Na época que antecede o casamento existem inúmeras decisões a serem tomadas, e definitivamente não são escolhas fáceis. Essas decisões giram em torno de escolha de decoração – que envolvem as cores principais, os estilos dos artefatos e as flores usadas -, também há escolha dos itens da festa de recepção (caso exista), que são sobre o que servir, local do salão, possíveis atrações, entre outras coisas.
Porém, existe uma escolha que diz respeito a cerimônia de casamento especificamente, e que algumas vezes pode ser deixada de lado, ou pra ser resolvido de última hora, que são as musicas do casamento.
É necessário que se organize uma trilha sonora de acordo com o tipo e estilo da cerimônia, que seja de acordo com o gosto do casal, mas que também respeite o ambiente e a vertente em que será realizada, pois por exemplo, alguns tipos de músicas podem não ser tão indicados para celebrações na Igreja Católica, ou na Igreja Evangélica, sendo a segunda o foco desse artigo. Por isso é importante ficar atento nesses detalhes.
Dessa forma, o primeiro passo para que se possa iniciar o processo de escolha das músicas é a definição do local onde acontecerá o casamento, já que alguns lugares possuem restrições e oferecem orientações a respeito de repertórios mais excêntricos.
Assim, o ideal é que exista um diálogo com a pessoa que fica responsável pelo local, para que todas as dúvidas possam ser sanadas. Também é muito válido que se converse com o celebrante do casamento, seja ele um padre ou um pastor. Eles podem indicar o que é permitido ou não ser tocado durante o ritual. Ainda há a alternativa de se montar a playlist desejada e pedir a avaliação de alguma dessas pessoas citadas.
Pensar na trilha sonora com antecedência também é uma dica muito importante. É necessário se planejar e analisar os bons profissionais com pelo menos oito meses de antecedência, já que a agenda dos melhores músicos tende a ser mais concorridas. Esses profissionais precisam ser bem capacitados e experientes, e entender bastante do assunto, já que são eles que irão dar conselhos e executar os melhores arranjos, a melhor acústica e fazer a escolha dos instrumentos ideais.
Cabe a esses profissionais orientar que o casal analise a cerimônia como um todo, pensando no perfil do casamento, e a partir disso venha a escolher os instrumentos e os tipos de música que irão ser tocadas, deixando tudo com a cara dos noivos.
Para exemplificar esse processo, pode ser usado o exemplo de uma cerimônia realizada na praia durante o dia. Nesse caso, o ideal é ser tocadas músicas mais suaves, que favoreçam a construção de um clima leve no grande dia.
Em geral existe um roteiro de músicas para a cerimônia, que na maioria das vezes é pré-estabelecido pela Igreja (voltando na necessidade de diálogo com a mesma). Esse roteiro conta com uma média de seis a dez músicas, com o padrão brasileiro funcionando da seguinte forma:
- Uma música exclusiva para a entrada do noivo;
- Uma música para a entrada dos padrinhos, tanto do noivo, quanto da noiva;
- Uma música para a entrada da noiva, que comumente é a tradicional marcha nupcial, mas que não precisa necessariamente ser essa, mas sim qualquer outra especial que agrade a noiva;
- Uma música para a entrada das alianças e uma mais suave para a benção das mesmas;
- Uma música para a assinatura da ata do casamento, quando o casamento civil é junto do religioso;
- Uma música para o momento em que os padrinhos vão cumprimentar os noivos;
- Uma música para a saída dos noivos, sendo essa bem animada e comemorativa.
Como foi dito acima, esse é um padrão, porém em diversas outras circunstâncias, pode haver mais ou menos músicas. Agora iremos tratar da música para a entrada da bíblia na cerimônia, mais especificamente em um casamento evangélico. E ainda que esse momento não tenha sido constado acima, é muito comum e típico.
Música Para a Entrada da Bíblia em Casamento Evangélico
A música evangélica tende a impressionar as pessoas que não são acostumadas, já que são consideradas uma expressão de amor e se encaixar ainda assim na liturgia.
As músicas podem variar entre os estilos de louvor e adoração, gratidão a Deus e sobre o relacionamento matrimonial, e existem diferentes cantores e cantoras que possuem no seu repertorio músicas adequadas para esse momentos da celebração.
As músicas mais indicadas para a entrada da Bíblia nessa ocasião são aquelas encantadoras e que falem sobre a palavra de Deus, além daquelas que citam versículos e capítulos, e que acima de tudo falem sobre amor.