Como Ajudar a Esposa com Depressão

Quando decidimos nos casar com alguém, fazemos a escolha esperando que o nosso cônjuge seja ainda mais feliz. No entanto, nem sempre as coisas acontecem como esperamos, por isso alguns homens se sentem perdidos quando se deparam com um problema que parece ser cada vez mais frequente, a depressão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BZy96MS4LHs[/youtube]

Quando um homem tem que lidar com o fato de ter ao lado uma esposa depressiva, é comum que alguns queiram investigar os fatos, ou seja, muitos  acabam fazendo diversos questionamentos, como: será que a mulher está em depressão por não se sentir feliz no relacionamento?

O fato é que nem sempre é possível apontar um fator determinante para a existência da doença. É claro que quando uma mulher está cheia de problemas, sofre com uma traição, não se sente amada, entre outros, é muito fácil que desenvolva a doença, mas é possível que uma pessoa se torne depressiva sem ao menos ter algum problema visível.

Então se você ama realmente a sua esposa, que tal deixar as investigações, críticas e desconfianças de lado e mostrar que ela tem ao lado uma pessoa que a ama e que está preocupada com o bem estar dela?

Como Saber se uma Pessoa está com Depressão?

Se você notou algumas mudanças no comportamento de sua esposa, mas ainda não sabe se ela está realmente com depressão, veja como identificar a doença.

  • Pensamentos pessimistas. Ter ideias pessimistas e se sentir rejeitado pode ser um sintoma de depressão.
  • Alterações no organismo. Se a sua esposa tem se queixado de queda nos cabelos, falta de apetite, insônia, prisão de ventre, entre outras mudanças, é melhor procurar um médico com urgência.
  • Sentimentos negativos. Se a sua esposa vive chorando pelos cantos e diz estar triste o tempo todo, ela pode já estar sofrendo com a depressão. 
  • Desinteresse por sexo. Se vocês mantinham uma vida sexual ativa e de algum tempo para cá você está percebendo que a sua esposa já não tem o desejo de transar, tome muito cuidado, pois o problema não está em você, mas é capaz de afetá-lo. Ao invés de se queixar o tempo todo, procure ser um pouco mais compreensivo.
  • Saudosismo. Se a sua esposa parece viver mais do passado do que do presente, talvez ela mantenha o saudosismo por não se sentir feliz neste momento.
  • Desinteresse por tudo. Se a sua esposa era uma mulher ativa, estava sempre preocupada com você, com o lar, era vaidosa e de uns tempos pra cá parece não estar ligando para mais nada, saiba que o desinteresse é um comportamento típico de uma pessoa depressiva.
  • Insônia ou excesso de sono. Um depressivo sofre por querer dormir o dia todo e se desligar de tudo. Em contra partida, há quem diga que perde o sono e passa horas da noite acordado, o que pode trazer a tona os pensamentos negativos.

O que fazer para Ajudar a sua Esposa

Se a depressão da sua esposa já foi diagnosticada, veja como é possível ajudá-la no tratamento tomando atitudes simples.

Aja com Equilíbrio

Quando uma pessoa está com depressão, certamente algumas atitudes e comportamentos estarão em total desequilíbrio. Portanto, mostre para sua esposa que você está bem e está preparado para ajudá-la a enfrentar a depressão.

Seja Compreensivo

Ao invés de tecer críticas sem fim contra a sua esposa e se queixar o tempo todo do comportamento dela, procure ser compreensivo, pois se ela achar que você realmente está interessado em ajudá-la, certamente sua esposa se sentirá mais a vontade para dividir os sofrimentos e as frustrações com você.

Acompanhe o Tratamento

Se você viu os sintomas da doença e tem quase certeza de que sua esposa está com depressão, seja o primeiro a conversar com ela e a encorajá-la a procurar um tratamento médico desde a descoberta do problema, pois se ela puder contar com o seu apoio e de um profissional, certamente as chances de cura serão bem maiores.

Busque Informações sobre a Doença

Se você nunca passou pela difícil experiência de sofrer com a depressão, certamente você apresentará uma certa dificuldade para compreender o problema. Portanto, procure conversar com o profissional que está acompanhando a sua esposa e busque, em fontes segura, diversas informações sobre a doença.

Não faça Comparações

Muita gente costuma não aceitar a depressão da companheira dizendo que ela não tem motivos para ficar com depressão, já que tem uma família feliz e possui condições financeiras suficientes para viver bem. No entanto, nem sempre as pessoas se tornam depressivas simplesmente por terem tido algum problema, já que a doença pode aparecer sem nenhum motivo aparente.

Seja Tolerante

Nesta etapa você terá que ter muita paciência com a sua esposa, pois ela terá alterações de comportamento, se mostrará nervosa em algumas situações e melancólica em outras e dependerá muito do seu afeto e compreensão.

Abandone os Julgamentos

Ao invés de proferir frases como: você não tem motivos para ficar doente, você está sendo ingrata, entre outras, procure deixar qualquer tipo de julgamento de lado e faça o possível para compreender a tristeza de sua esposa, aja de forma positiva e mostre o tempo todo que você consegue entendê-la e fará de tudo para que ela fique bem.

Não se Culpe

Ao invés de se responsabilizar pela tristeza da sua esposa e atribuir todo fracasso a você, lembre-se que num quadro depressivo dificilmente podemos apontar um culpado. Portanto, deixe o sentimento de culpa de lado e seja um verdadeiro companheiro nesta etapa tão difícil.

Seja Ouvinte

Ao invés de tentar aconselhar a sua esposa o tempo todo, procure compreendê-la, ou seja, ouça mais o que ela tem a dizer, pois o desabafo pode ajudar muito no tratamento.

Dê Tempo ao Tempo

Por mais que seja difícil compreender a doença, tenha calma e muita perseverança para ajudar a sua esposa durante o tratamento. Lembre-se que ela escolheu ter você ao lado dela por toda a vida, por isso aja com amor e se mostre um verdadeiro companheiro em qualquer situação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QIMepm2b2EM[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *