A Mulher de 40 Anos: Dicas e Cuidados com a Saúde

Mais madura, e mais experiente, a mulher de 40 anos precisa ter diversos cuidados com o corpo. Ela precisa cuidar do organismo por dentro e por fora, da saúde e ter cuidados especiais se ainda pretende se tornar mãe. O corpo não está no mesmo ritmo dos 20 anos e sua pele deve mostrar os primeiros sinais de cansado como as rugas, as manchas e o ritmo do corpo que diminui um pouco para as atividades físicas.

Gravidez aos 40 Anos Exige Cuidados

A partir dos 40 anos, sua chance de engravidar de uma mulher é de cerca de 40%, caindo para cerca de cinco por cento por aos 45. Após 45, é muito menos provável para uma mulher de engravidar naturalmente, pois o número da produção de óvulos começa a declinar.

Idade

Idade

A fertilidade reduzida na idade avançada não é apenas sobre o número de óvulos, no entanto. É também sobre a qualidade deles. Aos 40 anos, os óvulos são mais propensos a ter problemas estruturais (alterações cromossômicas). Anormalidades cromossômicas podem aumentar o risco de aborto espontâneo e defeitos de nascimento. É por isso que ambas as complicações são mais comuns em mulheres mais velhas.

Não há um melhor momento para tentar engravidar após os 40 anos, dada a gama de tratamentos de fertilidade disponíveis. Tratamentos com fertilização in vitro  estão sendo criados o tempo todo. Você tem cerca de uma em cada 10 chances de uma inseminação de ter um filho. Uma boa dica é pensar na ideia de usar óvulos doados para tentar engravidar, pois estes irão aumentar as chances de mulher após os 40 de ter um bebê.  O risco de aborto espontâneo problemas e alteração cromossômica é consistente com a idade da doadora do óvulo, e não com a da geradora.

Cuidados com a Pele Após os 40 Anos

Durante nossos 40 anos, o corpo está passando por mudanças profundas, e a pele não é isenta disso. É um tempo em que a secura pode surgir junto com a acne. Os sinais de envelhecimento, incluindo as linhas finas e rugas, manchas e flacidez estão surgindo e podem progredir rapidamente. Felizmente, existem muitas maneiras de lidar com essas questões de manter a sua melhor aparência possível.

Pele seca – Os níveis hormonais começam a cair muito antes de entrar na menopausa. Durante a pré menopausa, os níveis de estrogênio caem. Muitas mulheres percebem como primeiro sinal que a pele está muito mais seca do que antes. Este é um problema comum, mas se não for tratada, pode levar a surgirem em pouco tempo rugas prematuras finas ao redor dos olhos e da boca. Uma boa maneira de evitar é adicionar a hidratação da pele sem oleosidade excessiva com um hidratante com ácido hialurônico. O ácido hialurônico ajuda a restaurar os níveis de umidade da pele, pois o ativo atrai a água para o corpo e evita que ela seja eliminada.

Pele sem brilho – a renovação celular da pele diminui com a idade, levando a mulher a ter uma pele sem brilho. Usando produtos com base em ácido glicólico ou um limpador, toner ou hidratante, você pode ajudar a remover parte da camada de pele morta para revelar um brilho saudável no seu rosto, braços e pernas. Outra boa opção para a esfoliação é usar cremes com esfoliante. Usando uma vez por semana, ele pode remover suavemente as células mortas da pele para restaurar a pele radiante.

Acne – Infelizmente, a acne em torno da boca e queixo é bastante comum aos 40 anos e é quase sempre devido ao hormônio que se encontra em níveis altos neste período, mas subindo e descendo. A recomendação é um tratamento local tópico com ácido salicílico, que pode ser útil para secar a acne ocasional. No entanto, se existirem muitos cistos e a pele da mulher é do tipo seca, uma visita ao dermatologista para obter a medicação oral pode ser necessária. As opções incluem doses baixas de antibióticos ou de um medicamento que serve para bloquear o efeito das taxas hormonais na pele.

Massagens

Massagens

Rugas – Se ela não viu uma ainda, uma mulher provavelmente vai ver suas primeiras rugas em seus 40 anos. Genética, hábitos de sol, de saúde geral do corpo e cuidados da pele…tudo contribui para como a pele envelhece. Durante esta década, é preciso começar a prestar atenção de perto na sua pele, porque o melhor momento para tratar os sinais do envelhecimento é logo no início.

Cremes com retinóide podem estimular a produção de colágeno pelo organismo para retardar os sinais de envelhecimento. No entanto, as pessoas com pele sensível devem usar o retinol de uma forma menos intensa. Para  evitar a evolução de rugas ao redor dos olhos e na testa, a toxina botulínica (Botox ou Dysport) pode ser usada em pequenas doses, para ajudar a prevenir rugas, mantendo uma aparência natural no rosto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U7I9GXyhttY[/youtube]

Ainda não está pronto para o botox? Procure por cremes que contenham na sua fórmula o ingrediente ácido gama-aminobutírico, que ajuda a reduzir temporariamente o movimento do músculo e assim irá melhorar a aparência das rugas. Os resultados não são tão duradouro ou eficazes como toxina botulínica, mas podem ser usados para melhorar temporariamente a linhas finas e rugas sem injeções. Para linhas finas, manchas e poros ampliando que surgem aos 40 anos, peelings químicos e colágeno-estimulantes, bem como tratamentos a laser podem atrasar as mudanças associadas com o envelhecimento da pele.

Dieta para a Mulher de 40 Anos

Quando o corpo se aproxima da menopausa, queima calorias com menos eficiência. O resultado final é que, embora você pode estar seguindo a mesma dieta que o mantinha  magro aos 30, ela já não funciona quando tem 40 anos ou mais Cortar de apenas 100 calorias de seu consumo diário pode colocá-lo de volta aos trilhos. O que são 100 calorias por dia?  Apenas um pequeno lanche.

Faça da perda de peso uma prioridade para manter o seu corpo firme em taxas de glicose e gordura. Encontrar tempo para fazer exercício só fica mais difícil com a idade. É bom lembrar que o trabalho fora lhe dá a sanidade, força e boa saúde para manter o resto de seu mundo em funcionamento. A falta de tempo não vai desaparecer, você apenas precisa encontrar tempo na sua rotina para manter o corpo ativo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *