Os Mini Wedding
Os casamentos que seguem o estilo Mini Wedding, ou que também são conhecidos apenas como mini casamentos, são aquelas cerimonias onde a proposta e o segmento é diferente do tradicional, e a particularidade mais relevante é que nesse tipo de casamento são convidadas apenas as pessoas mais íntimas, deixando assim toda a celebração com um ar mais intimista e reservado. Resumidamente, o número de convidados para o casamento é diminuído consideravelmente, principalmente quando se compara com um casamento clássico e tradicional.
O casal que tem o desejo de realizar um mini wedding, geralmente faz tanto a cerimônia do casamento, quanto a festa, seguindo um estilo restrito. Isso é um ponto totalmente decisivo para que eles consigam investir e se atentar aos menores detalhes, mas que ainda assim são muito necessários, como por exemplo o buffet e outros serviços, como a decoração, os doces, o bolo, as músicas, entre outros itens. E é por isso que, ao contrário do que se imagina, muitas vezes os mini wedding podem acabar não ficando tão mais baratos do que um casamento tradicional.
Obviamente existem outros jeitos de fazer com que o mini casamento seja sim uma alternativa mais barata, e ainda assim muito bela, fazendo com que o sonho dos noivos seja alcançado a altura, atendendo assim todas suas expectativas para esse dia tão incrível e especial, que é importante tanto para os próprios noivos, que são a estrela desse momento, quanto para as pessoas queridas que estarão ao redor comemorando a união e o amor do casal.
A organização e o planejamento de qualquer casamento demanda muito trabalho e atenção, e isso independe do porte do evento, ou seja, não é uma exclusividade apenas dos casamentos grandes e clássicos. Como é um dia muito importante, todo o processo que antecede o grande dia precisa de muito cuidado, e isso deve ser observado em todos os detalhes do casamento, já que é uma momento muito representativo e marcante para os noivos.
A principal diferença entre o casamento tradicional e o mini wedding é de fato o porte do evento, mas os detalhes a serem pensados e analisados são os mesmos de modo geral, e são muitos também. A única distinção é que eles precisam ser pensados para um número menor de pessoas. Por isso é fundamental que se tenha planejamento e estratégia nessa fase, e o mais importante, que tudo seja feito com antecedência, para que as coisas não sejam feitas na correria, e que tudo saia como o esperado e o planejado.
Uma coisa que torna todo o planejamento mais fácil, e que deve ser um dos primeiros passos a serem tomados quando se resolve fazer um mini wedding, é a realização de uma check list, isso é, uma lista de verificações que apresente todos os itens que devem ser feitos quando esta se preparando o casamento, e assim, conforme as coisas forem sendo feitas, deve ser dado um check, evitando assim muitas confusões.
Os itens que devem encabeçar essa check list são a data escolhida, a quantidade estipulada de convidados e os nomes dos mesmos, o local onde será realizado o casamento e também onde será feita a festa, o cardápio citando tudo o que será servido na recepção, juntamente com o estilo da festa (que pode ser um almoço, um jantar ou um coquetel), o que estará compondo a mesa do bolo e dos doces, a decoração da festa e do local da cerimonia, as bebidas que serão servidas, os looks – tanto da noiva, quanto dos noivos – etc. Porém, os que foram apresentados são as coisas mais indispensáveis, mas vários deles podem mudar de casal para casal, e assim, eles devem ser acrescentados ou removidos com o passar do tempo, levando sempre em consideração a necessidade e a vontade dos noivos.
De tudo o que foi apresentado acima, tem um ponto que é um dos mais importantes de serem considerados quando se pensa em um mini wedding, e que merece atenção redobrada, que é o número de convidados. Como esse é o principal diferencial do casamento, é também o mais delicado e difícil, pois geralmente a diminuição do número de convidados é drástica.
É por esse motivo que os noivos precisam ter em mente a quantidade exata de pessoas que irão convidar para o casamento, e depois listar aquelas que são totalmente indispensáveis para estar junto nesse evento. Os parentes distantes – aqueles que os noivos não veem há tempos – e aqueles que não possuem relação direta, devem ser evitado de convidarem. Outras pessoas que também não precisam ser chamadas são aquelas amigas da família, mas que não são próxima do casal. O desafio do momento é montar um filtro, chamando para o casamento apenas aquelas pessoas que são realmente importantes e que não poderiam ficar de fora dessa celebração do amor.
Após esse ponto já ter sido resolvido, é necessário se passar a pensar no local onde será realizado o casamento, outro ponto que também é muito importante, pois deve ser considerada também a quantidade de pessoas, o clima da época do ano, o estilo do casamento e o horário do mesmo. Uma vantagem muito significativa é que esses mini casamentos também podem ser realizados em casas, sejam ela dos noivos, de algum familiar ou amigo, porém, é importante que o espaço abrigue confortavelmente todos os convidados, e que ele possa ser decorado de uma maneira bonita.
Falando em decoração, a do mini wedding devem sempre seguir o estilo e a personalidade dos noivos, evitando o exagero e sempre respeitando a premissa de que menos é mais. Como o mini wedding tem por si só um ar mais despojado e simples, decorações feitas por Do It Youserlf, ou DIY, podem acabar sendo totalmente indicadas, dando um toque pessoal e lindo ao casamento, e também fazendo com que se economize um bom dinheiro. Ótimas referencias são encontradas na internet, como no pinterest e nas redes sociais de modo geral.
Mini Wedding Granja Viana
A Granja Viana é um distrito bastante nobre que se localiza na Zona Oeste de São Paulo, que conta com vários outros micro bairros residenciais fechados. Por ser tão nobre, ele conta com alguns locais muito indicados para quem deseja investir mais no local onde será realizado o casamento. Um desses lugares é o Felix Bistrot, salão que se encontra à sombra das castanheiras centenárias, que deixa um cenário muito especial, repleto de áreas intimistas e sempre rodeado pela natureza.
Essa casa conta ainda com uma assessoria especializada que está inserida no pacote do aluguel. Vale a pena pesquisar mais sobre esse local, e sobre o quanto um mini wedding pode ficar maravilhoso lá.