Sequência de Entrada de Casamento

A sequência de entrada e saída de noivos, pais dos noivos, padrinhos e madrinhas numa cerimônia tradicional ou descontraída recebe o nome de cortejo do casamento. Algo interessante a respeito dessa sequência é que ao longo dos séculos passou por pequenas mudanças sendo quase igual aos dos primeiros casamentos. Conhecer a ordem correta é importante para não cometer erros no dia do casamento, especialmente quem terá cerimônia religiosa em que esse ponto é observado com certa rigidez.

Conhecendo a Sequência de Entrada do Casamento – Cortejo

Tradicionalmente o mais comum é que primeiro entrem para a cerimônia o noivo acompanhado por sua mãe ao lado esquerdo. Em seguida é a vez do pai do noivo com a mãe da noiva também ao seu lado esquerdo. Começa então a entrada dos casais de padrinhos e madrinhas intercalando um casal convidado pela noiva e outro pelo noivo. Nos casamentos em que há florista o momento da sua entrada é logo após o término do posicionamento dos padrinhos no altar.

Um dos momentos mais aguardados pelos convidados é a entrada das daminhas e/ou pajens com as alianças do casamento, escolha crianças que não assustem com tantas pessoas observando. O fechamento do cortejo de casamento é a entrada da noiva com o seu pai ao seu lado esquerdo, nessa hora é preciso segurar a emoção. Fica a dica ainda de que padrinhos e familiares da noiva deverão ficar posicionados do lado esquerdo do altar enquanto os padrinhos e familiares do noivo do lado direito.

Lista da Sequência de Entrada:

  • Noivo com sua mãe;
  • Pai do noivo com a mãe da noiva;
  • Casais de padrinhos;
  • Florista;
  • Daminha e/ou pajem;
  • Noiva com o seu pai.

Alterações

Embora essa sequência seja a mais tradicional pode sofrer algumas alterações para causar mais emoção ou mesmo devido a algum protocolo da igreja em particular. Um exemplo de sequência que cria mais expectativa nos convidados é deixar a entrada do noivo para depois do último casal de padrinhos.

Deixar o florista com as daminhas e/ou pajens para entrar depois da noiva também pode ser emocionando dando um pouco mais de enfoque nas crianças. Há casos também em que esse protocolo é quebrado devido ao fato de a noiva precisar de outro acompanhante para a entrada na igreja como o pai do noivo ou até mesmo a sua mãe.

Atenção a Escolha das Músicas

As músicas do cortejo devem ser escolhidas com carinho para atribuir a dramaticidade e emoção desejadas para cada etapa. O noivo, por exemplo, pode ter uma música exclusiva para marcar a sua entrada ou então compartilhar a mesma canção dos pais e padrinhos. A noiva por sua vez sempre tem uma música exclusiva.

O Cumprimento dos Noivos

Quando a cerimônia termina chega o momento dos noivos cumprimentarem seus pais e padrinhos. A maneira convencional de fazer isso começar pelos pais seguindo então para os padrinhos, a família deve receber os cumprimentos primeiro.

Conhecendo a Sequência de Saída do Casamento – Cortejo

Tão importante quanto saber qual é a sequência de entrada é conhecer a sequência tradicional de saída para encerrar esse momento com chave de ouro. Os primeiros a sair são os casais de pais dos noivos, depois saem os casais de padrinhos intercalando entre os convidados pelo noivo e pela noiva, em seguida é a vez das daminhas e/ou pajens e finalmente o casal de noivos.

Cada instituição religiosa possui o seu próprio protocolo sobre o que acontece após a saída dos noivos, pode ser uma salva de palmas, o momento de jogar arroz, flores entre outras possibilidades. Informe-se a respeito das exigências protocolares de cada instituição para que possa levar todas a cabo.

Lista da Sequência de Saída:

  • Pais da noiva;
  • Pais do noivo;
  • Casais de padrinhos;
  • Daminha e/ou pajem;
  • Noivos.

Sequência para Casamentos que Não Acontecem na Igreja

Os casais que desejam se casar ao ar livre ou mesmo num salão podem seguir a mesma sequência de entrada e saída para manter a organização, mas não precisa ter a mesma rigidez. Lembrando novamente que a igreja pode exigir que um determinado protocolo seja cumprido para se adequar as regras institucionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
O Grande Dia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *