Marido Desempregado: Como Lidar?

Quando nos casamos esperamos ser felizes não só afetivamente, mas no que diz respeito à nossa vida financeira. Para contribuir com o orçamento familiar algumas mulheres também trabalham, já outras optam por ficar cuidando da casa, mas de qualquer forma podem ajudar, fazendo pequenas economias.

Diferente do que acontecia antigamente as mulheres começaram a sair de casa para trabalhar e hoje ocupam cargos importantíssimos na sociedade, mas a visão do homem como o principal provedor de recursos para o lar continua, pelo menos na cabeça de muitas pessoas. O problema é que algumas famílias passam pela amarga experiência de ver o homem desempregado, e é nesse momento que alguns cuidados precisam ser tomados, pois tal fato pode abalar e até desfazer um casamento, já que alguns conflitos podem surgir nesta etapa.

Como Lidar ao Saber da Notícia

Amar o seu marido quando ele ocupa um bom cargo, tem condições de bancar as despesas da casa e até dinheiro até para fazer alguns agrados é muito fácil. Mas o que fazer quando o seu esposo chega em casa com a autoestima quase extinta e faz um comunicado dizendo que acabou de perder o emprego? Aí tudo passa a ser diferente e mais delicado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OayoQe5CzVk[/youtube]

Num primeiro momento é comum que você perca o chão e fique até sem saber o que dizer, por isso o mais indicado é que você pense na possibilidade de o seu marido perder o emprego, mesmo que você não tenha passado por essa triste experiência.Mas se você já recebeu uma notícia como essa e não agiu de uma maneira adequada, mas gostaria de estar preparada se, infelizmente, tiver que lidar com o desemprego do seu marido, veja como deve agir.

Antes de fazer qualquer crítica ao seu marido ou se mostrar decepcionada com a notícia, lembre-se de tudo o que o seu marido já fez para a família e nunca se esqueça que a principal vítima do ocorrido é ele, já que ao ser demitido provavelmente ele deve ser sentido humilhado, frustrado e deve ter ficado extremamente preocupado com o futuro de vocês.

Então o melhor a ser feito é oferecer o seu ouvido para que o seu marido possa desabafar e até o seu ombro, caso ele sinta a necessidade de chorar e colocar para fora toda a tristeza guardada. Após ouvi-lo, procure ser compreensiva e mostre para ele que você fará o possível para apoiá-lo.

Assim que o baque inicial passar, comece a traçar algumas estratégias para a contenção das despesas, incentive-o a procurar outro trabalho e evite fazer reclamações e críticas infundadas em um momento de tanta dificuldade.

Tenha certeza que se o sue marido se sentir apoiado e amado por você e pelos demais membros da família, certamente ele se sentirá encorajado para enfrentar a situação e terá a autoestima elevada.

Enfrente a Situação Com Equilíbrio

Quando um homem fica desempregado é fato que ele se sente desmotivado e, em casos mais graves, pode até passar por uma depressão. Pensando nisso, se o homem acaba ficando fragilizado com a situação, cabe à mulher agir com sabedoria e tentar manter o equilíbrio e a harmonia do lar.

Mesmo que a situação do desemprego acabe afetando a qualidade de vida de todos e até causando outros problemas no lar, reclamar da situação e fazer críticas pelo ocorrido só pode piorar tudo e fazer com que o homem se sinta mais para baixo.

Então procure ser sensata no uso das palavras mesmo que tudo pareça perdido e seja a primeira a reconhecer e valorizar a capacidade do seu esposo, pois assim ele se sentirá motivado para correr atrás de outras oportunidades.

Contribua Com o Orçamento

Se você já trabalha e acha que não pode fazer nada, além disso, saiba que numa situação de desemprego no lar outras medidas podem ser tomadas. E se você é uma dona de casa, quem sabe seja o momento de procurar um emprego, mesmo que por tempo determinado, ou mesmo procure alternativas, como vender produtos de catálogos, vender algum tipo de comida, etc.

Além de ajudar na renda, procure economizar no orçamento, pois inicialmente o seu marido receberá um seguro desemprego e um montante referente ao tempo que ele trabalhou, por isso procure usar o dinheiro que resta de um modo consciente, ou seja, aconselhe-o a quitar as dívidas e faça economia com o que restar.

Procure economizar nas compras, retirando alguns itens supérfluos, incentive a economia de energia, telefone e água e corte outras despesas que são desnecessárias. Lembre-se que a fase de restrição não perdurará por muito tempo, pelo menos é o que esperamos, por isso faça um esforço e evite mais dívidas e ainda mais problemas na relação familiar.

O Que Não Fazer

Até agora trouxemos algumas sugestões de atitudes que podem ajudar na fase do desemprego, mas é importante que alguns comportamentos sejam evitados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OLU6Mq5Dux0[/youtube]

Evite falar muito sobre dinheiro: Sem dinheiro o seu marido não poderá presentear você nem os seus filhos, por isso evite fazer reclamações e exigências, pois isso só fará com o seu marido se sinta derrotado e impotente frente às suas cobranças.

Não pressione o seu marido: Existem alguns casos de alguns homens que são mesmo acomodados e acabam sendo demitidos pela falta de compromisso no trabalho, mas se o seu marido não se encaixa nesse perfil, dê tempo ao tempo, ou seja, deixe que ele mesmo procure um novo emprego. Você pode até fazer algumas indicações e ajudá-lo a procurar uma ocupação, mas não fique interferindo demais nas escolhas dele.

Não faça cobranças desnecessárias: Muitos maridos ao ficarem desempregados começam a ajudar nos serviços de casa, mesmo não sabendo fazer muitas coisas. O problema é que devido aos problemas financeiros, muitas mulheres ficam estressadas e começam a pegar pesado nas exigências e ficam insatisfeitas com tudo o que o marido faz.

Lembre-se que nesse momento tão difícil para a sua família, ser compreensiva e pró-ativa pode fazer toda a diferença, pois ao se sentir respeitado, certamente o seu marido se sentirá mais seguro encorajado para buscar novas oportunidades e melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *