Se os seres humanos fossem capazes de ser felizes sozinhos, talvez nossa população fosse muito menos e a nossa vida seria um tanto quanto monótona. No entanto, felizmente e infelizmente, temos a necessidade básica de amar e sermos amados. E não estamos falando apenas a respeito de relações amorosas, mas sim de todos os tipos de amor. Um relacionamento é uma opção que muitos escolhem para complementarem a sua felicidade.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=F9z9ProYGdM[/youtube]
Entretanto, apenas amar não é o suficiente para levar um relacionamento adiante. É preciso de muito mais do que apenas amar para ter uma relação sólida e duradoura. Confira, a seguir, alguns itens que são fundamentais em um relacionamento.
Confiança, Liberdade e Companheirismo
Os primeiros ingredientes de um relacionamento de sucessão são a confiança, a liberdade e o companheirismo. A confiança e a liberdade estão intimamente ligadas, afinal, só damos liberdade para pessoas nas quais confiamos. É impossível viver um relacionamento saudável sem confiar em que está ao nosso lado.
Por outro lado, liberdade em excesso, assim como qualquer outra coisa, pode acabar gerando um afastamento. Por mais que você e o seu parceiro confiem um no outro para saírem com os amigos, por exemplo, nunca deixem de ser companheiros um para o outro. Saber que temos alguém sempre do nosso lado e que podemos contar é fundamental.
Seja Paciente
Leva tempo para que um casal se conheça bem e entre em total sintonia. Não há como dizer o tempo exato, afinal tudo depende da personalidade de cada um e de como elas se relacionam. Portanto, a paciência é fundamental em um relacionamento. É preciso ser paciente para aceitar os defeitos e limitações do outro.
Da mesma forma que você precisa ter paciência, pense também no lado do outro. Ele também precisa ter paciência com você. Afinal, você também tem os seus defeitos e limitações. É importante que o casal converse sempre sobre isso para que um saiba o que chateia o outro e dessa forma tentem sempre melhorar.
Saiba Dividir
Compartilhar sentimentos, emoções, finanças, pensamentos, palavras e ações permite que você esteja cada vez mais unido ao seu parceiro. Isso faz você se sentir completo ao lado dele e duas pessoas se tornam apenas uma. Quando você compartilha, você se conecta. Quando você se conecta, então o relacionamento acontece e se torna cada vez mais forte.
Cada casal precisa encontrar a sua maneira de compartilhar a vida. Não existe uma regra pronta, afinal no amor não existem leis. Cada um precisa definir a forma que se sente mais confortável e que tenha a ver com a realidade do casal.
Um Deve Fortalecer o Outro
Todo mundo tem um momento na vida em que se sente para baixo. É nessa situação que o parceiro deve te dar força e te apoiar, para que você se sinta com força para não se deixar abater. Quando alguém acredita em você, quando alguém te motiva, te inspira, te fortalece, então você percebe o que estar em um relacionamento realmente significa. Significa ser fortes juntos, vivendo como uma equipe.
Mostre sempre o quanto se importa com o seu parceiro. Incentive-o no trabalho ou em qualquer outra coisa que seja importante para ele. Receber apoio de quem amamos faz total diferença e nos dá força para lutar cada vez mais.
Faça do Amor um Verbo
O amor é o sentimento mais nobre que podemos sentir. Ele nos leva a ter inúmeras outras sensações. Mas se for apenas sentido perde todo o seu valor. O amor precisa ser vivido. Não basta que você apenas ame o seu parceiro, é preciso viver esse sentimento e alimentá-lo todos os dias.
Cada pessoa tem um jeito diferente de demonstrar o seu amor, saiba qual é o seu e qual é o do seu parceiro. É importante conversar sobre isso para que um saiba como o outro demonstra os seus sentimentos. Alimentem a relação e façam o amor crescer cada vez mais.
Seja Você Mesmo
Você não precisa agir de forma diferente ou ser outra pessoa só para impressionar o seu parceiro. Estar em um relacionamento significa ser você mesmo. Todo mundo é diferente um do outro e estar em uma relação permite que você celebre a diferença.
Muitas vezes não podemos ser nós mesmos, de forma inteira, por diversos motivos. Mas isso não deve significar nunca fingir algo, mas sim ocultar certas características de acordo com o ambiente em que estamos. Entretanto, quando estamos com quem amamos temos a oportunidade de nos mostrarmos por completo, e isso é muito bom. Por isso, aproveite os seus momentos com o seu parceiro para ser você mesmo e mostrar a ele a verdadeira pessoa por quem ele se apaixonou.
Um Deve Inspirar o Outro a Ser Uma Pessoa Melhor
Estar em um relacionamento significa não apenas aceitar o outro como ele é, mas também motivá-lo a ser uma pessoa cada vez melhor. Quando amamos alguém queremos sempre melhorar para deixar o outro feliz. Se temos algum defeito que chateia o outro, por mais que se trate de uma característica nossa, podemos nos esforçar para torná-lo mais suave.
Tudo isso faz com que nos tornemos pessoas melhores não apenas para o parceiro, mas também para o mundo e para nós mesmos. Afinal, quando mudamos certas atitudes passamos a ser mais leves, e, consequentemente, mais felizes.
Mantenha a Sua Identidade
Falamos muito a respeito de cumplicidade, união e amor. Para encerrar, não podemos deixar de falar sobre a identidade de cada um, que deve ser mantida. Uma pessoa deve sim melhorar seu pontos fracos em prol da relação, mas isso não deve significar deixar de ser você mesmo.
Nunca mude sua personalidade por causa de alguém. Quem quer que você mude mostra que não te ama como você é verdadeiramente e esse tipo de relação só faz mal. Procure sim sempre melhorar, mas nunca mude a sua essência. Um amor verdadeiro é aquele que aceita o outro como ele é, com suas qualidades e defeitos.