no ano de 2010.

De acordo com os pesquisadores britânicos de acordo com suas descobertas as mães mais velhas podem ser melhores do que as mais jovens em virtude da experiência de vida e maturidade.

Os cientistas revelaram que a publicidade negativa em torno do aumento de mães mais velhas foi baseada nos riscos físicos da gravidez e do parto.

As mães acima de quarenta anos, pode ter filhos saudáveis e inteligentes como um novo estudo comprovou. Os pesquisadores tiveram evidências claras de que há resultados mais desejáveis para os filhos de mães mais velhas em comparação com mães mais jovens.

Sendo assim as mulheres mais velhas podem ficar tranquilas em relação ao nascimento e desenvolvimento de seus filhos que pode provavelmente se ainda melhor, em virtude dos avanços da medicina.

Esse estudo científico britânico acompanhou cerca de para 1.100 crianças nascidas de mulheres com 40 anos ou mais, em comparação com 38.000 crianças nascidas de mulheres mais jovens naquele país. A idade das crianças variou de nove meses a cinco anos.

As crianças nascidas de mães mais velhas eram menos propensas a sofrerem acidentes ou apresentavam menor necessidade de internação hospitalar em virtude de acidentes, e não apresentavam maior em risco de obesidade em virtude da alimentação balanceada que recebiam.

Os filhos destas mães mais velhas poderiam ser mais propensos avessos ao risco, possivelmente porque suas mães eram menos ativas e incapazes de correr atrás de suas crianças, mas em compensação elas também poderiam ser melhores em detectar e evitar situações potencialmente arriscadas para seus filhos.

A pesquisa também verificou uma série de resultados ligados a competências parentais, incluindo a identificação e nomeação de figuras, vocabulário e formas e QI de desenvolvimento utilizando escalas de avaliação britânicas.

Os resultados mostraram uma maior capacidade entre as crianças nascidas de mulheres acima e quarenta anos ou mais, sendo que classe social a qual pertenciam também foi levada em conta nessa pesquisa.

Os cientistas britânicos concluíram dessa pesquisa que havia uma ligação significante entre as idades das mulheres que tiveram seus filhos acima de quarenta anos e os melhores resultados e efeitos na educação das crianças.

Educar e dar Amor

Educar e dar Amor

Por Que as Mulheres Mais Velhas São Melhores Mães

A grande questão é por que as mães mais velhas parecem ter melhores competências parentais do que as mulheres mais jovens para criarem seus filhos. Talvez por elas serem menos impulsivas, mais calmas e terem mais experiência de vida que as prepara melhor para o papel de mães.

Cada vez mais as mulheres estão dando a luz em idades mais avançadas, e isso parece não terminar tão cedo, pois elas estão adiando a maternidade, por muitas razões, entre elas a satisfação em ter uma carreira profissional.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oF0QExGAiDc[/youtube]

As evidências sugerem que, quanto maiores  forem as dificuldades de gravidez e partos melhores serão as possibilidades dessas mulheres acima de quarenta anos virem a ser boas mães.

Quando as mulheres passam dos 40 anos de idade e consideram engravidar, muitas vezes buscam histórias de sucesso de gravidez de outras mulheres, na mesma faixa etária, como uma primeira etapa para explorar suas chances de conceber nessa idade.

Enquanto as histórias das outras mulheres são certamente motivacionais, falando com um médico especialista em fertilidade é a melhor maneira de obter informações precisas e relevantes referentes às chances de conceber de uma determinada mulher ou de um casal. Os fatores de variação podem determinar suas chances de sucesso na concepção da criança, incluindo fatores para a saúde.

Nos dias atuais, cada vez mais mulheres estão engravidando depois dos quarenta anos. Isto é, em grande parte graças aos avanços médicos que tornam a gravidez após os 40 muito mais segura tanto para a mãe quanto para o bebê, quanto era no passado, no qual não existiam as técnicas avançadas da medicina que existe atualmente.

Existem, portanto, muitas histórias de sucesso de gravidez de mulheres com mais de 40 anos de idade, dando esperança a casais que esperaram tanto tempo para engravidar, ou que tentaram e fracassaram no passado.

Considerações Finais

Não importa a idade que a mulher decide ter filhos, o importante é que ela ame e respeite a criança que gerou. Sejam mulheres mais maduras ou mais jovens, a maternidade é um bem precioso  para todas elas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *