As relações humanas são as mais difíceis de serem equilibradas, já que não dependem apenas de um ou de outro e sim dos dois. E isso vale para todas as formas de relações, sejam de trabalho, amizade e especialmente de amor.
Isso ocorre porque a cada ano que passa estamos nos tornando mais e mais individualistas, com medo de nos aproximarmos das pessoas e de nos decepcionarmos. E essas relações têm se tornando mais difíceis em virtude do excesso de tecnologia, as pessoas não se encontram mais, ficam limitadas a mensagens de texto, vídeos, e acabou a era do olho no olho, da sinceridade da conversa e muito mais.
Hoje a insegurança reina, já não podemos nos envolver, temos medo das pessoas, de suas atitudes, temos medo de estarmos caindo num golpe, como milhares de pessoas ao redor do mundo. Nada é como era antes e nem será igual, por isso, somos obrigados a nos adaptar aos tempos atuais, mas sem deixar de amar ou de ser amado.
Como se apaixonar e se relacionar com as pessoas são uma das coisas mais prazerosas que temos na vida, vamos ajudar àqueles que sentem dificuldade em se apaixonar, pois sentem medo, tanto do relacionamento em si quanto de uma possível recusa.
Como Acabar Com o Medo de se Apaixonar
Sabe aquele frio na barriga, aquela sensação de borboletas pululando no estômago, a ansiedade de ouvir o telefone tocar, você atender e ser seu amor do outro lado da linha, tudo isso faz parte da paixão. E atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou e nem ficou embasbacado pelo amor.
Essa é uma situação bastante comum, e, em muitos casos causa uma imensa cegueira, pois somos incapazes de ver os defeitos do outro. Em determinadas ocasiões até vemos, mas preferimos fingir que não para proporcionar uma calmaria maior à relação.
O Fator Decepção
Quando passamos por algum tipo de decepção amorosa, ficamos como gatos escaldados, com medo até mesmo de água fria. Por isso, nos jogarmos de cabeça em uma nova relação acaba sendo algo inviável, pois sempre acharemos que a pessoa poderá agir da mesma forma que anterior.
Ocorre que num mundo imenso como o nosso, ninguém é igual a ninguém, mas é importante que você esteja bem consigo mesmo para conseguir discernir entre uma pessoa que você ter um relacionamento amoroso equilibrado e alguém que somente quer se aproveitar da situação, seja ela de amor ou até financeira.
Essa decepção amorosa pode causar grande dificuldade em relacionamentos que teriam toda a chance do mundo de dar certo e ir adiante, entretanto, a pulga atrás da orelha acaba, se tornando um elefante e medimos a todos com a mesma régua. Isso acontece tanto com os homens quanto com as mulheres, pois quando se trata de paixão (não estamos falando aqui de “ficar”) os dois sentem, apesar de o homem lidar melhor com determinadas situações.
Homens X Mulheres
Nossa sociedade privilegia os homens quando o assunto é traição, pois quando os mesmos traem são tidos como viris, garanhões e as mulheres são no mínimo chamadas de galinha. Enfim, quando alguém passa por uma experiência de traição no relacionamento, a chance de não acreditar em seus futuros parceiros, e por isso, se fechar para a paixão, é grande.
Esse tipo de credibilidade deve ser construída a dois e durante o decorrer da relação e deixar-se levar pela paixão é algo necessário, pois ao contrário a vida amorosa acaba se resumindo a um tipo de equação matemática fria e sem graça, na qual você sempre quer ter as rédeas curtas e a razão em tudo o que acontece. A paixão não deve funcionar assim e não funciona.
Paixão é algo que flui, que nos tira do chão e nos leva a razão. Se você estiver racionalizando demais num relacionamento, pode ter certeza de que não está apaixonado, portanto, isso não te levará a ser feliz.
Claro que não há menor necessidade de encontrar uma pessoa hoje, achar que está apaixonado e ficar ansioso a espera de um próximo encontro e mais, ver naquela pessoa o grande amor da sua vida. Nada disso, tenha sempre muita calma, não deixe que ansiedade tome conta de você, ela traz um excesso de futuro que pode bem esperar.
Quando se sentir apaixonado, não tenha medo, deixe que o sentimento flua, e não fique pensando: e se for como o outro, se eu me decepcionar? O se é um termo que não precisa ser usado, ele não te faz mais feliz, apenas te faz deixar de viver experiências maravilhosas. Tudo bem, ele pode te prevenir de experiências ruins também.
Mas, não esqueça que você somente saberá se vai dar certo ou não, se tentar. Entretanto, fique atendo aos sinais que pessoa lhe der, observe seu comportamento, veja suas amizades, e essas dicas devem servir para ambos, homens e mulheres. Já que da mesma forma que há homens bons, há ainda os não tão bons e a mesma coisa vale para mulheres.
Compromisso
Outras coisas que afugentam a paixão é o medo de compromisso, de se ater permanentemente a alguém. Isso acontece especialmente com os homens, que veem na vida de solteiro uma maior oportunidade de diversão. Mas como tudo muda na vida, muitas mulheres também estão tendo esse tipo de pensamento, por isso, o medo de se entregar tem sido grande.
Se comprometer num relacionamento não deve ser algo imposto, mas algo sentido. Você deseja ser fiel e estar apenas com aquela pessoa porque a ama, porque ela é importante para você e para sua vida. Estar junto apenas por pura formalidade não faz um relacionamento feliz.
Prova disso são os inúmeros casamentos desfeitos ao longo dos anos e o enorme número de solteiros que estão por aí. O que motiva um relacionamento a dar certo é o amor, a paixão, o respeito, a cumplicidade, mas fato é que tudo isso começa a partir da paixão.
Por isso, não tenha medo de se apaixonar, saiba que esta é porta de entrada para uma vida a dois.