Como Ajudar A Esposa Na Gravidez

A gestação é vista pelas pessoas como “coisa de mulher”, como se coubesse somente a mãe vivenciar os 9 meses. A própria grávida tem a certeza de que o homem não consegue sentir absolutamente nada e nem entender o que ela está vivenciando.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rEi68xOa8To[/youtube]

É bem verdade, que de fato, alguns pais não demonstram nenhum interesse em ficar por dentro do que está acontecendo com a futura mamãe e nem busca conhecer como ajudá-las. Eles esperam o nascimento do filho para desempenhar o papel de pai, que poderiam começar durante a gravidez.

Obviamente, ninguém pode pretender que os pais estejam completamente envolvido como a mulher, por que ele não sente as mudanças no corpo que ela está sentido, porém, isso não impede de que ele participe desse momento.

Pensando nesse momento delicado para algumas mulheres,  algumas grávidas ficam mais frágeis e precisam de ajuda, os médicos sugerem algumas dicas de como ajudar a esposa na gravidez. Veja a seguir algumas delas!

O marido não deve sentir medo de estar com medo ou inseguro, esse é o primeiro ponto. É bem normal que apesar de não carregar o filho durante 9 meses, ele comece a sentir a pressão que estar por vir e toda a responsabilidade. Não é o momento para questionar-se sobre ser um bom pai ou não. É um momento para dar suporte a esposa grávida e buscar acima de tudo deixá-la tranquila.

Conversas diárias com a esposa e também com amigos que já vivenciaram a experiência de ser pai pela primeira vez podem ajudar a acalmá-lo.

O ideal é pensar que naturalmente será possível ser um bom pai, se não for pela experiência ou pela observação será pelo instinto paterno.

Ajude a Esposa Durante a Gravidez: Seja Atencioso

Não é por que o marido não está gerando o filho, o que seria impossível, que ele precisa ficar completamente de fora. A atenção a esposa, neste caso, é fundamental e pode ajudá-la bastante. A demonstração de carinho e a observação das mudanças do corpo da esposa são exemplos do que o marido pode fazer.

Ele poderá acompanhar todo esse processo fazendo fotos, por exemplo, de como a barriga cresceu de um mês para o outro. Estar sempre disposto a sentir o bebê mexendo e oferecer ajuda nas tarefas para deixar que a esposa descanse um pouco.

Ajudar a esposa na gravidez é acima de tudo demonstrar que está interessado em cada uma das mudanças do corpo dela, de poupá-la ao máximo de ficar cansada e de curtir a passagem de tempo juntos.

Mostre-se Sempre Presente

Não tem nada pior para uma mulher durante a gravidez do que sentir-se sozinha. O marido neste momento deve mostrar-se sempre próximo, disposto a ajudá-la ou a cuidar dela, quando necessário.

Sempre que puder, o marido deve acompanhar a esposa em uma consulta de pré-natal, mostrar-se interessado em ver a ultrassonografia. Caso seja necessário fazer algum exame que não era previsto, acompanhá-la para dar a ela mais calma e serenidade.

O marido não deve faltar o curso de pré-natal e durante o mesmo dedicar-se para aprender os exercícios de relaxamento para serem usados na hora do parto e também de respiração.

Ele deve ser mais que um marido nestes momentos, deve ser um parceiro, mostrar-se envolvido com a gestação da esposa.

Busque Ser Mais Saudável Como a Esposa

Durante o período da gravidez a mulher inevitavelmente precisa mudar os hábitos alimentares. Ela é obrigada a adotar uma dieta mais saudável. As que fumam devem deixar o cigarro e as que gostam de bebidas alcoólicas também devem deixar de beber.

Se o marido adota os mesmos novos hábitos saudáveis da esposa fica mais fácil ajudá-la a fazê-los durante toda a gestação. Não tem graça nenhuma a mulher está comendo um prato de salada e o homem, na mesma mesa, devorar um pedaço de picanha gordurosa. Ou pior ainda, continuar fumando próximo a ela, quando ela tem o mesmo vício e não pode fumar

O papel do homem, neste caso, é adotar os hábitos saudáveis da mulher e assim ajudá-la a adaptar-se com mais facilidade. Além disso, ele ainda pode propor caminhadas ao ar livre, passeios em lugares com uma bonita paisagem e muito mais.

O Que Mais o Marido Pode Fazer Durante a Gestação da Esposa

1- Goste do corpo dela mesmo com as mudanças que acontecerão durante a gestação.

É normal que a mulher comece a sentir-se menos atraente durante a gestação. Quanto mais a barriga cresce, menos ela gostará do próprio corpo. Então, cabe ao marido discordar e julgá-la sempre linda.

Vale lembrar que mudanças hormonais farão gerar grandes mudanças de humor e mais os enjoos, as dores nas costas quando a barriga cresce muito, a dificuldade de dormir e por isso, a vida sexual do casal poderá ser afetada.

2- Esteja sempre disponível para ajudar a sua esposa durante a gravidez.

A mulher tende a ficar mais mandona e exigente durante a gestação. Então, é o momento de redobrar a paciência e tente poupá-la o máximo. Assuma pequenas tarefas que ela fazia, como ir à feira no fim de semana ou arrumar a cama. Além disso, dê a ela alguns mimos, um presentinho, um almoço especial ou qualquer outra coisa que você saiba que lhe agradará.

3- O bebê não avisará com antecedência quando vai chegar e você deve saber bem como chegar ao hospital o mais rápido possível.

Não deixe para descobrir como chegar ao hospital no dia em que sua mulher começar a sentir as dores do parto. Seja prudente e faça o caminho em direção à maternidade bem antes. Veja se existem atalhos ou possíveis mudanças, caso no dia do parto tenha trânsito no caminho principal.

Tenha o tanque do carro cheio. Assim como a mamãe prepara a bolsa para ir ao hospital a qualquer momento, o papai deve estar com o carro preparado.

3- Durante o trabalho de parto escute o que sua mulher pede e faça sem questionar.

Apesar das dores e do nervosismo do momento, a mulher sabe o que quer quando entra em trabalho de parto. Então, não fale, escute e faça o que ela está pedindo. Massagem, silêncio, qualquer ajuda, faça o que ela pedir por que será o que fará ela sentir-se melhor.

4- Não tenha medo de errar e nem ache que é obrigado a fazer tudo certinho. A experiência da gravidez pode ser tranquila como pode ser cheia de surpresas. Seja uma coisa ou outra é tudo normal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *