Eu te amo. Três pequenas palavras embaladas com toneladas de significados. Se ambas as pessoas em um relacionamento estão prontas para dizer tais palavras, declarar o amor pode transmitir uma sensação de felicidade incomparável e uma surpresa enorme no outro, mas uma boa surpresa. Mas, se uma pessoa não está pronta para ouvi-lo, mesmo o relacionamento sendo o mais doce e mais promissor, a relação pode ficar em um local estranho.
Amor é uma das palavras da quatro letras que pode fazer você jorrar de felicidade ou entrar em um retiro em humilhação. Grande parte da confusão de dizer “eu te amo” vem do fato de que o amor tem muitas definições diferentes. Para alguns, amor significa sentir-se especial perto de outra pessoa. Para outros, “Eu te amo” é o mesmo que perguntar: “Quer casar comigo?.”
Outro aspecto problemático de dizer “eu te amo” é que algumas pessoas se sentem desconfortáveis em falar sobre o amor e relacionamentos em geral. Se o seu companheiro cresceu sem ouvir de seus pais essas três palavras especiais pode ser desconfortável dizer isso a você. Se ele já disse e não foi correspondido, pode se sentir um tanto incomodado também.
Não Existe Tempo Certo de Fato
Não há realmente nenhuma fórmula mágica para descobrir a quantidade certa de tempo que deve ser esperado antes de fazer a declaração do “eu te amo”. É provável que você obtenha conselhos diferentes sobre isso com amigos e parentes, mas ao menos certo tempo antes de começar a soltar as palavras é recomendado. Dizer ‘eu te amo’ para alguém que conheceu hoje é como dizer ‘te odeio’ para um homem que tomou sua vaga no estacionamento. Puramente banal.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XKXW2tKByw4[/youtube]
Se alguém diz que ama muito cedo, como antes dos três meses de namoro, a relação pode azedar rapidamente. Mas se muito tempo já passou (talvez um ano) e ainda não foi dito, a relação também pode ser sabotada porque houve uma construção de insegurança em uma das partes ou nas duas. Sua melhor aposta pode ser se concentrar menos no calendário e mais sobre o que você está sentindo. Se você achar que em quatro meses já ama, confia e não quer perder o outro, vá em frente e diga as palavras mágicas.
Dizer Eu Te Amo para Alguns é Sinal de Compromisso
Há sempre a questão de compromisso. A maior parte das pessoas fica preocupada com dizer “eu te amo” e dar o sinal de quer um relacionamento que não está pronto para ele ou um casamento. Algumas pessoas, em especial mulheres, interpretam este sinal com a certeza de que um noivado está próximo ou você poderá casar antes do que imagina. E isso assusta e deixa um certo receio no lado masculino.
Pessoas usam ‘eu te amo’ para manipular o companheiro também. Dizer “eu te amo” é outra maneira de dizer, “Você não pode terminar comigo, iria me machucar muito.” Logo, dizer eu te amo quando a relação está em crise nunca é uma boa saída.
Quando Você não Deve Dizer Eu Te Amo
- Quando você não está pensando racionalmente.
- Quando beber demais
- Quando você está em uma situação sexualmente ativa, se é que você nos entende…
- Quando você quer recompensar um bom gesto
- Apenas porque você ouviu isso de outra pessoa
Espere a Relação ter um Pouco mais de Tempo
Então, quando é o momento certo para dizer “eu te amo?” Geralmente é melhor esperar pelo menos alguns meses em um relacionamento para ver se ele vai durar. Sinta um pouco e guarde suas palavras, por mais ansioso que esteja.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bSw5d-iVO2A[/youtube]
Verifique Antes de Dizer as Palavras Mágicas
Depois de ter determinado que vocês se gostam e a relação tem um caminho longo a seguir, conversem com o outro sobre seus sentimentos para ver se ambos estão em sintonia. Sonde um pouco antes de tomar esta decisão, ou pode haver uma grande decepção em um momento que deveria ser mágico.
Pergunte ao seu parceiro se ele ou ela poderia imaginar um futuro com você e se ele ou ela se sente bem com você. Ao testar, você não só vai descobrir os sentimentos da contraparte como vai colocar seus sentimentos sobre a mesa e preparar-lhe se você decidir dizer “eu te amo”. Evite usar meios eletrônicos para declarar as três palavras mágicas. Pessoalmente você pode ler a linguagem corporal para ter uma noção de como o outro está se sentindo.
Não tenha pressa. Aguardando um tempo para decidir quando você está pronto para dizer “eu te amo” vai provar que vale a pena à espera. Afinal, nada é mais significativo do que saber que alguém te ama e você o ama também.
Quem Deve Dizer Primeiro ‘Eu Te Amo’?
Os homens geralmente são mais cautelosos sobre suas emoções e demoram mais tempo antes de se sentir prontos para assumir seu relacionamento para um nível de mais comprometido. As mulheres devem apenas dizer a palavra “amor” primeiro e eles podem fazer o resto. Os homens não são titulares para fazer o primeiro movimento por medo de não ouvir “eu te amo” em troca. Eles são mais medrosos com relação ao sentimento e por isso acabam por se restringir em não comentar, mas aguardam ouvir.
Talvez a mulher deva dizer primeiro. Depende muito do casal, mas elas são mais maduras para não ouvir nada em troca na maior parte dos casais. A boa notícia é que não há nenhuma lei contra dizer “eu te amo” primeiro, se ele ou ela não importa muito. O que importa é que a declaração seja dita.
Se For Fazer, Escolha um Local Bacana
Quem não amaria um cenário ideal (jantar a luz de velas, o seu aniversário, durante a intimidade) para dar ou receber tal declaração? Mas também poderia facilmente acontecer durante um tempo e lugar que você nunca esperaria (no elevador, tomando um sorvete no sofá, durante o trabalho…). Pode ser em qualquer lugar, desde que o outro possa ouvir e possa dizer algo.