Como Lidar Com a Rejeição dos Pais

A aceitação das pessoas que estão em nosso entorno é fundamental para que tenhamos segurança para realizar os nossos projetos pessoais e profissionais. Dessa forma a força que a rejeição tem em parar a vida de quem sofre com ela é muito poderosa.

Em alguns casos a rejeição vem das pessoas que deviam nos amar acima de qualquer coisa, os nossos pais. Superar a rejeição de pessoas que não são emocionalmente ligadas a nós já é bastante difícil, pois o sentimento de não se sentir aceito é muito impactante para o ser humano.

Pais e Filhos

Quando a rejeição vem de pessoas tão importantes e chave em nossa vida, como nossos pais, é ainda mais complicado. Porém, sempre existe a possibilidade de superar os problemas e encontrar uma luz no fim do túnel. Saiba como lidar com a rejeição dos pais e se tornar uma pessoa mais feliz.

Os Tipos de Rejeição dos Pais

A rejeição por algo ou alguém se dá por algum motivo, com a rejeição vinda dos pais não é diferente. Conheça alguns dos principais motivos que levam os pais a rejeitarem seus próprios filhos e como tentar lidar com essa situação.

Meu Irmão em Primeiro Lugar

Por mais estranho que pareça o amor excessivo por um dos filhos pode ser o motivo da rejeição do outro. Quando os pais tem preferência por um dos filhos tendem a achar tudo o que este faz e diz melhor do que os outros filhos. Essa admiração pode acontecer de forma escancarada.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JDvViQ_fTPA[/youtube]

A partir do momento que os seus pais deixam claro que preferem o seu irmão sempre irá parecer que você está em segundo lugar. Dessa forma será criado em seu inconsciente o sentimento de que para qualquer outra pessoa você sempre estará em segundo lugar. Além disso, algumas pessoas começam a pensar que não são dignas de amor por não serem tão “boas” quanto o irmão mais amado.

Como Agir?

Em primeiro lugar é importante conversar com os seus pais sobre o que o incomoda. Fale abertamente, pois muitos pais não percebem o mal que estão fazendo para os seus filhos. Porém, é bom saber que nem sempre isso dará certo e talvez essa conversa resulte em mais tristeza para você.

Algumas pessoas não se encaixam naquele modelo ideal de pai e mãe que temos. Dessa forma alguns pais têm filhos preteridos e não veem nisso algo grave. Dessa forma pode acontecer de seus pais assumirem o maior amor pelo outro filho.

Estar preparado para entender que isso nada tem a ver com você, mas sim com eles é necessário para superar esse momento. Quando o filho preterido é apenas uma criança que não tem voz para argumentar é importante que familiares que observam a situação de fora alertem os pais.

Como Superar?

Independente da reação dos seus pais é importante reforçar a sua autoestima, pois todo mundo é melhor que alguém numa atividade e pior em outra. Não existe uma pessoa perfeita no mundo logo você não deve se martirizar por acreditar ser inferior.

Fazer terapia pode ser uma boa solução para quem se sente verdadeiramente afetado pela situação. Tenha sempre em mente que você é uma pessoa que merece ser amada e ter o primeiro lugar no coração de muitas pessoas.

Meus Pais Rejeitam Minhas Escolhas

A rejeição dos pais pode não vir da infância, mas apenas se manifestar na vida adulta quando os filhos começam a fazer as suas próprias escolhas. Quando um casal descobre que terá um filho passa a fazer planos para ele.

Deseja sempre o melhor para o filho e quando percebe que a criança cresceu e está fazendo escolhas diferentes daquelas imaginadas pode surgir a rejeição. As escolhas que costumam causar mais rejeição são aquelas que se referem a escolha sexual e de profissão.

Falta de Entendimento

Rejeição Pelas Escolhas Sexuais

A homossexualidade ainda é um tabu em nossa sociedade e parece que muitos pais não estão preparados para ouvir de seus filhos que eles preferem pessoas do mesmo sexo. Se essa é a sua situação é importante ter paciência, pois para algumas pessoas pode demorar para vir a aceitação, mas ela sempre pode chegar.

Como Agir?

Ser sincero com você mesmo e com os seus pais sobre a sua escolha é fundamental, pois ninguém é feliz mentindo para si mesmo. Converse com os seus pais a respeito da sua escolha e como vai viver a sua vida.

Num primeiro momento eles podem não entender e te rejeitar, porém, depois de algum tempo o caminho natural é entender que isso não faz de ninguém nem melhor e nem pior. Os pais mais tradicionais podem não aceitar, mas se isso acontecer você deve entender que não pode viver uma mentira para agradar outras pessoas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ueuPgthYmmg[/youtube]

Quem irá conviver com as suas escolhas é você mesmo, então siga o que seu coração mandar.

Como Superar?

A terapia também é uma forma interessante de tentar superar essa dificuldade, além disso, pense em quanto você é feliz levando a sua vida da forma que sempre desejou. Nada é mais forte que a felicidade.

Rejeição Pela Escolha Profissional

A escolha profissional é um dos principais motivos de brigas em família, quando o jovem tem 17 ou 18 anos e precisa escolher para qual curso prestar o vestibular os pais tendem a querer escolher o curso pelo filho.

Realmente, o vestibular aparece muito cedo na vida dos jovens, mas com certeza todo mundo tem uma vocação que pode despertar nessa fase. Nem todo mundo terá filhos médicos, engenheiros ou advogados. Se fosse assim o mundo estaria vazio de outro profissionais.

Como Agir?

Se você tem certeza do caminho que deseja seguir não adianta tentar fazer o que seus pais desejam apenas para agradá-los. Novamente lhe dizemos que quem irá conviver com as suas escolhas é você mesmo. Além disso, trabalhar em algo que você ama implica não trabalhar nenhum dia da vida.

Como Superar?

Em geral depois que os filhos passam a conquistar reconhecimento na profissão que escolheram os pais tendem a aceitar melhor a ideia. Mas, vale muito conversar com eles para ter apoio nesse longo caminho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *