Como Lidar com Homens Machistas na Vida Pessoal e Profissional

Lidar com um homem machista pode ser muito difícil, mas se a mulher souber como lidar com essa situação, então será mais fácil para ela se relacionar com ele.

Questionando os Motivos do Homem Machista

Por que será que ele é tão machista? Pode ser que ele tenha sido educado para agir dessa forma em todas as situações de sua vida. Ou talvez ele tenha sido intimidado na escola quando criança e a partir daí adotou um comportamento machista para se defender.

Ou então ele foi um garoto, que cresceu provavelmente com medo da rejeição e é muito preocupado sobre a imagem que ele está projetando para as mulheres.

Seja como for a maioria dos especialistas em saúde mental, afirmam que normalmente, um homem machista é muito inseguro sobre seus reais potenciais de conquista ou de assumir um cargo melhor dentro de uma empresa. São geralmente homens que terão dificuldade em acreditar que uma mulher realmente gosta deles.

Se ele foi traído alguma vez na vida, então ele vai ter menos confiança no sexo feminino, e ele poderá se tornar muito amargo e cauteloso em suas novas relações.

Ele pode hesitar em colocar sua confiança em uma mulher, porque teme que ela possa vir a traí-lo. Os homens machistas também se sentem intimidados por mulheres em posições de poder, como um trabalho de prestígio, no qual ele seja seu subordinado.

Ele nunca vai querer conquistar uma mulher que seja economicamente mais favorecida que ela, pois se sentiria muito mal se ela tivesse que pagar suas contas e despesas.

Talvez ele tenha sido educado por pais que tinham uma relação muito antiquada e tradicional, na qual o pai tinha a força de trabalho e, a mãe ficava somente na cozinha. Se a mulher souber a causa do machismo em um homem ficará mais fácil para ela entender seu comportamento. 

Sugestões para as Mulheres Lidarem com Homens Machistas

1.Será Que ele Realmente Vale a Pena?

Se a mulher estiver se relacionando com um homem machista, então ela terá que decidir se vale ou não a pena iniciar um relacionamento amoroso com ele. Se as inseguranças dele, o ciúme excessivo, e o fato dele querer sempre ter o controle completo sobre a relação entre os dois, incomoda muito a mulher, então ela terá de reavaliar se vai ser realmente feliz com esse tipo de homem.

Principalmente se a mulher for independente financeiramente, ela terá muitos problemas com o homem machista, pois ele sempre se sentirá inferiorizado em relação a ela dela por sua condição financeira, e isso provavelmente irá prejudicar muito o namoro.

O homem machista vai tentar manter o total controle da mulher que está do seu lado, não deixando que ela possa se desenvolver tanto emocionalmente quanto profissionalmente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KfvSVQFMeNU[/youtube]

Se a mulher sentir como se homem estivesse tentando levá-la a se comportar como um cão treinado, então ela deve terminar imediatamente essa relação, a menos que ela concorde em ser totalmente submissa ao seu parceiro. Se a mulher decidir permanecer em uma relação de domínio e ciúme, então você ela estará correndo o risco de ter um relacionamento pouco saudável.

Se o homem machista por insegurança desconfiar de tido que sua mulher faz, então ela terá de passar a maior parte do relacionamento explicando a ele, onde esteve que horas chegou a casa, entre outras coisas. O homem machista que sofreu uma traição se torna ainda mais possesivo e ciumento, e cabe a sua mulher atual informá-lo que ela não tem culpa se ele já foi traído.

A mulher que deseja ficar ao lado de um homem machista deve lembrá-lo que ele deve ter confiança nela para que o relacionamento possa ir adiante. Se mesmo assim, ele continuar se comportando de maneira prepotente e dominadora, então será bom a mulher decidir se realmente este romance vale a pena, e se ela será feliz com ele.  

2.Tente Se Impor mais a Ele

As mulheres que desejam manter um relacionamento amoroso com um homem machista devem ter em mente que essa relação não será nada fácil. Por isso elas devem tentar se impor como são logo no início do relacionamento, pois se não conseguirem o respeito desse homem certamente viverão uma relação marcada pela dominação, na qual elas tenham muito pouca oportunidade de desenvolverem seu potencial afetivo e profissional.

3. Não Combater um Erro com Outro

Algumas mulheres caem na armadilha de combater um namorado machista e com ciúmes, tornando-se também inseguras e controladoras como ele. É sempre bom ressaltar que dois erros não fazem um acerto. Um relacionamento baseado constantemente em inseguranças, ciúmes, na qual um tenta dominar totalmente o outro, está com certeza, fadado ao fracasso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LDDl1hoHXn4[/youtube]

Se a mulher está tendo esses sentimentos, ela deve colocar todas as suas cartas na mesa e falar com o namorado sobre a melhor maneira de lidar com aquela situação. Deve falar abertamente que o modo machista dele incomoda-a muito com todas as suas inseguranças e ciúmes, e que isso vai acabar arruinando a relação dos dois.

Se mesmo assim ele não estiver disposto a assumir o compromisso de mudar, então ela terá que fazer a escolha certa para si mesma, e sair desse relacionamento problemático. 

Homens Machistas no Local de Trabalho

Quando se pensa sobre as mulheres ocupando postos de trabalho de destaque em um ambiente dominado por homens machista, deve se pensar que a situação dessas profissionais não será nada confortável no ambiente corporativo.

O homem machista que ocupa um cargo de gerência em qualquer instituição empresarial tem a tendência de achar que todas as mulheres que lá trabalham não são tão competentes quanto ele. Esse homem se acha superior em tudo as mulheres e muitas vezes as confronta, com o intuito de fazê-las perder o cargo que ocupam.

A boa notícia, porém, é que as leis de igualdade e grupos de campanha abriram mais e mais oportunidades para as mulheres em postos de trabalho e profissões que antes só eram preenchidos por seus colegas do sexo masculino e, graças à legislação sobre discriminação de gênero, os problemas ocorrem raramente em termos de como as mulheres são tratadas em suas profissões nas empresas onde trabalham.

No entanto, ainda há muitos homens machistas que não têm consciência da importância dessas profissionais que têm uma série de habilidades, qualidades pessoais e talentos para trazer maior desenvolvimento à instituição organizacional onde atuam.

As mulheres sabem que podem levar uma empresa a um Tribunal de Trabalho se elas sentirem que não estão sendo tratados de forma justa. As mulheres estão apenas começando suas carreiras em uma área dominada por homens machistas, por isso, para alguns, tudo parece um pouco assustador, no entanto, terão que aprender a se relacionarem no ambiente profissional com a mulher moderna, que não tolera mais em seu meio profissional as atitudes machistas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Meu marido começou a ser machista depois que engravidei e fiquei em casa.Sempre fui uma mulher independente e quando o conheci deixei bem claro que em uma relação os dois tem que serem companheiros ,se perdoarem e andarem lado a lado nas atitudes e decisões,mas foi só eu engravidar e ficar em casa que as coisas mudaram,ele diz que tenho que ser uma dona de casa melhor,do tipo que ele fala é daquelas donas de casa que dão as coisas na boca do marido e eu sempre fui muito independente cumpri com meu papel de mulher,não sou do tipo que fica faxinando o dia todo e nem cozinhando toda a hora, e o pior de tudo é que além de querer que eu seja a dona de casa perfeita dos anos 40 ele não aceita meus conselhos a respeito da resoluções de nossos problemas financeiros e do dia a dia só pelo fato de estar trabalhando,tirando esse machismo imbecil ele é um ótimo pai e marido se for submisso a ele,sinceramente não sei oque faço,se largo dele e cuido do meu filho sozinha ou se vou trabalhar fora e fazer minha faculdade pra poder ter um pouco de paz.alguem consegue entender o pq desse comportamento só depois que fiquei em casa.

    Elaine Lopes 28 de janeiro de 2015 17:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *