Como Se Livrar do Fantasma do Ex: Dicas Sobre Como Lidar Com Essa Situação

Se o mundo fosse perfeito, você conheceria um/a homem/mulher especial e ela/ele seria somente sua/seu. Não haveria nenhum fantasma do ex para simplesmente “assombrar” seu novo relacionamento.

Ex Namorados

Ex Namorados

No entanto, como nem sempre isso acontece, nesse artigo o leitor terá oportunidade de fazer algumas reflexões sobre como lidar com essa situação que pode ser tão constrangedora tanto para você quanto para um novo amor que porventura irá conquistar.

Dificuldade Para se Livrar do Ex

Na realidade, nem sempre é fácil de cortar todo e qualquer relacionamento com seu ex. Em alguns casos é realmente muito difícil, e isso é algo que você vai ter que decidir se poderá conviver com os inconvenientes que uma relação desse tipo costuma causar.

Existem pessoas que ao acabarem seus relacionamentos não conseguem se libertar da pessoa que um dia amaram, e por isso ficam sempre ao seu redor, chegando em alguns casos, a atrapalhar as futuras relações amorosas de seu/sua ex-namorado/namorada.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oU5oYpCZHVI[/youtube]

Quando o Casal Tem Filhos

No caso de uma mulher/mulher cujo ex é o pai/mãe de seus filhos, é provável que você não possa eliminá-lo completamente de sua vida e de seus relacionamentos. Pois nesse caso, o vinculo entre vocês dois é bem maior por causa dos filhos.

Isto é, a menos que o ex tenha desaparecido completamente da sua vida e de seus filhos, o ex-casal terá de manter uma boa relação, e mesmo que um dos dois venha a se apaixonar novamente e quiser reconstruir sua vida afetiva e amorosa, a presença do ex em sua vida será praticamente inevitável.

Por outro lado, se ele/ela não tinha um bom relacionamento nem com você nem com seu filho e a separação do casal foi justamente por causa disso, então será preciso tomar certas providencias como, por exemplo, as medidas legais necessárias para proteger a pessoa e seus filhos do ex. É sempre bom lembrar que o filho não tem culpa da separação e que sempre irão precisar de um suporte emocional tanto quanto possível.

É claro que, se houve uma separação razoavelmente amigável e há crianças envolvidas, as chances são de que seus caminhos se cruzem periodicamente durante as suas visitas com as crianças ou para muitos de seus eventos que faça parte da vida dos filhos, tais como recitais da escola, formaturas, aniversários, e assim por diante.

Se o ex-casal tiver a guarda conjunta de seus filhos, então haverá decisões que terão de ser tomadas em conjunto como pais que exigem manter as linhas de comunicação abertas, e até mesmo ver um ao outro de vez em quando para discutir as questões relativas à vida de seus filhos.

Como se Livrar do Ex Depois de um Período Longo De Relacionamento

Se o seu período de relacionamento amoroso com seu ex tiver sido realmente longo, você não deve ter qualquer tipo de preocupação real ou razão para querer se livrar rapidamente do seu fantasma. Ele foi uma parte de seu passado, assim como você também foi do dele, e tudo oque vocês viveram não pode e ser esquecido de uma hora para outra.

Essa questão pode não ser fácil de lidar psicologicamente, mas o ex tem de estar seguro o suficiente para entender que não foi e nem será “o único homem/mulher em sua vida”. Ele/ela teve sua chance, perdeu e agora não tem o direito de se intrometer em seus novos relacionamentos.

Tudo Acabado

Tudo Acabado

Comunicação Eficaz Com o Ex

Quando acaba um relacionamento amoroso, o ex deve ter em mente que, embora ela/ela sempre terá um lugar especial em seu coração, isso não deve ser motivo para ele/ela sentir ou agir com ciúmes quando o ex começa a se relacionar com outra pessoa.

O ex deve ser apenas uma parte do passado, que em alguns casos não poderá ser facilmente apagado de sua vida. Por isso, um bom começo para se livrar do fantasma de seu ex nos seus futuros relacionamentos é ter uma boa e franca conversa com ele/ela explicando-lhe que foi bom enquanto durou a relação, mas daqui para frente cada qual deverá seguir seu caminho e tentar encontrar a felicidade ao lado de uma nova pessoa.

Se ela/ela tiver que lidar com a insegurança sobre a situação, você não deverá exercer um papel de mãe/pai tentando protegê-la, pois isso fará com que o ex queira ficar sempre perto de você. Ao contrário tente mostrar-lhe que ele/ela é uma pessoa adulta e que deve aprender a resolver seus problemas sentimentais de uma maneira madura e positiva.

Esta é uma forma de garantir que o ex entenda de uma vez por todas que o relacionamento acabou e dali para frente, nem dos dois tem o direito de interferir na vida do outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GLk6lE6-AMw[/youtube]

Considerações Finais

Na verdade, não é realmente uma situação muito comum para a grande maioria das pessoas conseguirem estabelecer um relacionamento de amizade, ou pelo menos uma relação amistosa ou com um ex. Se a pessoa tiver filhos e achar eu o melhor para eles é verem os pais em algumas ocasiões juntos, então será uma boa ideia tentar manter um bom diálogo com o ex e uma comunicação eficaz para que os filhos não venham a sofrer.

Porém, se esse não for o caso e o relacionamento foi simplesmente um namoro sem maiores consequências, então o cada um deve ir seguir sua vida sem a interferência do outro. Se por acaso seu ex-namorado ou ex-namorada, tentar manter uma relação de amizade que você não deseja deve deixar isso bem claro para ele.

Só há motivo para ele/ela permanecer unido a você para sempre por causa das crianças. Caso contrário, não há necessidade de incluí-lo em sua vida e você deve, basicamente, esquecê-lo, se ele/ela não foi importante para você e tentar reconstruir sua conquistando um novo amor.

Isso também irá ajudar a sua/seu novo/a namorada/ namorada, porque também não deve ser uma situação fácil para ela/ele também. Se a pessoa tiver certeza de que você é seguro o suficiente em seu relacionamento com ela/ele e vai dizer para o ex que não é necessário estar sempre presente em sua vida, agora que a relação amorosa já terminou então seu novo amor ficará muito feliz com essa atitude, pois não existe nada mais constrangedor para uma pessoa ter de viver encontrando o ex de seu novo namorado/a.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *