Dicas Para Lidar com a Birra de Crianças em Público

As crianças quando fazem birra em público podem impulsivamente correr para a rua. Podem bater em outra criança em uma fila para comprar lanche. Mas como será que os pais devem lidar coma birra de seus filhos em público? É o que veremos nesse artigo.

Entendendo o Universo Infantil

Muitas crianças têm dificuldade em colocar seus desejos e necessidades em espera. Porque eles são crianças, também devem aprender a acalmarem-se ou expressarem suas necessidades e emoções de forma adequada. Um pouco de decepção torna-se o fim do mundo e nada parece impedir que a criança, fique quase obcecada com suas necessidades intensas daquele momento.

Elas também podem sentir-se oprimidas por eventos externos, tais como muito barulho ou excitação em uma festa.  Combinados, esses sintomas tornam muito difíceis manter a calma quando se está sob estresse ou quando se sente medo ou ansiedade.

Quando uma criança tem um acesso de raiva, especialmente em público, pode ser difícil para os responsáveis saberem como responder. Alguns pais oscilam de um extremo a outro, ou deixando seus filhos fazerem o que quiserem ou punindo-os e ficando com raiva deles.

Mas, embora possa parecer impossível, os pais podem controlar as birras de seu filho em público. Aqui estão as estratégias de especialistas para evitar acessos de raiva ou domá-los quando eles começarem em seus filhos.

1. Identificar a Fonte da Birra

Alguns especialistas sugerem que os pais tentem descobrir o que pode estar desencadeando aquelas atitudes em seu filho. Quando os responsáveis são capazes de encontrar a fonte do comportamento, eles podem dar passos para mudar isso.

Sabendo o que desencadeia a raiva de seu filho, pode ajudar a acalmar a sua birra tão cedo quanto possível. Por exemplo, seu filho está com fome? Não está dormindo bem? Eles estão experimentando emoções fortes na escola ou com os amigos? Depois de identificar o problema subjacente os pais devem tentar resolvê-los.

Essa atitude também é uma boa ferramenta para a prevenção de birras. Por exemplo, se o seu filho não consegue lidar com um ambiente onde haja vários estímulos então simplesmente evite levá-lo até esses locais.

2. Explique as Consequências da Birra Com Antecedência

Antes de uma birra começar, especialistas sugerem aos pais falarem com seus filhos sobre as consequências negativas de maus comportamentos. Por um exemplo: “Se você gritar e chorar quando eu desligar a TV, você não irá vê-la mais hoje”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OD50L7krBy0[/youtube]

Algumas crianças tendem a ter ataques de fúria quando não conseguem um novo brinquedo na loja. Então os pais podem dizer: “Antes do nosso próximo passeio, se você tiver um acesso de raiva, eu simplesmente ou levá-la de volta para a casa. Se você fizer birra, nada de visitas a lojas de brinquedos por um bom tempo”.

Em outra ocasião quando seu filho ficar com raiva e fizer birra em público, em vez dos pais ficarem furiosos ou frustrados, podem pegar a criança e levá-la de volta para casa sem dizer uma palavra.

Isso é claro, pode não funcionar para todas as crianças, mas é um exemplo de planejar um futuro e ter um resultado que todos possam entender inclusive a criança, dependendo de sua faixa etária. Em crianças muito pequenas não é aconselhável esse tipo de procedimento por parte dos pais.

3. Converse com seu Filho, e Incentive-o a Dialogar com Você

Fale com calma e silenciosamente com o seu filho, e perceba seus sentimentos. Fazer isso ajuda a criança a se sentir segura.

Por exemplo, você pode dizer: “Eu sei que você está com raiva que eu não vou comprar esse brinquedo hoje. É uma sensação frustrante e faz você se sentir com muita raiva por dentro, não é”?

Então, incentive seu filho a expressar suas emoções, bem como: “Eu ficaria muito chateado se eu também não conseguisse o que eu queria agora, vamos falar sobre por que isso é tão importante para que você possa me ajudar a entender”. De novo vale ressaltar que em crianças muito pequenas esse diálogo deve ser adaptado para melhor entendimento.

4. Distraia Seu Filho com Outras Coisas

Para as crianças, a distração pode funcionar, porém fale a seus filhos, o seguinte: Estamos falando de algo completamente diferente, como a forma que você está animado para assistir ao seu programa de TV favorito que você planejou, quando chegar a casa, aqui a diversão será diferente, pois estamos em público”.

5. Dê-lhes Um Tempo

Às vezes, nada parece funcionar, e a criança não vai parar, não importa o que vos pais tentarem fazer. Quando isso acontecer, explique calmamente que eles precisam ir para a casa e ficar em seu quarto. Eles poderão sair depois de terem se acalmado.

Esta é uma maneira poderosa de aprender comportamentos que acalmam as crianças. Também é importante manter objetos que promovam um saudável enfrentamento entre os pais e os filhos, como um ursinho de pelúcia ou brinquedos em caso de inquietação da criança em público.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oGmqqP7GMbA[/youtube]

6. Ignore a Birra

Às vezes, segundo especialistas, a melhor reação a um acesso de raiva é não ter reação. Isso porque mesmo uma atenção negativa é uma atenção, e isso dá uma ‘recompensa’ para o comportamento de birra da criança.Portanto, não dar importância aos acessos de raiva de seu filho em “público” pode ajudar a diminuir o tamanho da birra.

Se o seu filho fizer uma birra no meio da loja, e ela não estiver lotada, os pais devem deixá-los ter a birra. Basta lembrar que não prestar atenção ao comportamento agressivo de uma criança pode ajudar a extingui-lo.

7. Dê-lhes Lembretes

De acordo com os especialistas, as crianças podem fazer birra quando for a hora de deixar o parque infantil ou parar de jogar seu videogame para jantar. As coisas que são agradáveis são difíceis de parar, principalmente quando a transição é para uma atividade que a criança pode não gostar.

Por isso, alguns lembretes são fundamentais. Por exemplo, lembre ao seu filho que em 5 minutos o jantar estará pronto. Além disso, estabeleça devidas consequências se ele não cumprir o que foi lembrado, como não jogar videogames depois do jantar, por exemplo, ou simplesmente proibir videogames antes do jantar completamente.

8. Elogie seu Filho Quando eles Mostrarem Autocontrole

Os pais precisam adotar o hábito de sempre elogiarem seus filhos quando eles demostrarem que conseguiram controlar suas birras em público. Desse modo eles tenderão a reduzir cada vez mais esse comportamento inadequado em frente de outras pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *