Músicas Tocadas no Violino para Entrada da Noiva

O momento da entrada da noiva é um dos mais esperados e para que seja ainda mais especial é interessante ter acompanhamento musical. Para quem gosta de cerimônias mais tradicionais uma das melhores escolhas é o fundo musical de violino. O instrumento tem uma delicadeza e romantismo que contribuem para criar uma atmosfera particular ao casamento.

A escolha da música que será tocada no violino para acompanhar os passos da noiva rumo a sua nova vida deve ser feita observando o gosto pessoal do casal e a sensação que se quer passar para os convidado. Confira dicas de músicas clássicas para violino.

Entrada da Noiva – Dicas de Músicas Clássicas para Violino

Marcha Nupcial – Richard Wagner

Sabe aquele momento constrangedor no final do parabéns do aniversário em que as pessoas começam a cantarolar; ‘Com quem será, com quem será, com quem será que a ciclana vai casar?’? Essa é uma paródia da marcha nupcial de Wagner que foi composta originalmente para a peça ‘Lohengrin’ de 1840 e que se tornou uma das favoritas das noivas do mundo todo.

Utilizada pela rainha Vitória da Inglaterra para sua entrada na igreja é uma música a qual é atribuída má sorte, pois ela é executada no terceiro ato da peça quando o casal Lohengrin e Elsa estão indo para as suas núpcias que serão trágicas.

Marcha Nupcial – Felix Mendelssohn

Mendelssohn compôs essa marcha nupcial no ano de 1842 para a peça ‘Sonho de Uma Noite de Verão’ de William Shakespeare e ao longo dos séculos a canção se tornou uma das preferidas das noivas para o momento de entrar na igreja. Contudo, é válido destacar que algumas igrejas podem vetá-la por ser uma música ligada a uma peça de história pagã. No ano de 1848 a rainha Vitória da Inglaterra usou essa música em seu casamento no momento da saída com seu noivo.

Canon – Johann Pachelbel

Acredita-se que essa canção foi composta por volta do ano de 1690 para o casamento do irmão de Bach, contudo, não existe comprovação desse fato. Trata-se de um ostinato (repetição da mesma base) e canon (música repetida inúmeras vezes pelo violino). A bela canção de Pachelbel não foi conhecida do grande público até o ano de 1970 quando ganhou uma gravação de Jean-François Paillard. A partir desse marco histórico da música já ganhou muitas versões e foi tocada ao violino para a entrada de muitas noivas.

Ave Maria – Bach/Gounod

Uma canção que está cercada por diversas curiosidades sendo que a primeira delas é que se trata de uma parceria que levou 137 anos para acontecer. Charles Gounod usou a harmonia do prelúdio n° 1 de Bach como base para a sua composição da letra de Ave Maria fazendo uma leve alteração no compasso. O detalhe é que Bach havia composto essa melodia 137 anos antes. A canção foi dedicada por Gounod a sua namorada.

Outro ponto interessante dessa história é que Bach foi um dos principais compositores protestantes enquanto Gunoud dedicou os últimos anos da sua vida a composições católicas inclusive na criação do hino do Vaticano. Sendo assim temos uma parceria entre um músico protestante e outro católico. A canção pode ser utilizada para a entrada da noiva, mas também para o momento em que as alianças são levadas ao altar.

Ave Maria – Franz Schubert

A aclamada Ave Maria de Schubert na verdade não é uma Ave Maria, a canção Ellens dritter Gesang (Ellens Gesang III, D839, Op. 52 n º 6, 1825) composta em 1825 é na realidade uma parte do Opus 25 em que estão reunidos sete canções que fazem parte do épico poema ‘A Dama do Lago’ de Walter Scott.

Sendo essa uma das obras mais populares de Schubert recebeu ao longo dos anos muitas versões sendo que várias delas descontextualizaram a poesia e lhe atribuíram letras diferentes. No entanto, sempre se manteve como título Ave Maria. O início da canção possui um coro e palavras que podem ser bastante semelhantes à oração católica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
O Grande Dia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *