Terapia de Casal: O Que é e Como Funciona

Se você faz parte de um casal em crise, talvez deva estar por um tempo ao menos uma terapia de casal. Mitos sobre as baixas taxas de sucesso dos casais em terapia e aconselhamento só fazer a sua situação parece pior do que é. São apenas mitos que os filmes ajudaram a fortalecer, pois uma terapia de casal pode ajudar bastante se você não consegue encontrar uma saída dentro do seu próprio relacionamento.

O problema de uma terapia de casal não dar certo mais comumente é que a maior parte dos casais costuma esperar até muito tarde para procurar a intervenção e, em seguida, um ou ambos podem ter decidido que já não querem mais salvar nada. No entanto, o profissional pode ajudar bastante e em alguns casos trazer o relacionamento para o estado normal e até mais feliz do que antes, mesmo em seus períodos mais felizes, mas que o casal não se conhecia tão bem.

Como é uma Terapia de Casal?

Terapia de casal é um processo de conhecimento intimo do casal para resolver seus problemas. Ela é feita por um terapeuta ou psiquiatra e funciona em um sistema semelhante a uma terapia para apenas uma pessoa. O casal deve ter encontros semanais e explanar a sua situação para o profissional que irá analisar e ajudar a dupla a encontrar uma solução. É simples, nada fisicamente doloroso e costuma funcionar muito bem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CtE3Cl5IITc[/youtube]

Não existe nenhum segredo ou medicamento a ser tomado para quem faz terapia de casal. A dupla se prontifica a ficar em contato por 40 minutos a uma hora por semana e, desligando-se do mundo exterior por este curto espaço de tempo, acaba por se conectar e em muitos casos resolver o problema do caso de forma satisfatória.

Quando é Hora de Procurar uma Terapia de Casal?

Não é por qualquer briga que você deve procurar uma ajuda profissional. Lembre que o serviço é pago e se a cada discussão você for parar no divã, a menos que ganhe bastante, pode ter problemas financeiros. Leve seu problema para um profissional apenas se for realmente necessário. Se as brigas forem constantes, se ambos querem continuar no casamento, mas não sabem como, se vocês não sabem mais como conversar de forma saudável.

O casal precisa querer, pois ambos precisam estar presentes em casa sessão. O começo pode ser bem difícil e até brigas surgirem na frente do profissional. Mas não precisam se preocupar, eles com certeza já estão acostumados com situações de crise de casal em sua frente. O casal com problemas sexuais também pode procurar um terapeuta de casal para conversar sobre o assunto e resolver situações de crise sérias.

A terapia de casal pode ajudar bastante. Existem diversos motivos que fazem uma terapia de casal valer a pena. Confira a seguir.

A Terapia pode Alterar seu Ponto de Vista do Relacionamento

Ao longo do processo terapêutico, o terapeuta tenta ajudar ambos os parceiros a ver o relacionamento de uma forma mais objetiva. Eles aprendem a parar com o “jogo de culpa” e em vez disso ver o que acontece com eles como um processo envolvendo cada parceiro. Eles também podem se beneficiar de ver que seu relacionamento tem lugar em um determinado contexto. Por exemplo: os casais que lutam financeiramente estarão sob diferentes tipos de estresses situacionais do que aqueles que não o são.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SfbTHP3-z1E[/youtube]

Os terapeutas iniciam este processo através da recolha de “dados” sobre a interação entre os parceiros por observar como eles interagem sozinhos. Depois os profissionais formulam “hipóteses” sobre como eles agiriam em determinadas situações para avaliar a maneira como os casais costumam interagir em seu dia a dia. Vão ser analisadas as formas como eles compartilham informações de acordo com determinada orientação teórica do terapeuta.  Terapeutas diferentes usarão estratégias diferentes, mas enquanto eles se concentram em alterar a forma como a relação é entendida, o casal pode começar a ver uns aos outros, e suas interações, de formas mais adaptativas. 

A Terapia pode Ajudar ao Casal a se Abrir mais

Casais que evitam expressar seus sentimentos possuem maior risco de se tornarem emocionalmente distantes e, portanto, crescerão separados. Terapeutas eficazes ajudam seus clientes a trazer para fora as emoções e pensamentos que eles temem expressar para a outra pessoa.

Uma terapia de casal é um ambiente que permitem aos companheiros, sentir menos medo de expressar suas necessidades de proximidade. De acordo com este ponto de vista, alguns parceiros que não conseguiram desenvolver “segurança” na relação e o apego emocional na infância têm necessidades não satisfeitas que transitar em seus relacionamentos adultos e acabam por soltar isso na terapia, ajudando bastante a melhorar sua forma de estar em uma relação a dois.

Algumas pessoas temem mostrar seus parceiros o quanto eles precisam deles, porque eles têm medo de que os seus parceiros possam rejeitá-los. Terapeutas comportamentais mostram de forma sábia que os adultos podem ter medo de expressar seus sentimentos verdadeiros, porque, no passado, eles não receberam estimulo para isso, mas podem  consertar isso e ser um adulto melhor, um marido melhor. 

A Comunicação entre os Companheiros Melhoras

Se seu problema era falta de diálogo, a terapia pode ajudar bastante neste ponto. Com a ajuda de um profissional vocês vão poder a falar melhor, ouvir um ao outro e entender os problemas que enfrentam. Às vezes vocês os casais falam em sintonias diferentes: ele quer uma coisa e você quer outra ou ambos querem a mesma e apenas não conseguem de ouvir. Ao menos na frente de um profissional uma hora vocês terão que parar de discutir e aprenderão a ouvir outra pessoa. A explicação de um terceiro pode ajudar ao casal a exercitar a capacidade de ouvir o parceiro.

A comunicação é um dos pontos mais importantes para uma relação dar certo. Se o casal não consegue estar em sintonia entre si, não consegue ir em frente na relação. Este é um dos principais pontos a ser trabalhado em terapia de casal. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *