Cortejo de Casamento
Existe uma espécie de cortejo e de ritual que guia toda a cerimônia de casamento, ela dita algumas “regras” a respeito de ordens para a entrada e saída durante a cerimônia, seja ela em cerimônias tradicionais (igrejas) ou mais alternativas. Nesses casos os cortejos são basicamente os mesmos, mudando apenas o nível de formalidade.
– Entrada: Nos dias de hoje, o que é mais comum é a entrada do noivo com sua mãe, e ela estando do seu lado esquerdo. Após isso, o pai do noivo entra juntamente com a mãe da noiva, ela estando também do lado esquerdo. Em seguida, os de padrinhos vão entrando em um casal por vez, intercalando entre os escolhidos pela noiva com os escolhidos pelo noivo. Caso existam floristas, daminhas e/ou pajens, eles podem entrar nesse momento, e finalmente a noiva, com seu pai do lado esquerdo, encerrando esse primeiro processo.
Essa ordem pode sofrer alterações, ficando a critério dos noivos, ou ainda do que a igreja possa vir a sugerir. A principal mudança pode ser a entrada do noivo, que é rearranjada, para o momento em que todos os padrinhos já entraram. Ou ainda deixar a entrada das daminhas e pajens para o meio da cerimônia, mais perto do momento onde de fato ocorrerá a troca das alianças.
– Músicas: Esse é um elemento que carrega boa parte da emoção do casamento, conferindo até mesmo dramaticidade. Cada vez mais as músicas escolhidas deixam de ser as mais clássicas, e passam a ser as mais atuais, sofrendo algumas adaptações, mas não fugindo do gosto dos noivos.
– Cumprimento dos noivos: Ao fim do casamento, os noivos ficam a disposição para os cumprimentos. Em geral, os padrinhos e os pais dos noivos, realizam os cumprimentos logo em seguida do fim da cerimônia e ainda no altar, já os convidados, podem dar os parabéns aos noivos na porta da igreja, ou no local da recepção, caso ela ocorra.
– Saída: Na saída, a ordem é basicamente invertida. Primeiramente saem os pais dos noivos e em seguida os padrinhos – intercalados novamente – as crianças e os noivos. Nesse momento, os convidados podem bater palmas, jogar pétalas de flores, arroz, ou outro itens simbólicos de amor e prosperidade.
A Bíblia no Casamento
No meio de tudo o que já foi citado acima, há os itens que ficam mais a cargo dos celebrantes, e da igreja como um todo. Nesse caso, inclui-se ainda a entrada da bíblia, que é um item de extrema importância para os cristãos.
A bíblia é uma coleção de livros, que são divididos em duas grandes partes – o antigo e o novo testamento. – E ele carrega a autoridade da vida cristã. Além disso, esses livros também possuem uma mensagem de todo o projeto de Deus para os homens.
O antigo testamento se localiza no início da bíblia, e engloba os livros de Gênesis a Malaquias. Já o novo testamento se inicia em Mateus e termina no Apocalipse, e é essa segunda parte que conta a historia da humanidade.
A bíblia é de extrema relevância para os cristãos por mais outros motivos. O primeiro deles, o ensino, já que a bíblia serve como fonte de orientação. Esses ensinamentos vão além de coisas celestiais, chegando até a vivências do dia a dia. Isso faz com que evitem-se erros no que dia respeito as coisas divinas.
Sua relevância também compete à repreensão, principalmente pelo fato de que confronta as ideias contrarias a vida. Desse modo, repreende pensamentos e ações que não são necessários enquadrá-los aos critérios de Deus. Há ainda a correção, que é bem semelhante a repreensão, porém essa não diz respeito a crença, mas sim ao comportamento. A bíblia guia ao caminho correto.
Além disso, a bíblia também orienta o segmento de uma vida que agrada a Deus, e em geral é modo de transmissão da voz divina. Ela faz com que as pessoas sigam o melhor caminho e o mais próximo a perfeição, segundo os preceitos religiosos.
Tendo tudo isso em mente, é claro o quanto a bíblia é importante para os cristãos, tanto em sua individualidade, quanto na vivência entre o casal, e exatamente por isso, ela merece um momento especial no cortejo do casamento.
Mensagem Para a Entrada da Bíblia no Casamento
Sabendo de tamanha importância da bíblia para os noivos cristãos, pode ser implementado um momento de mensagem para a entrada da mesma na cerimônia. Ela pode conter versículos específicos que falem sobre amor e casamento. Talvez – caso isso não esteja dentro das regras da paróquia em que o casamento será realizado – seja necessário pedir a autorização do Padre ou do celebrante, e com certeza será permitido, já que é uma homenagem tão carinhosa e bonita.