Como Ser um Pai e uma Mãe Melhor

A maioria dos pais se preocupa demais em ser perfeito, e eles sempre culpam a si mesmos quando as crianças passar por problemas. A principal razão é que a família, a escola, os colegas, a mídia, pressionam de uma forma implacável. Neste artigo vamos apontar formas práticas para que você seja um pai ou uma mãe melhor, sem perder o controle.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-bgob_sz2ro[/youtube]

Passe Mais Tempo Com Seus Filhos

Todo mundo quer passar mais tempo com os filhos, mas muitas vezes o trabalho acaba ocupando grande parte do dia. Muitos pais tentam compensar essa ausência dando coisas materiais para os filhos e essa é uma péssima atitude. Veja algumas maneiras de passar mais tempo com seus filhos e dar a atenção que eles precisam:

Tente fazer as refeições junto com os seus filhos. Dê atenção apenas a ele, deixe o celular de lado e esqueça os e-mails de trabalho pelo menos por alguns minutos.

Quando tiver um tempo livre, dedique-o ao seu filho. Leve-o para dar um passeio ou mesmo assistam a um filme juntos.

Delegue tarefas para os filhos e acompanhe-os na execução sempre que possível. Eles podem, e devem, ajudar na organização da casa.

Não Seja Radical em Relação à Alimentação dos Seus Filhos

Uma alimentação saudável é algo muito bom e que irá trazer muitos benefícios para a saúde dos seus filhos. O único problema é quando os pais obrigam as crianças a comerem de forma saudável. Comece tudo de forma natural e deixe a criança livre para escolher quais vegetais deseja comer.

Certifique-se de não comprar alimentos calóricos demais com muita frequência. Da mesma forma, não a impeça de comer coisas que ela gosta de vez em quando. Proibir determinados alimentos de uma só vez não é uma boa ideia. Apenas apresente uma alimentação saudável de uma forma gradual.

Não Grite Com os Seus Filhos

Gritos, ameaças e violência têm um impacto negativo sobre o desenvolvimento de uma criança. Existem muitos métodos que você pode adotar para evitar perder o controle e prejudicar a formação do seu filho. Confira:

Se perceber que vai perder o controle, saia de perto da criança.

Use uma técnica chamada de “botão de pausa” e diga à criança que você vai falar sobre isso com ela mais tarde, quando todos estiverem calmos.

Você não pode e nem deve cair na provocação da criança, afinal você é o adulto e não deve se esquecer disso.

Estabeleça regras claras sobre os insultos que são inaceitáveis.

Analise Se o Seu Filho Está Fazendo Atividades Demais

Talvez os seus filhos estejam sobrecarregadas. Quantas atividades extra curriculares ele pratica? Se ele estiver com a agenda muito cheia, talvez seja bom rever essa situação. Sente com ele e pergunte o que ele está achando de todas as atividades, se há alguma que ele não esteja gostando, se ele sente falta de ter mais tempo livre.

Dê ao seu filho total liberdade para dizer o que está pensando. Muitos pais acham que os filhos devem ser obrigados a fazer tais atividades porque eles, quando crianças, não tiveram essas oportunidades. Entretanto, não se deve esquecer de que atividades desse tipo devem, acima de tudo, dar prazer para quem faz. Não adianta obrigar uma criança a fazer aula de balé se o que ela mais quer é praticar judô.

Você é um Bom Exemplo Para os Seus Filhos?

Você fala palavrões, mente ou fala mal das pessoas perto dos seus filhos? Muitos pais usam a velha justificativa de que “as crianças não estão ouvindo” e se esquecem que hoje elas estão muito mais espertas do que há alguns anos atrás. Mesmo que seu filho esteja entretido jogando no tablet, pode ter a certeza de que ele está sim prestando a atenção no que você está falando.

Se quisermos que nossos filhos sejam pessoas honestas, tenham respeito pelos outros e sejam equilibradas, nós temos que ter certeza de que estamos dando um bom exemplo a eles. Os pais são os primeiros “espelhos” na vida dos filhos, são como heróis. Se você agir de forma correta, as chances de eles se tornarem adultos de bem são muito maiores.

Faça Coisas Divertidas Com os Seus Filhos

Os fins de semana devem ser dedicados para sair, fazer esportes ou qualquer outra atividade que seja divertida. A grande vantagem de fazer exercícios físicos é que você recebe o benefício das endorfinas liberadas, que vai deixar você e os seus filhos com um ótimo humor. Além disso, as crianças são capazes de se concentrar melhor após a prática de esportes. Isso é ótimo para fazer o dever de casa feito em tempo recorde.

Reúna a família sempre que possível para um passeio divertido. Se você não tem condições de ir a lugares pagos não há desculpas. Muitas cidades possuem parques e hortos florestais com área verde, esses locais são ótimos para um piquenique, prática de esportes ou mesmo um passeio de bicicleta ou a pé.

Não Mime os Seus Filhos

Estragar as crianças pode significar simplesmente que você continua a tratá-las como se ainda fossem bebês, ou seja, sendo super-protetor. Uma solução para não estragar a criança é conversar sobre o comportamento à medida que vão ficando mais velhas. Pergunte o porquê de elas se comportarem de uma certa maneira, explique que elas já passaram dessa fase.

Outro problema relacionado aos filhos mimados é que muitos pais não negam nada que eles pedem. Dar presentes sem motivo para as crianças não é uma atitude positiva. Quando seu filho te pedir algo, explique que os bens materiais são muito menos importante do que ser uma pessoa carinhosa, honesta e tolerante.

Não Tente Corrigir os Erros dos Seus Pais

Muitas vezes os pais tentam corrigir os erros que eles sofreram durante a sua própria educação. Se eles foram privados de bens materiais, eles tendem a dar presentes caros para os seus filhos. Não faça isso, os seus filhos não têm nada a ver com o que você passou, eduque-os de maneira equilibrada e sensata.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *