Quando a pessoa te muitos amigos no local de trabalho, ela deve saber quais serão os limites dessas amizades no ambiente corporativo. Muitas pessoas deixam de conseguir melhores cargos ou promoções em virtude de não saberem separar os problemas pessoais de seus amigos das tarefas laborativas do dia a dia.
Nesse artigo veremos onde começam e onde terminam os limites das amizades no ambiente de trabalho, e como o profissional poderá lidar com essa situação.
Limites nos Relacionamentos
Todos os relacionamentos precisam de limites, sejam eles de amizade, relações entre irmãos, companheiro / amantes, relações comerciais, etc., em algum momento, têm de haver o estabelecimento de limites, e isso significa que a pessoa às vezes tem de dizer “não” para o outro.
No entanto, é geralmente no ambiente de trabalho que o indivíduo deverá ter mais cuidado com os relacionamentos de amizade, pois muitas vezes não há uma separação entre o momento de se conversar sobre assuntos particulares, e a hora certa de falar sobre as tarefas de trabalho que devem ser desempenhadas dentro da organização empresarial.
Se o profissional tiver em longo prazo sentimentos de ressentimento, raiva, manipulação, pelo amigo no ambiente de trabalho deve tentar trabalhar esses problemas fora da empresa para que não venha a se prejudicar, e até correr o risco de perder o emprego.
Etapas que Podem Ajudar a Estabelecer Limites nas Amizades Dentro das Instituições Empresariais
Segundo especialistas em gestão de pessoal nas empresas, há algumas etapas que devem ser seguidas pelo profissional, dentro de seu ambiente de trabalho, quando ele possui muitos amigos.
Vejamos quais são elas:
1. Escolher o momento certo de estabelecer os limites na relação de amizade. Muitas pessoas estimulam que seus amigos as façam confidências sobre seus problemas mais íntimos no local de trabalho, e de repente, sem uma explicação lógica, tentam afastar a pessoa a qualquer custo não a deixando mais desabafar seus conflitos no horário de trabalho.
Os especialistas advertem que o ambiente profissional não é o melhor local para se fazer confidências. O certo é esperar o término do trabalho, procurar a pessoa amiga e então falar sobre os problemas.
Desde o momento em que entra no trabalho até a hora de sua saída, o profissional deve estar totalmente voltado para as tarefas que devem ser desempenhadas, evitando conversas paralelas que possam desviar o foco de sua atenção.
Por isso, desde o início do relacionamento de amizade dentro do trabalho, isto deve ficar bem claro para evitar possíveis problemas futuros, como por exemplo, uma reprimenda da chefia do setor, onde as duas pessoas trabalham.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=66h-xKDlaSw[/youtube]
2. Identificar a origem do sentimento em relação à outra pessoa que trabalha no mesmo lugar. As pessoas que costumam fazer amizades no ambiente profissional podem correr o risco de no futuro terem algum tipo de problema com esse amigo e isso vir a criar conflitos dentro da instituição empresarial.
Um exemplo clássico são aqueles amigos inseparáveis no local de trabalho, que de uma hora para outra começam se desentender por pequenos problemas profissionais.
A partir daí a grande amizade entre os dois parece ficar um pouco abalada e sentimentos como raiva ou ressentimento começam a surgir nas duas pessoas, muitas vezes levando-as a não se falarem mais, o que prejudica diretamente a relação profissional que eles devem manter dentro da empresa.
Por isso que, em muitas organizações empresariais os relacionamentos em qualquer nível sejam amorosos ou de amizade são inibidos pela chefia do local, justamente para prevenir esses tipos de problemas, que podem vir a surgir ao longo do tempo, se não houver um estabelecimento de limites desses relacionamentos dentro da empresa.
3. Decidir em que ponto da realço a pessoa deve estabelecer os limites. O individuo deve pensar em toda a situação que esta vivendo com o amigo dentro da empresa.
Ele deve considerar o seu tempo, emoções e o seu ambiente profissional. Em seguida, deve levar em consideração se está efetivamente ajudando a outra pessoa ou simplesmente permitindo-lhes evitar ou adiar sua própria resolução de problemas.
As pessoas devem ter sempre em mente que o local de trabalho, não deve servir de palco para um desfile de confidências ou desabafos de seus problemas, e se elas precisam de um amigo para ouvi-las, devem tentar ter essa conversa fora do ambiente profissional. O ideal é que o indivíduo destine-se a fazer algo para ajudar o outro, no entanto, sem assumir todo o seu problema.
4. A pessoa deve expressar os limites de forma clara. Faz parte da natureza humana, quando as pessoas estão com algum problema sentirem a necessidade de falar sobre eles com alguém.
No entanto, muitas vezes, elas não sabem direcionar a maneira como vão abordar o colega de trabalho, e essa falta de aptidão pode trazer problemas sérios para o amigo dentro do ambiente profissional.
Por isso o indivíduo que preza sua amizade, mas também preza seu emprego, deve deixar de forma bem clara que só poderá escutar o amigo e lhe dá conselhos, quando terminar o expediente de trabalho.
Desse modo, a pessoa ansiosa em falar sobre seus conflitos já saberá desde o início da amizade que seu colega não poderá conversar com ela no local onde estão trabalhando, e vai procurar esperar até a hora da saída de mais uma jornada para que possa pedir a ajuda do colega de profissão.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=N9GxBglfC3A[/youtube]
Considerações Finais
A definição do limite em uma relação de amizade no ambiente de trabalho é difícil, porque as pessoas podem confundi-la com a rejeição.
No entanto, os limites significam que profissional se importa o suficiente para não se envolver com seu amigo, dentro da organização empresarial onde os dois trabalham, para evitar que ambos possam vir a serem demitidos do emprego, se forem pegos em conversas particulares no momento em que deveriam estar trabalhando.
A definição do limite é muitas vezes estressante e dolorosa, pois essa atitude poderá dará a pessoa uma sensação assustadora de solidão.
Estabelecer limites é uma tarefa desafiadora no trabalho, que muitas vezes parece uma tarefa intransponível quando a amizade está envolvida. No entanto, como todas as habilidades das pessoas, estabelecer limites é um processo que fica mais fácil com a prática.
Os amigos de trabalho são geralmente os que passam a maior parte do tempo com a pessoa, e essa situação tende a aproximá-los ainda mais. No entanto, a relação entre amigos deve ser preservada com o bom senso das pessoas envolvidas em saberem o momento certo para dar expansão aos seus sentimentos de amizade dentro da empresa.