Para a maior parte das pessoas, um namoro longo quer dizer uma migração direta para um casamento. Deve ao menos terminar em noivado e a garantia de estabilidade na relação é certa. Será mesmo? Para os profissionais do relacionamento, não importa há quantos anos o casal esteja junto. Se o comportamento não saudável não for seguido, ele pode chegar ao fim. Confira algumas atitudes que podem acabar um namoro longo e como evitá-las.
Não Cuidar de Sua Imagem
A maior parte das pessoas possui um ritual no relacionamento. Primeiro elas querem impressionar bastante, e não usam uma roupa com manchas, andam sempre cheirosinhos e com os melhores perfumes importados e com os cabelos e maquiagem impecáveis. Com o passar do tempo e o costume de estar do lado do outro, a rotina chega, a preguiça começa a bater na porta e o casal acaba entrando na rotina de sair ‘como dá’.
A ausência de preocupação com a imagem com o passar dos anos não mostra apenas a falta de carinho por sua imagem, mas também a vontade de não mais agradar ao outro. Começa-se a quebrar o clima e transmite-se a mensagem de que a pessoa do lado não é mais tão especial e importante e o relacionamento pode cair na zona neutra, sem importância, chegando ao fim.
Cobrar Casamento
Não importa há quantos anos e que pés a relação ande. Se não é o momento, não vai rolar casamento. Mas com o passar dos anos e nada de aliança no dedo, as mulheres começam a cobrar algo a mais e a maior parte dos homens tende a se sentir pressionado e desistir da relação estável. Este é um dos maiores erros que se pode fazer em uma relação. Cobrar? Jamais. Cada coisa em seu tempo.
Muitas vezes é apenas segurança financeira que o companheiro quer, e cobrar um relacionamento mais sério ou a união em cartório e igreja é um passo grande demais. Ele ou ela pode estar despreparado para uma relação tão séria e juntar as escovas, e por isso dar tempo ao tempo será a melhor saída.
Insegurança
Não importa de quem venha e quantos anos de namoro existam. A insegurança do companheiro pode acabar qualquer relação, seja ficada, namoro sério, noivado ou casamentos. Insegurança segue-se por crises de ciumes, brigas, momentos de desconforto no namoro e por consequência o cansaço e o fim para evitar mais confronto.
A insegurança é um dos motivos que vais acaba relacionamentos hoje. Ela gera o ciumes, a raiva e até motiva perseguições. Cansa o companheiro ou companheira estar com uma pessoa em vigilância constante por medo de perder. E quanto mais dura a relação desta forma, mas cansativo fica, pois menos se enxerga as chances de uma mudança na parte insegura.
Mas livrar-se do medo de perder é mais simples do parece. Você já parou para pensar que ninguém é de ninguém e ele ou ela pode ter qualquer pessoa do mundo mas escolheu você? Pode parecer um pensamento exagerado, mas com certeza é reconfortante saber que você pode estar com qualquer um mas, com suas qualidades e defeitos, você escolheu a pessoa do lado. Não há muito motivo para ser inseguro.
Cair Na Rotina
Rotina cansa namoros, noivados e casamentos. Se você costuma fazer as mesmas coisas todos os dias, com certeza vai ter da vida os mesmos resultados. Logo, mudar é bom e pode ajudar a deixar a sua vida inesperada, intensa e bem mais fácil de ser vivida. A rotina cansa e transmite a sensação de que a relação será a mesma sempre, por isso as pessoas tendem a cansar do namoro quando o mesmo começa a se tornar uma rotina.
O que fazer? Coisas diferentes, que não precisam ser nem uma cópia do Kama sultra e nem representar um gasto intenso de reais. Pode ser apenas sair de casa para um passeio na praia com o cachorro ou um piquenique com o namorado no parque. O importante é sair um pouco da rotina de trabalho e casa sem curtir e diferenciar as coisas.
Perder O Respeito Pelo Outro
Na vida, respeito é um dos fatores mais importantes para relações duradouras, seja de trabalho, lazer e namoro. Se não há respeito, não importa o tempo de namoro, ele vai acabar. E para evitar o desrespeito, basta acabar o relacionamento se não consegue ser fiel, falar com calma sempre e com palavras educadas. Se estiver brigando, espere a cabeça esfriar antes de dar o próximo passo e continuar a briga. Saia de casa e volte no dia seguinte se for preciso, mas evite o confronto.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=w5125WB4QBk[/youtube]
Forçar Uma Paternidade
Muitas mulheres pensam que podem segurar seu namorado e forçar um casamento com um filho. Este truque antigo já deu bastante certo quando os homens eram obrigados a casar se fossem pais, mas não é mais hoje em dia. Não importa há quantos anos o casal esteja junto. Se ele não quiser casar, o namoro vai acabar com filho ou não.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MSd6KRDbzXs[/youtube]
Brigas Constantes
Se você briga com a pessoa todos os dias, como espera que ela veja em você um marido ou mulher? Na mente do outro, o futuro casamento não será diferente do namoro de hoje, desestimulando a relação. A maior parte das pessoas nem chega a um noivado e vai terminar o namoro quando se sentir desconfortável e cansado com tantas brigas.
E nem tudo é motivo para brigas de fato. Já pensou nisso? Se ele fez algo que te chateou, a melhor pedida é esfriar a cabeça e partir para uma conversa um outro dia. Se há medo de esquecer, tente anotar em sua agenda para uma possível conversa depois. O que não adianta é discutir. Deixando a briga para outro dia, você vai evitar bastante dor de cabeça e caus no relacionamento. Na maior parte das vezes, no dia seguinte o motivo da discussão do dia anterior e tanta raiva começa a se tornar banal.