Anúncio do Novo Irmão
Os pais, às vêzes cometem alguns erros, na hora de contar para seu filho mais velho, que ele terá um irmão. Especialistas em educação infantil,informam que esse anúncio deve ser dado de forma calma e segura, pois é normal que algumas crianças tenham uma reação de ciúme, quando são avisadas da nova gestação da mãe. Porém esse sentimento, pode ser resolvido através da compreensão, e conversa franca dos responsáveis com a criança. Os profissionais sugerem algumas atitudes, que eles não devem ter, para não gerar possíveis conflitos entre os imãos futuramente.
Anúncio da Gestação Demorado
De acordo com profissionais especializados, as crianças a partir de dois anos, já tem a percepção de que algo está diferente, por isso, os pais devem contar que ele terá um irmão,de preferência, após os três primeiros meses de gestação,pois se houver um aborto espontâneo, o filho não precisará passar pela frustração da perda.
Só dar Atenção ao Bebê Recém-Nascido
De acordo com psicólogos, esse é um dos erros mais cometidos pelos pais. É normal o recém-nascido demandar mais cuidados, porém os outros filhos, devem se sentir seguros do amor deles. E, é através de frequentes conversas, fazendo-os participarem dos preparativos da chegada do irmão, que eles se sentirão importantes para a família.
Dar Explicações Sobre o Nascimento
Quando o bebê nasce, os pais devem aproveitar esse momento , para explicar tudo que seu filho quiser saber sobre o nascimento do irmão, utilizando uma linguagem apropriada à sua faixa etária. Outro aspecto apontado por especialistas, é não dizer que a criança mais velha, vai ganhar um novo amigo,pois quando o bebê nasce, não vai interagir de imediato, o que pode levar a um sentimento de frustação por parte do primogênito.
Nunca Negar o Contato Físico
As mães mesmo no final da gradivez, quando normalmente estão mais pesadas, e com dificuldades para carregar pesos, não devem em hipótese alguma, negar um carinho ao filho, caso ele queira ficar em seu colo, por exemplo. Mesmo as mulheres que apresentam gravidez de risco, e não podem fazer esforço, se for o caso, devem pedir a outra pessoa, para colocar o filho em seus braços, mas nunca negar o contato físico tão importante para o fortalecimento da autoestima de todos os seres humanos.Desse modo o nascimento do novo filho, será recebido pelo irmão com alegria,e sem conflitos. Tudo depende de como os pais vão se posicionar perante o primogênito, e como vão conduzir a nova situação. Se conversarem com calma e explicarem que os dois irmãos serão amados da mesma maneira, o anúncio da chegada do novo bebê, será uma ocasião, em que toda a família estará feliz.