Como Lidar Com A Dor do Término

Fim de Um Relacionamento 

A paixão é inevitável, e é um dos poucos sentimentos que o homem não consegue dominar (se não for o único).

Acontece que até as pessoas mais sensatas ficam bobas quando se apaixonam perdidamente por alguém, fazendo juras e promessas de uma vida linda pela frente, prevendo o futuro.

Mas acontece que nem tudo é como ilustramos, e às vezes a vida nos faz trilhar por caminhos que não estavam nos nossos planos, sendo isso o pivô para muitas e nossas frustrações, nesse caso as amorosas.

E eis então a hora mais dolorosa, pois terminar um relacionamento onde havia amor e planos não é fácil pra ninguém principalmente para os que se envolvem de corpo e alma com alguém, se habituando a conviver e a respeitar a outra pessoa e agora precisam separar.

Mas pior que a decisão ou aceitação de que o melhor a ser feito é encerrar o relacionamento, é a dor de perda que fica após o término. Afinal se trata de um rompimento inesperado, e ninguém está pronto para perder o que tanto se ama.

O término de um relacionamento se resume em um sentimento vago de solidão e frustração que em algumas pessoas chega a um nível tão intenso ao ponto de provocar uma crise existencial, fazendo acreditar ser impossível viver sem o amado.

A questão é que esse sentimento de perda irreparável que só tende a diminuir com o passar do tempo. E que por sua vez é indecifrável, é o grande solucionador dessa situação: pois em alguns casos ele age de forma lenta, e em outros chega a ser surpreendentemente ágil. Mas como ninguém sabe de fato quanto tempo leva para sarar essa dor da alma resultante do fim de relacionamento é melhor procurar meios preventivos para cuidar do vazio que vai durar um tempo.

Como Lidar Com A Dor do Término

Como já foi dito, não há o que fazer para “estancar” a dor do fim do relacionamento a não ser esperar pelo tempo certo em que tudo voltará ao normal, mas isso também não significa que precisamos ficar curtindo a depressão como se não houvesse nada capaz de pelo menos tentar ludibriar e diminuir o sofrimento, até que ele passe e faça as coisas voltarem aos seus devidos lugares.

Para tentar superar essa fase você precisa primeiramente estar determinado a lutar, a encarar essa realidade de forma diferente, e se não houver mais nenhuma possibilidade de fazer as pazes com o ex, deve focar no futuro e para isso listamos coisas que podem a princípio parecer óbvias, mas que certamente nesse momento de plena desconexão você nem tenha atentado ainda para praticar:

Desapareça Por Uns Tempos, Até Que As Pessoas Se Habituem A Ver Vocês Separados:

O melhor a fazer é não querer continuar fazendo parte da vida da outra pessoa mesmo estando separado. Então desconecte-se de tudo que possa ligar vocês dois mesmo que de forma indireta, como as perguntas de amigos comuns, tão acostumados a verem vocês dois juntos, que terão dificuldade de vê-los separados, e sempre vão tocar no assunto. Então para evitar perguntas e afirmativas do tipo:

  • Cadê fulano?
  • Por que terminou?
  • Vocês combinavam tanto.
  • Não estava mais dando certo.

É melhor você “fugir”.

Quando não tiver condições de encarar essas situações então o melhor mesmo é fugir para longe e deixar que a poeira abaixe, afinal você não precisa dar satisfação a ninguém.

Livre-se do Rancor:

O rancor é um sentimento seco que fará mais mal a você que ao outro envolvido, portanto trate de livrar-se desse sentimento o quanto antes e seguir sem nenhum peso referente ao passado.

Ocupe-se Com Atividades Prazerosas

O principal erro das pessoas que acabam de sair de seus relacionamentos conturbados é ficarem ociosos, permitindo assim que as lembranças aprisionem-no aos momentos que devem ser esquecidos.

No começo pode parecer difícil, mas a melhor coisa a fazer nesse momento é usar o tempo que destinava ao outro para realizar atividades que sempre teve vontade de fazer, mas não tinha tempo. Isso fará com que você evite as lembranças de forma prazerosa.

Evite Situações Constrangedoras

Pelo menos enquanto ainda for um caso recente, evite tudo o que te aprisiona a oura pessoa: Os lugares, as pessoas, objetos, situações… Que te fazem lembrar com frequência os momentos que vocês viveram juntos.

Ame-se

É primordial que você encaminhe todo amor que tem para si até o momento que estiver pronto para envolver-se novamente com outra pessoa, e tornar a dividir o amor. Portanto, o amor próprio fará com que você não se abale facilmente com as lembranças chegando ao ponto de não cuidar mais de si.

Conheça Novas Pessoas e Lugares

Uma viagem nesse momento seria o ideal para desconectar de vez de toda a realidade que esta vivendo. Além de conhecer um novo ambiente ainda conheceria novas pessoas capazes de te fazer perceber que a vida continua. Mas como sabemos que nem sempre é possível, o mínimo que você pode fazer para substituir esse item é aceitar convites básicos, jantares, aniversários, reuniões ou qualquer outra ocasião que envolva gente nova.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y59JpiovZoA[/youtube]

Enfrente A Realidade

Chega o momento em que você precisa encarar os fatos como eles realmente são. Depois que você já estiver recuperado da perda, e souber que voltar a frequentar os lugares que gosta e sair com amigos comuns o seu ex, entre outras coisas que te fazem lembrar ela não vai mais te perturbar como antes, então é o momento de sair da toca e voltar a ser feliz como se era antes.

Depois de todas essas dicas, você sabe que é capaz de lidar com o término de um relacionamento, seja ele de meses como um de vários anos. Enfrentar cabe somente a você, de como pode e deve ser daqui para frente, vale salientar que ninguém deve ficar preso a ninguém para se sentir feliz. E que a felicidade deve partir de dentro de você, para que só então você possa oferecer felicidade para o próximo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TzgI-hVSEmM[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *