Perguntas que Você Precisa Fazer Antes de ir Morar Junto

Morar junto é um grande passo para começar um relacionamento e não duvide nisso. O que era namoro de encontros em temporadas agora passa para todos os dias e, mesmo que eles neguem que é apenas morar junto (já que as mulheres aceitam melhor a ideia na maior parte das vezes), é sim um casamento, apenas sem o documento em cartório e na frente de um juiz.

Morar Junto

Mas quando saber qual o momento certo para morar junto? Esta resposta varia de pessoa para pessoa e por isso não é exata, cada um tem seu tempo certo para a experiência. Para os divorciados, por exemplo, é algo bem comum morar junto porque eles já conhecem como é viver com outra pessoa, mas já para os solteiros eternos é uma experiência nova e assustadora. Mesmo que os divorciados tenham um medo maior de dividir tudo com alguém.

Como Saber se Você está Pronto para Morar Junto

A grande questão nunca é se o casal quer, mas se os membros estão prontos para morar junto. Mas como saber? Alguns questionamentos são simples para desvendar este mistério e um deles não é sentir saudades, mas entender em que ponto você se encontra da relação e se há tanta confiança e amor para se estar dormindo na mesma cama todos os dias.

Os maiores erros cometidos por casais é sempre achar que se há muita saudade um do outro, morar junto é o primeiro passo para a relação ficar forte, uma prova de amor e de união. Mas, será que sem a saudade o casal vai se manter? Não é nada fácil ver o companheiro todos os dias e acordar junto, suas manias, seus erros e sua desorganização. É preciso ter mais que amor e ser bastante racional para poder dar tal passo na relação.

O primeiro passo é avaliar o lado financeiro. O dito popular é claro: “amor não enche barriga” e não enche mesmo. Você pode amar o outro ou outra, mas precisa ter renda para os dois viverem sobre o mesmo teto e esta é a regra principal. É preciso ir para o papel e fazer uma escolha: o parceiro vai dividir as contas ou posso fazer o convite?

O mais natural é a dupla divida as contas ou cada um fique com uma responsabilidade, mas caso um possa bancar não há problema, desde que o outro não fique sentido com tal decisão. Tudo precisa ser claro para que não haja problemas futuros como inveja, o que é bem comum em casos de apenas um parceiro comprando tudo.

A questão financeira vai muito além se o parceiro não possui um emprego estável. Não é uma sugestão de pensamento negativo, mas, e se o outro perder o emprego? Consigo segurar as contas? Pense nisso porque, não sendo casado, há a opção de desistir.

A privacidade é uma parte fundamental para se pensar se é possível ainda namorando morar junto. É preciso pensar se há de fato um interesse em ter outra pessoa do lado e que tenha acesso a suas coisas, veja todas as suas roupas ou quem sabe ainda faça parte da sua vida ao mesmo tempo em que a sua e sem opção de sair de casa. Não dá para dispensar o parceiro quando quiser fazer algo sozinha ou quando brigar mandar ele embora seja preciso que ambos confiem um no outro e, caso não queira alguém tendo acesso as suas coisas o tempo todo, melhor pensar duas vezes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1vZJwtzcR1I[/youtube]

Morar Junto Pode ser um Erro, mas Também um Acerto

Às vezes morar junto pode ser um grande erro. Alguns casais simplesmente saem do amor ao ódio quando estão juntos no mesmo teto e um dos maiores problemas é que não estava imaginando tudo o que poderia vir quando se vai morar junto. Nem tudo são flores, como diz o dito popular e pode ser uma grande surpresa.

Há muita coisa boa em morar junto que é o fato de estar perto de quem se gosta o tempo inteiro. Se este alguém lhe completa, ajuda nas atividades do lar e ainda quer muito bem e completa o seu dia a dia é uma boa pedida começar a ter do lado uma pessoa bacana para fazer o ser feliz. Pode ser um dos maiores acertos e alguns casais se relacionam bem melhor em um mesmo espaço que morando longe.

Pode ou Não dar Certo

É uma boa pedida também ter com quem contar no fim do dia. Para os que moram sozinhos, a solidão pode ser imensa e ter um companheiro pode ser ótimo. Ainda é alguém para ajudar a fazer feira, companhia na hora de ver um filme a noite ou simplesmente dormir junto, criar animais e quem sabe posteriormente casar.

Contudo, nem tudo são flores. Alguns casais simplesmente não conseguem morar perto, no mesmo espaço, porque não contavam com algumas surpresas que são reais. Alguns simplesmente não suportam as manias dos outros e por isso tornam a rotina de morar junto uma das piores formas de conviver. A rotina se torna maçante e depois de um período o que era amor se torna ódio.

O mais importante é pensar que o outro é diferente, todos somos diferentes e por isso não se pode esperar que o outro seja perfeito ou igual a você. Com o tempo o que você apenas não curte pode ficar insuportável e para se ter sucesso em morar junto é preciso bastante tolerância.

Dicas para Antes de Morar Junto

Que tal antes de morar junto fazer um test drive? Uma dica pode ser um fim de semana a dois em casa ou apenas em um hotel e assim entender um pouco do outro. Tente passar mais tempo junto e observe se o que ele ou ela faz é tão irritante a ponto de te tirar a paciência ou ainda se seu desejo é mudar o outro quando for morar junto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r39DU_LThlc[/youtube]

Algumas coisas são mesmo costume de uma casa antiga, mas outras não podem ser mudadas e é preciso mais tolerância ou desistir do plano maior de uma pequena família formada.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *