Primeiro, procure lembrar que o ciúme é um sentimento que faz mal também para aquele que o sente. Esse sentimento está diretamente ligado a outros: insegurança, medo de perder e o pior, aquela coisa ruim do “menos valia”, que acaba com a auto-estima de qualquer pessoa. Com certeza, se “aquela pessoa” pudesse escolher, não sentiria ciúme de você ou de qualquer outra pessoa.
Essa é uma situação bastante complicada. Mas, existem maneiras para se conseguir uma solução que agrade a todo mundo.
O primeiro ponto a observar é se o que essa amiga sente é só amizade. Porque não é descartável a possibilidade de ser algo mais que isso. Para tirar a limpo essa dúvida, você pode começar a elogiar com ela o seu parceiro, ou se você não tem, diga que conheceu uma determinada pessoa e que está gostando muito dela. Observe, se sua amiga demonstra uma reação normal ou exagerada com relação ao seu possível envolvimento com alguém.
Minha amiga não aceita as minhas amizades
Ciúme, faz com que a pessoa pense que é dona da vida da outra.
Uma amiga ciumenta, geralmente pensa que a outra pessoa não pode fazer nada sem falar com ela antes, não pode decidir nada sem consultá-la e o mais desagradável, que a outra pessoa não tem o direito de ter outras amigas. É bastante comum você escutar alguém falando que tem uma amiga que, “emburra” sempre que ela faz outra amizade. Bem, agora vamos pensar em algumas possíveis soluções para resolver essa situação.
Já dissemos que ciúme é insegurança, medo de perder. Em se tratando de amizade, medo de perder a amizade da outra pessoa. Então, penso que a primeira coisa a se fazer, no caso de querer manter a amizade com essa amiga ciumenta, é fazer o possível para não aumentar essa insegurança dela. Mostrando-lhe que o afeto que você sente por ela é verdadeiro. E, que você pretende continuar sendo sua amiga. Você pode, falar sobre coisas agradáveis que fizeram juntas e, que ainda poderão fazer. Mas, “por acaso” sugerir que (citar nomes de outras amigas) outras pessoas que você gostaria que participassem com vocês. Se foi um passeio, diga como teria sido muito mais interessante se vocês estivessem em grupo.
Planejar uma excursão
Planeje uma excursão com algumas amigas. Amigas comuns das duas e, amigas suas somente. Não peça sugestões a ela como se precisasse da sua aprovação. Quando algumas coisas sobre a excursão já estiverem definidas, convide-a. Faça-o com sinceridade e com atenção. Mas, deixe que ela perceba imediatamente que você planejou tudo sem a interferência dela. Caso ela “emburre”, finja que não está percebendo. Continue com os preparativos para a sua excursão, deixando que ela opine, somente, como qualquer outra de suas amigas.
No dia de sair para o passeio, apresente todas as amigas, que ainda não se conhecem, umas as outras. Durante o passeio, não a exclua porém, também não a privilegie hora nenhuma. Tente ver se consegue que nasça amizade entre a sua amiga ciumenta e as outras amigas. Antes de voltarem, com todas juntas, comente sobre alguma viagem ou passeio que você está pretendendo fazer. Deixe que ela fique sabendo junto com as outras. Ela precisa entender que a sua vida não gira em torno dela. Quem sabe essas atitudes ajudem nisso.
Fim de semana sozinha
Se sua amiga é daquela que costuma não te deixar sozinha nem por um momento, espere chegar o fim de semana e, comente: neste fim de semana quero ficar sozinha. Se ela perguntar algo do tipo: o que você vai fazer, aonde você vai, você vai sair com alguém? Não dê nenhum tipo de explicação. Diga somente que você quer um pouco de liberdade e, que ainda não decidiu sobre o que vai fazer.
Cuidado com as intrigas!
Uma das coisas muito comuns em amigas ciumentas é querer que você dê importância só para ela, não converse com mais ninguém, etc. Elas chegam a ser capazes de inventar de tudo para acabar com uma nova amizade que você tenha feito. Portanto, fique atenta às intrigas, fofocas, se partir dela.
Buscando amigos para a amiga
Como já foi dito, o maior medo das pessoas ciumentas é perder a outra pessoa. Então, outra dica, é falar claramente com ela que o fato de vocês não estarem o tempo todo juntas não quer dizer que deixaram de ser amigas, que a amizade dela continuará sendo importante para você. Porém, incentive-a a procurar novos amigos. Apresente-a para algumas pessoas que você conhece. Seja franca. Educada, porém, franca.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_GV7bcHrUC0[/youtube]
Livros e Filmes
Veja se consegue descobrir algum filme que fale sobre ter amizade com uma pessoa ciumenta. Convide-a para assistir sem falar com ela sobre o enredo do filme. Durante a exibição do filme, faça comentários do tipo como é desagradável essa situação. Pergunte-lhe qual é a opinião que ela tem sobre o assunto? Se ela perguntar se age dessa maneira, seja sincera e responda que sim. Essa será a sua melhor chance de esclarecer toda uma situação sufocante sem perder a amizade dela. Converse francamente, diga que a amizade dela é importante para você e, que você quer mantê-la, mas que está ficando muito difícil por causa das atitudes que ela toma. Aproveite para dizer também que ela precisa fazer novos amigos. Porém, para que isso aconteça a primeira providência a tomar é a mudança de atitude
Indique a Ajuda de um Profissional
Se depois de tudo que você fez, falou, demonstrou ela continuar mantendo-se do mesmo jeito, a solução é você se afastar e cuidar de sua vida. Pra que ter por perto pessoas que causam aborrecimentos gratuitos? De repente, essa sua amiga pode estar precisando de ajuda de um profissional específico. Quem sabe com um bom tratamento ela pode recuperar (ou passar a ter) o equilíbrio. Você pode sugerir que ela procure ajuda. Diz que sabe de pessoas que agiam dessa mesma forma e que mudaram completamente. Com toda a sinceridade, fale que não estava suportando mais a situação que estava vivendo.