Para os casais com filhos em casa, ou um bebê ainda, ser mãe, partilhar dos cuidados da casa e ser esposa pode ser uma tarefa árdua e bem cansativa. É comum no fim do dia as esposas pensarem apenas em dormir, descansar bem e ficar relembrando todas as tarefas que ainda ficaram por fazer na rotina. Há mais livros para ler, lavanderia para manter em dia e tarefas para fazer, e não há muito tempo para isso. Bebês precisam de atenção constante e filhos em crescimento também.
.
Quando os filhos são ainda pequenos, o trabalho dobra e é totalmente compreensivo. As noites estão ocupadas com a alimentação múltiplas do bebê e as manhãs começam cedo, muito cedo. Assim como os casais se adaptam a estas novas demandas e ainda encontram tempo para cultivar a sua ligação própria, há aqueles que não se adaptam. As tarefas são longas para manter a vida de esposa e mãe e obviamente bem cansativas. Alguns maridos são bem compreensivo, outros não são e podem surgir brigas. Então, como fazer?
Tenha Horários e Mantenha Tempo Para o Seu Marido em sua Agenda
Antes havia muito tempo para namorar seu marido, mas seus horários sempre estiveram ocupados e você pode não ter percebido isso. O que se tem que fazer pode ser uma simples reorganização da agenda. Agora você está se revezando em tarefas básicas e cruciais como trabalhar, dormir, limpar, alimentar e cuidar de seu pequeno ou pequenos. Desta vez, um pouco do tempo dedicado ao casal pode ser sacrificado, mas não precisa ser extinto completamente.
.
Ao estabelecer um período para passar algum tempo de qualidade com o seu parceiro, você está colocando na sua rotina um hábito, que terá grandes benefícios tanto para você, como seu parceiro e seu filho. Isto pode começar como uma atividade simples na semana como um café na rua sempre aos sábados pela manhã entre as mamadas do seu bebê, ou quando sua babá pode ficar com seu filho no mesmo horário uma vez por semana. Pequenas tarefas podem não ser nada agora, mas vão deixar o casal mais relaxado e aumentar o seu humor e do companheiro. Consequentemente, você pode valorizar o tempo com seu bebê e estando mais relaxada, vai cuidar melhor dele.
Eventualmente você e seu marido vão ser capazes de deixar o seu filho por algumas horas com uma amiga ou parente, e seus encontros podem se estender para um show, um jantar ou um filme. Se você não pode deixar seus filhos para fazer valer um plano para um jantar especial, uma vez por semana pode pensar em ir a um restaurante que tenha espaço para crianças.
Faça um Passeio Romântico Durante Soneca do Seu Filho
Seu filho dorme (ou filhos) e você pode curtir tempos bacanas com seu marido neste período. Aproveite uma soneca longa do seu filho para fazer um passeio romântico com seu parceiro, levando ele ou não. O ar fresco é bom para o seu filho ainda bebê enquanto ele está dormindo no carrinho, e você e seu marido podem desfrutar de um passeio panorâmico na cidade e ter a oportunidade de conversar. Não precisa ser uma conversa longa e profunda, apenas conversar sobre o dia a dia, trabalho, parentes e amigos, dentre outras coisas.
As crianças dormem ao ar livre muito melhor, e isso pode te dar até duas horas com seu marido no parque local ou praça da cidade. Claro que shoppings e ambientes movimentados e quentes como a praia não são a melhor pedida.
Mostre seu Carinho Todos os Dias
Lembra quando você costumava ligar para o seu namorado só para dizer “oi”? Isso não precisa parar depois do casamento. Nem os e-mails com musicas ou mensagens de texto para mostrar o seu amor todos os dias devem morrer. O romance não precisa ir embora porque a relação está chegando à estabilidade, pode continuar muito bem ou até melhor porque vocês estão desfrutando de um momento importante: a criação de filhos e formação de uma família.
Experimento fazer algo para mostrar o amor para o seu parceiro uma vez por semana. Isso pode ser feito em atos simples como deixar um bilhete de amor no espelho do banheiro ou esconder na carteira dele, em seu bolso da roupa de trabalho. Esses atos de amor e bondade são sempre valorizados e podem não ser nada agora, mas vão mostrar a seu parceiro que você ama e se importa. Ele com certeza se sentirá grato todos os dias.
Dê ao seu Parceiro um Dia de Folga
Um dia inteiro pode estar fora de questão, mas certamente você pode dar o seu parceiro uma tarde para passar o tempo com os amigos ou até mesmo só para tirar um cochilo, enquanto você cuida dos filhos e da casa. Cobrar presença o tempo todo só vai deixar o outro estressado e brigas podem surgir. Todo mundo precisa de um tempo. Você também precisa, e pode pedir um tempo para seu companheiro para fazer as unhas, ir ver as amigas ou apenas fazer nada fora de casa.
Se o seu parceiro está em casa cansado, ofereça-se para trazer um suco ou um lanche. Pequenas medidas na rotina mostram que você se importa com o outro, e vão forçar a ele indiretamente a ele te retribuir. Homens podem demorar um pouco, mas vão entender que você precisa de carinho e atenção. É provável ele não vai retribuir o favor, mas vai reconhecer que fez uma boa escolha a se casar com você.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2UoTqxscdMM[/youtube]
Tire Cinco Minutos Por Dia para Conversar Com Seu Marido
É fácil perder a noção do que está acontecendo no mundo do seu parceiro fora de casa quando seu filho nasce ou precisa de atenção com coisas da escola, provas e sua casa precisam ser organizadas. Conversas e atenção tendem a girar em torno de seus filhos e não o seu cônjuge.
Tire por dia ao menos cinco minutos para conversar com seu marido sobre o seu dia e fazê-lo perguntar sobre o seu. Crie o hábito de fazer isso em um momento em que você pode dar um ao outro a sua atenção. Realmente ouça sem julgamento quando o seu parceiro está falando e tente se colocar no lugar dele. Você vai se surpreender com a forma como a pouca empatia pode ir ao longo caminho em mantê-lo tanto tempo conectado a você.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FYuEUViHkbQ[/youtube]
Tempo é precioso quando você se torna um pai e uma mãe. Sua vida pessoal de repente parece não existir e muitas vezes você está cansado demais para pensar em qualquer coisa além de planejar o próximo aniversário do seu filho. No entanto, ter o hábito de se conectar com seu parceiro em uma base regular, com uma conversa, pode ajudar a diminuir as tensões do casamento e criar filhos.