É muito comum que os casais passem por uma crise durante um relacionamento mais duradouro, muitas vezes, nem precisa ser um relacionamento longo, pois existem muitas crises que já começam no início da relação.
Isso as vezes acontece porque compartilhar uma rotina significa compartilhar também os problemas e as preocupações, o que torna a convivência um pouco mais estressante e menos prazerosa. Notadamente quando os conflitos envolvem dinheiro, o relacionamento acaba sofrendo influência negativa, pois esse é um problema que é comum aos dois.
Mas Porque Um Casal Entra em Crise?
As crises no casamento geralmente começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui ou esfria, não sendo apenas esses dois motivos que levam o relacionamento ao caos. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos, tudo é motivo para brigas, a relação vai esfriando a até parece que o casal não consegue mais se entender, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.
Alguns casais, digamos que os menos tolerantes, se apressam em buscar a separação, pois em alguns casos esse problema parece não ter solução e começam a achar que um não serve mais para o outro. Porém, muitas vezes, alguns gestos simples e pequenas atitudes podem ajudar a superar uma crise no casamento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0MIgpNUMlSI[/youtube]
Alguns Motivos Que Podem Levar à Crise:
- – Desinteresse dele (a) por você;
- – Mudança de hábitos e de comportamento. Você tem a sensação de que está ao lado de “outra pessoa” e não daquela com quem conviveu por tanto tempo;
- -Ele (a) costuma alegar falta de tempo;
- – Falta de respeito e de amizade. A outra pessoa, que antes tanto lhe valorizava, agora vê apenas os seus defeitos e sempre encontra um motivo para tecer críticas a você;
- – A atividade sexual diminui ou desaparece por completo;
- – Irritação e brigas fúteis por qualquer motivo.
Por um fim nisso tudo pode parecer um dilema para algumas pessoas. Os motivos são os mais variados. Além de perder a pessoa que aparentemente ama, tem outros motivos, tais como perder o status, medo da solidão, medo de sentir falta do outro, ficar longe dos filhos, receio em relação ao que os outros podem pensar e dizerem, entre outros fatores. Você pode passar por cima disso dando uma reviravolta positiva, sem ter que terminar o relacionamento ou viver em algo que te sufoca.
Afinal, Que Atitudes São Essas Que Podem Melhorar o Relacionamento e Acabar Com as Brigadas no Casamento?
- – O primeiro passo é procurar elevar a sua auto estima. Trabalhe nessa questão com força total. Valorize suas qualidades, pare de se culpar e de se sentir um lixo porque o casamento não deu certo. Ocupe a maior parte de seu tempo consigo mesmo e não com a outra pessoa. Ficar se preocupando se ele (a) está pensando em você não é uma boa escolha. Não é para se tornar um ser totalmente egocêntrico, pois você se tornaria insuportável e aí sim, acabaria de vez com a relação. Mas pense em você, se cuide, para depois cuidar do outro. É preciso perceber as emoções e saber lidar com elas. Devemos começar olhando o que precisa ser mudado e o que pode ser aproveitado em um momento de crise.
- – Uma das decisões mais importantes neste caso é a de tomar uma iniciativa para resolver o problema e a forma mais coesa de fazer isso, é chamando o conjugue para uma conversa amigável, sensata, madura e honesta. Pode ser que o outro esteja hesitando a tentativa de reconciliação porque não percebeu uma atitude de abertura para a conversa. Caso isso aconteça com você, demonstre que você está disposta a tentar sair da crise, que está procurando se aproximar do seu companheiro.
- – Mostre como que você se importa com a relação e o quanto está disposto a reconciliar. Entre as medidas para acabar com a crise do casamento está o diálogo. O Diálogo é fundamental. Ambos precisam expor o que apreciam e o que não apreciam no outro. Mas isso não pode ser reflexo de um acumulo de situações negativas. É preciso conversar sempre que algo acontecer. A conversa pode trabalhar as mudanças ou então definir o fim. Isso depende do sentimento dos dois. Essas foram algumas dicas para lidar com casamento em crise. Procurando especialistas no assunto você pode encontrar mais saídas e receitas de como melhorar o relacionamento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MDlqKi-E3LI[/youtube]
- – É importante também lembrar que vocês estão juntos nessa e precisam ser parceiros para resolverem os problemas juntos, em vez de ficar um contra o outro. Se vocês já têm problemas externos que atrapalham a vida a dois, procurem evitar as brigas e discussões prolongadas. Pratiquem a compaixão e tentem se perdoar, não vale a pena guardar mágoa do seu companheiro. E procurem, sempre que possível, não deixar que os problemas externos envolvam, se misturem aos problemas domésticos, da mesma que forma que precisam evitar que os problemas conjugais sejam levados para o trabalho. Com certeza, adotando essa postura de separar as coisas, por mais difícil que pareça, vai ser mais saudável para relação conjugal e profissional, uma vez que saibamos separar bem as coisas e que também estejamos aptos a dar o braço a torcer.
- – Mantenha-se sempre ciente de que todas as pessoas erram e que é preciso ser humilde o suficiente para reconhecer e pedir perdão pelos erros, mas que também é preciso estar com o coração aberto para poder perdoar e aceitar que o outro também erra. Afinal, ninguém é perfeito. É Muito comum, quando acontece de um casal brigar, um ficar mais arredio do que outro, isso quando não acontece com os dois. Então, para o bem da relação, é interessante que ambos sedam e que seja de coração, sem agressividade, sem jogar nada na cara ou mesmo fazer insinuações, pois o que era para ser uma reconciliação pode virar uma briga ainda maior.
Por fim, a busca da convivência harmoniosa no casamento está em entender as diferenças entre os dois e tentar sempre chegar a um meio termo, onde ambos estejam ganhando. Um relacionamento em que um tenta tirar vantagem sobre o outro não é nada saudável.
Busquem sempre a compreensão em primeiro lugar e nunca a discussão, tenham paciência e respeito. Desta forma, as crises conjugais se tornam mais brandas e o casal consegue recuperar o equilíbrio na relação.