Escolha do Nome do Filho

Durante o momento da gestação, o casal começa a pensar qual será o nome do filho e as pessoas em volta não perdem a chance de darem um “pitaco”. A sogra tem o nome preferido, os amigos e pode ser que a sua decisão não agrade todo mundo. Porém, os pais não devem se preocupar com isso, cabe a eles a decisão.

Aliás, ela pode ser mais difícil quando o pai sempre sonhou em ter um filho homem para colocar o nome daquele jogador de futebol, que você acha horrível e o nome que você sonhou, ele não gosta de jeito nenhum. Vocês terão que entrar num acordo. Porém, o ideal mesmo é deixar a “discussão” escolha do nome do filho entre vocês dois.

O Que Dizem os Linguistas?

Existem profissionais que se especializaram em estudar nomes próprios e o nome das pessoas. Esse estudo releva que existem dois grupos de nomes próprios, são eles: os nomes que são perene, isto é, sempre podem ser aproveitados e os nomes de moda, aqueles que em determinado momento são populares, mas não demora muito caem no esquecimento.

Porém, o que realmente influencia mais na hora da escolha do nome do filho são fatores emotivos como a família, o amor, a emoção, as lembranças e a sonoridade conta muito também.

Tem os pais que gostam dos nomes da moda e não querem nem saber o que eles significam . Enquanto outros, buscam o significado do nome antes de decidir por esse ou por aquele. Há quem recorra aos astros e escolha o nome com base na astrologia ou numerologia. Enfim, não faltam métodos para escolha do nome do filho.

Os Nomes Perenes e os de Moda

Segundo os profissionais de linguística, a maioria dos nomes perenes são encontrados na Bíblia, como Lucas, Maria, José e Pedro. São simples e objetivos e por isso, você encontra desde uma pessoa bem mais velha com esse nome, a crianças recém-nascidas. Enquanto alguns nomes simplesmente quase não existem.

Os nomes de moda, segundo os estudiosos, são influenciados principalmente pela mídia, o principal canal seria a televisão. E nesta onda de copiar nomes de famosos ou de filhos de famosos, acaba-se por complicar a escrita e até mesmo a pronúncia do nome do filho. Eles citam o exemplo das letras sem valor fonético, por exemplo, como “h”, que em um momento era muito usado nos nomes. No momento atual, a tendência é pela busca do nome simples para o filho, mas é uma tendência, é moda.

Registro E Estrangeirismo

Há muitos anos atrás, quando os pais iam até o cartório registrar o nome do filho, antes de fazer o registro o funcionário conferia para ver se não existia nenhum erro de escrita. Eles haviam uma cartilha para fazer a consulta e faziam a correção. Nos dias atuais, esses funcionários não são obrigados a fazer essa correção, o registro do nome do filho é de total responsabilidade dos pais e será escrito exatamente como for informado no cartório.

Os estrangeirismos, isto é, dar ao filho nomes escrito em outra língua, também fica a critério dos pais. Se escrever na grafia da língua de origem ou se tentar “abrasileira”, como por exemplo, “Michael”, grafia correta em inglês ou “Maicol”.

Cuidados Essenciais Que Os Pais Devem Tomar ao Escolher o Nome do Filho

Vale a pena sim pensar um pouco antes de decidir o nome que dará ao filho. Nunca se esqueça que ele carregará esse nome para o resto da vida, será o seu “registro”. Veja o que dizem os linguistas para ajudar na escolha!

1- A sonoridade do nome não pode ser a única coisa a ser levada em consideração. Conhecer o significado do nome e se identificar com ele também é uma boa ideia.

2- Se você não conhece bem a forma linguística do nome que gostaria de dar ao seu filho é melhor não complicar. A grafia pode não ficar como você gostaria ou ficar de forma que ninguém conseguirá pronunciar o nome corretamente somente lendo. O seu filho passará a vida inteira tendo que corrigir as pessoas quando elas pronunciarem de forma incorreta o nome dele.

3- Muito cuidado com apelidos que podem se transformar o nome do seu filho. Principalmente se você é daquelas pessoas que detesta apelido. Em alguns casos, dependendo da sua escolha, será impossível controlar que o seu filho ganhe um apelido.

4- Não pense no nome sem pensá-lo com o sobrenome. Fale em voz alta o nome completo e perceba se não criará nenhum tipo de problema na sonoridade.

5- Os nomes exóticos podem ser muito bacanas para você, mas pense que o seu filho levará esse nome e pode acabar virando motivo de piadas.

6- Letras dobradas sem função devem ser evitadas. Só servirá para o seu filho ter que corrigir as pessoas da grafia errada, até mesmo um documento errado.

7- As homenagens a membros da família sempre são uma boa ideia, mas ao invés de querer juntar dois nomes e transformá-los em um único, prefira nome composto.

8- Não coloque um nome na cabeça e fique preso a ele. Olhe nos olhos do seu bebê e veja se realmente o nome escolhido combina com ele.

Alguns Nomes de Filhos de Famosos

  • O casal de apresentadores Luciano e Angélia escolheram para um dos filhos o nome de Benício o outro irmão recebeu um nome cujo significado é “Deus construirá”, que é Joaquim.

  • O filho da atriz Carolina Dieckmann também é de origem hebraica, como Joaquim, ele se chama José que significa o nome do pai de Jesus.

  • Seguindo a linha de nomes de origem hebraica, Cássio Reis e Danielle Winits batizaram o filho com o nome de Noah, cujo significado é de plenitude e paz. O casal queria qualquer nome que pudesse se transformar em apelido.

  • A cantora Marisa Monte preferiu um nome composto, Mano Wladmir, cujo primeiro nome faz referência a como as pessoas falam na periferia e o segundo, significa “soberano da paz” e a origem é russa.

  • O cantor Fábio Junior e Mari Alexandre deram o nome de Záion para o filho. Escrito de outra forma, “Zion”, significa santuário que faz parte da cultura rastafári.

A escolha do nome de um filho, é uma decisão de extrema importância, apesar da maioria das pessoas prestar pouca atenção nisso. É uma decisão para o resto da vida. O nome de uma pessoa diz muito a respeito de seu caráter, de sua personalidade, de sua árvore genealógica, do passado de sua família e, por vezes, da história de gerações.

A escolha do nome do filho, deve começar logo nos primeiros meses de gestação, e deve ser pensado com calma, levando em consideração os gostos do casal e sempre que possível, fugindo das armadilhas comuns neste processo, como agradar familiares, prestar homenagens ou seguir palpites, que vão ser muitos, vindos muitas vezes até de pessoas estranhas ao casal.

Prestar atenção na sonoridade do nome, na harmonia com o sobrenome da família e evitar os modismos, como nomes de artistas e de personagens de novelas e filmes é sempre uma boa e sábia decisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *