Como Manter um Bom Vínculo Emocional

Construindo Grandes Relacionamentos Com Inteligência Emocional

Uma relação forte e saudável pode ser um dos melhores suportes na vida das pessoas. As boas relações melhoram todos os aspectos da rotina diária em que vivemos, fortalecendo a saúde, a mente e os relacionamentos com os outros. As relações emocionais são um bom investimento para todas as pessoas, porque quanto mais elas dão, mais receberão de volta.

Como Fortalecer Um Relacionamento Amoroso

A relação amorosa de cada indivíduo é única, e as pessoas se atraem por muitas razões diferentes. Mas há algumas coisas que os bons relacionamentos têm em comum. Conhecer os princípios básicos de relacionamentos saudáveis ajuda aos casais a mantê-los significativos, gratificantes e emocionantes, em ambos os momentos felizes ou tristes.

Como Construir Um Relacionamento Amoroso Saudável

Ficar envolvido totalmente com o outro participando de sua vida intensamente é o que vai construir uma relação amorosa saudável. Alguns relacionamentos são somente superficiais, e embora eles possam parecer estáveis na superfície, a falta de envolvimento e comunicação aumentam a distância entre o casal. Quando eles precisarem falar sobre algo importante, não terão a união e o entendimento presentes em seu relacionamento.

As pessoas aprendem a se conhecerem melhor através do conflito. Alguns casais conseguem falar sobre seus problemas calmamente, enquanto outros podem levantar suas vozes para brigar e discordar do outro. O segredo para se conseguir uma relação forte, porém, é não ter medo dos conflitos que são enfrentados no dia a dia.

A pessoa precisa estar segura para expressar coisas que a incomodam, sem medo de retaliação, e ser capaz de resolver seus problemas sem humilhação, degradação, ou insistir que está certa.

Nenhuma pessoa pode satisfazer todas as necessidades da outra, e, portanto é esperar muito de alguém, que ela consiga fazer tudo o que desejamos. Quando agimos dessa maneira estamos colocando muita pressão emocional no relacionamento. Ter amigos e interesses externos, não só reforça a rede social do casal, mas também traz novos conhecimentos e estímulo ao relacionamento.

A comunicação direta e honesta é uma parte fundamental de qualquer relacionamento. Quando ambas as pessoas se sentem à vontade para expressar suas necessidades, medos e desejos, a confiança mútua e os laços afetivos são fortalecidos. 

Conselhos Para um Relacionamento Saudável

Dica 1: Manter A Intimidade Física

O toque é uma parte fundamental da existência humana. Estudos sobre crianças têm demostrado a importância do toque amoroso regular no desenvolvimento do cérebro humano. Esses benefícios não terminam na infância. A vida sem o contato físico com os outros é uma vida solitária.

Estudos científicos têm demonstrado que o toque carinhoso, na verdade, aumenta os níveis de oxitocina no corpo humano, que é um hormônio que influencia o vínculo e o apego entre as pessoas.

Em um relacionamento sério entre dois parceiros adultos, a relação física é muitas vezes um problema sério da relação, pois a relação sexual não deve ser o único método de intimidade física em um relacionamento. O carinhoso toque de mãos dadas, abraçar ou beijar regularmente o outro, é igualmente importante.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_Y2QPXQAzKY[/youtube]

Dica 2: Passar Algum Tempo de Qualidade Juntos

Todo mundo tem provavelmente boas lembranças de quando estavam no período de namoro. Tudo pode parecer novo e excitante, se a pessoa criar o hábito de passar horas apenas conversando, ou trouxer coisas novas e interessantes para os dois experimentarem.

No entanto, à medida que o tempo passa os filhos, as exigências dos empregos, diferentes passatempos e outras obrigações podem tornar mais difícil para o casal encontrar tempo de ficar junto.

Porém é fundamental para o relacionamento, poder dar tempo para que as pessoas tenham mais tempo juntas. Se elas não tiverem um tempo de qualidade, a comunicação e a compreensão começam a se deteriorar.

Comprometer-se a passar um tempo de qualidade juntos é base de qualquer bom relacionamento. Mesmo durante o período em que a pessoa estiver muito ocupada ou estressada, deve conseguir nem que sejam poucos minutos para compartilhar bons momentos juntos ao ser amado, para manter os laços afetivos cada vez mais fortes. 

O casal deve encontrar algo que gostem de fazer juntos, como por exemplo, uma aula de dança, caminhada diária, ou simplesmente sentar para tomar uma xícara de café juntos pela manhã.

Fazer coisas novas juntos pode ser uma maneira divertida para o casal se unir e manter o relacionamento sempre interessante. Coisas simples como jantar em um novo restaurante, ou fazer uma viagem a um lugar onde nunca estiveram antes pode ser uma opção muito interessante.

Os casais são muitas vezes mais divertidos e nos estágios iniciais de um relacionamento. No entanto, essa atitude de alegria e união, por vezes, pode ser esquecida com os desafios da rotina diária, ou o aparecimento de ressentimentos que começam a ficar no caminho.

Manter um senso de humor pode realmente ajudar o casal a passar por tempos difíceis, reduzindo o estresse e trabalhando seus conflitos mais facilmente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Oo7H6YDPEU0[/youtube]

Dica 3: Nunca Parar de Se Comunicar

Uma boa comunicação é parte fundamental de um relacionamento saudável. Quando as pessoas deixam de se comunicar bem, elas também param de se relacionarem bem, e os períodos de mudança ou o estresse pode realmente resultar na desunião do casal. Enquanto a pessoa estiver se comunicando, ela poderá trabalhar junto com a outra qualquer problema que ela estiver enfrentando.

O casal nunca deve parar a comunicação. Cada pessoa é diferente na forma de se comunicar com a outra, pois algumas podem responder melhor a visão, som ou toque do que propriamente às palavras ditas.

Assim, grande parte da nossa comunicação é transmitida pelo que não dizemos. Os sinais não verbais tais como o contato visual, inclinar o corpo para frente ou para longe, ou tocar alguém no braço comunicam muito mais do que palavras. Para um relacionamento funcionar bem, cada pessoa tem de ser receptiva ao envio e recebimento desses sinais não verbais.

Aprender a entender essa linguagem corporal pode ajudar ao casal entender melhor o que o seu parceiro está tentando dizer. As pessoas devem pensar sobre o que se está transmitindo, e se o que se diz corresponde ao que se sente. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *