Como Se Preparar para Ser um Padrasto

Ser padrasto não é das tarefas mais fáceis do mundo. Você está fazendo diversas coisas erradas no olhar dos filhos de sua companheira: está ‘ficando’ com a mamãe, está tomando o lugar do pai e está se tornando uma figura de autoridade involuntária. Os filhos (em sua maioria) não tiveram o poder de voto de escolher você como um novo membro da família  por isso o cargo a ser ocupado é ainda mais delicado. Mas mesmo não sendo uma tarefa fácil, não é impossível.

E será que dá para ter um bom relacionamento com os filhos da esposa? A resposta é sim. Mas não existe idade exata para isso acontecer. Alguns padrastos acham que filhos pequenos conseguem receber melhor o padrasto, mas não é bem assim. A idade varia muito de acordo com a relação da criança com os pais, pois adultos podem receber bem ou mal o novo esposo da mãe. O importante para ser um bom padrasto é entender o seu papel na família e agir da melhor forma possível em sua posição de ‘pai postiço.’

Entenda: Você não é o Pai

Se você entender bem isso, já terá dado um grande passo para um bom relacionamento com as crianças. Você não é o pai, mas sim uma figura nova na família. Não pode tentar ser o pai, a menos que a criança peça por isso (e algumas pedem mesmo!). No mais, você é um tio legal e deve deixar toda a autoridade com a mãe até ela lhe dar confiança e você estiver seguro na família para interferir em algo.

O grande erro dos padrados é já entrarem com a ‘imagem de pai’, tanto querendo dar carinho como receber sentimentos doados dos filhos para os pais. A menos que a criança não tenha um pai vivo, isso não deve acontecer. Você não pode ocupar a posição na mente de um filho de uma figura existe e tão importante quanto seu pai. Cobrar isso é dissolver o núcleo familiar da família, deslocar sentimentos de uma figura importante com laços tanto familiares como de sangue e isso é um grande erro. Nenhum filho irá consentir de bom grado esta mudança de posição em sua vida e seu coração. Ao tentar agir desta forma, vocês estará forçando de mais uma situação de carinho e afeto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eFydeoXzw_I[/youtube]

Esteja Preparado para ser um Pai

Tudo bem, você não é o pai, mas não quer dizer que não possa representar este papel paternalista e carinhoso. Se os filhos de sua esposa estão precisando de uma presença paterna em casa, você poderá fornecer este papel e estar presente com um pai estaria. É para isso que os pais servem. Logo, esteja preparado para ser pai.

Você pode não ter gerado filhos do seu esperma, mas pode ser escolhido como pai. Alguns filhos de casamentos anteriores são tão carentes que realmente se apegam ao padrasto como um verdadeiro pai, como um amigo ou apenas como um tio legal. Você pode ser os três em uma pessoa só e precisa entender isso. Negar esse papel é como deixar claro para os filhos que você não quer nada com eles, apenas com a mãe. Em um casamento com uma mulher com filhos, esta opção não existe. Você não pode descartar os filhos, eles vem junto no pacote.

Espere ser Avaliado a todo Tempo

Ao menos nos primeiros meses. A comparação dos filhos com seu pai de sangue será inevitável, e por isso você será avaliado de forma cruel as vezes. Mas não dá para negar a comparação. Afinal, por que a mãe escolheu você e não o pai de fato? Se forem crianças os enteados envolvidos, esta comparação é mais forte e inevitável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bFG3AOU5CGk[/youtube]

Espere um Pouco de Rejeição

Ou muita. Os filhos podem sim te aceitar como um pai mesmo ou como o tio legal, mas podem simplesmente te odiar por tomar o lugar do pai. Com tanto sentimento envolvido, eles podem não entender a mudança de figura paterna dentro de casa.

Espere pouca, mas pode ser uma grande rejeição por parte das pessoas em sua casa. Eles podem te acusar de diversas coisas ou até mesmo boicotar o casamento. Por isso é importante tanto estar preparado, como tentar manter a relação estável no meio de tanta adversidade e sentimento negativo. Muitos casamentos não resistem ao boicote dos filhos caso o ‘bullying’ seja intenso demais ao novo membro da família.

Espere um Casamento Tumultuado

Ser padrasto não é a mesma coisa que ser um marido. Você terá crianças, adolescentes ou adultos permeando o casamento o tempo todo. A cada necessidade dos filhos, a sua esposa estará presente e isso pode envolver a sua presença também. Você pode ser requisitado ainda para sair com sua esposa em festas de família  reuniões escolares e sempre terá seus feriados com muita gente em casa. Com certeza não é a mesma coisa que estar em um casamento sem filhos

Você pode Apenas ser Padrasto e não Pai

Muitas mulheres com filhos repensam a sua ideia de ter mais filho ou simplesmente não querem mais uma criança em casa. Se ser pai é seu grande sonho, que tal repensar a ideia? Pode ser que não seja realizado. Antes de se tornar um padrasto, se ela não quiser mais filhos com você por já ter o suficiente, avalie a sua decisão em prosseguir com os planos se esta não era a sua ideia para uma família.

Ser Padrasto pode ser muito Bacana

Diversos homens já se realizaram sendo padrasto, até mesmo sem vontade de filhos gerados por você por ter se dado muito bem com os filhos da esposa. Pode ser uma experiência bem bacana e com laços fortes, por isso é importante pensar positivo também ao ser um ‘pai postiço’. Pode ser muito mais bacana até mesmo que ter seus próprios filhos, pois estes laços são criados de forma espontânea, com o coração.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *