A Dificuldade de Agradar a Todos

Todos nós esperamos ser amados, reconhecido pelo que fazemos e compreendidos, não é verdade? O problema é que quando algumas pessoas se dão contam que mesmo fazendo o possível e até o impossível para agradar a todos nem sempre isso acontece, muitos acabam se frustrando e se decepcionando com tal fato.

O fato é que em alguns momentos acabamos deixando alguns gostos, opiniões e desejos de lado para que as outras pessoas nos vejam de forma positiva e nos aceitem. Existem pessoas, por exemplo, que ao sair para comprar roupas deixam de lado o que realmente gostam para comprar aquilo que é tendência, simplesmente para que sejam vistas como pessoas antenadas no mundo da moda. Outras acabam optando por uma faculdade que não gostariam de fazer simplesmente para satisfazer o desejo dos pais.

Mas por que muitas vezes deixamos de lado nossos próprios sonhos para agradar a todos? Até que ponto vale a pena sermos contrariados para sermos aceitos? É claro que todos nós queremos viver em harmonia com todas as pessoas que nos rodeiam, mas alguns chegam ao ponto de deixarem a felicidade de lado simplesmente para agradar os demais.

Questões Para Refletir

Se você tem percebido que a tentativa de agradar a todos tem trazido como consequência a frustração, pense nas cinco questões que serão abordadas abaixo.

Ao Fazer uma Escolha em Quem Você Pensa Primeiro?

Quando você precisa tomar uma decisão, mesmo que seja algo simples, você coloca o seu bem estar em primeiro lugar ou sempre pensa nas demais pessoas. É claro que há uma linha tênue entre pensar nos seus próprios interesses e levar em conta o bem estar das pessoas que você ama, mas não é válido viver o tempo todo fazendo escolhas que beneficiem os outros e só te prejudiquem.

Procure sempre entrar em um consenso se a sua decisão envolve a felicidade de quem convive com você, mas deixe bem claro que a decisão precisa agradar a ambos, afinal você também tem direito de buscar a felicidade.

Você Consegue ser Você Mesmo(a) ou Criou um Personagem?

Existem pessoas que no intuito de agradar os outros acabam criando personagens para que sejam aceitas no trabalho, entre os amigos e até na própria família. Essas pessoas não conseguem expor seus próprios desejos e opiniões com medo de não serem aceitas e criam personagens que sorriem o tempo todo, são sempre tolerantes e fazem de tudo para agradar a quem for preciso.

O fato é que com o passar do tempo, os personagens que são bonzinhos e agradáveis em qualquer situação, acabam trazendo um vazio e ocasionando um sufocamento, já que todos nós passamos por situações de estresse, temos a necessidade de expor os nossos sentimentos, não estamos bem todos os dias, entre outros fatores que nos dão o direito de nem sempre estarmos satisfeitos com tudo e com todos.

Você Sabe o que Quer Quando Precisa Tomar uma Decisão?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5pnbGtllCHI[/youtube]

As pessoas indecisas costumam sofrer demais, pois quando precisam tomar alguma decisão, elas não conseguem levar em consideração seus próprios desejos e têm a necessidade de que outras pessoas opinem de alguma forma.

O fato é que nem sempre a opinião das pessoas vai de encontro com aquilo que queremos, ou seja, mesmo estando indecisos sempre pendemos para um lado, que nem sempre é o sugerido pela pessoa convidada para nos ajudar na tomada de uma decisão. Então que tal pensar um pouco mais no que você quer e tentar tomar as suas próprias decisões?

Você Vive Com Medo de não Ser aAceito(a) Pelos Demais?

Se você é do tipo que vive pensando e até falando: mas se eu fizer isso o que as pessoas pensarão de mim? Está na hora de rever os seus conceitos, pois se você viver para agradar os outros acabará se sentindo uma pessoa vazia e até rejeitada, pois por mais que faça esforços imensuráveis, em determinados momentos se deparará com alguém que não aprova o seu comportamento e/ou as suas atitudes.

É claro que nem sempre podemos fazer tudo aquilo que queremos e em muitas situações não podemos dizer o que realmente pensamos. No entanto, devemos pensar em nossa felicidade e parar de viver infeliz por não sermos quem realmente gostaríamos de ser. Então a dica é: Procure ser o mais verdadeiro possível, mas saiba o momento e como dizer aquilo que você pensa, pois assim as chances de ser compreendido e de não magoar as pessoas serão bem maiores.

Você Vive Para Você ou Para Satisfazer os Desejos dos Outros?

Você já parou para pensar ser as pessoas que convivem com você pensam tanto em você quanto você pensa nelas? É claro que não podemos ser egoístas a ponto de passar por cima de tudo e de todos simplesmente para satisfazer os nossos desejos, mas se você mesmo não se sente feliz, como conseguirá agradar aos demais?

Busque aquilo que lhe proporcione prazer, procure viver em harmonia com as pessoas, respeite os demais. Entretanto, se mesmo tendo atitudes positivas algumas pessoas não apreciarem o seu jeito, seja maduro para respeitar e entender que isso faz parte da vida, mas nem por isso se sinta rejeitado, pois enquanto alguns não se simpatizam com você, existem muitas outras pessoas que te admiram e querem o seu bem.

Como Conquistar as Pessoas

Tentar viver em harmonia com as pessoas deve fazer parte da nossa missão de vida, então que tal seguir algumas dicas?

  • Sorria: Quer conquistar alguém? Então coloque um belo sorriso no rosto e contagie a todos.
  • Saiba ouvir as pessoas: Quando você tem paciência para ouvir os outros, certamente as pessoas serão cativadas por você.
  • Mantenha o bom humor:Não há nada mais agradável do que conviver com uma pessoa bem humorada, não é verdade? Então procure agir com bom humor, mesmo quando a situação não for tão favorável.
  • Use as palavras com cautela: Antes de falar sobre qualquer coisa meça as suas palavras, ou seja, procure agir com equilíbrio, independente da situação.
  • Esbanje felicidade: Se você for feliz consigo mesmo, certamente as pessoas serão contagiadas pela sua felicidade.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *