Mini Wedding São Caetano Do Sul

Os Mini Wedding

Os mini wedding – também conhecidos como “mini casamentos” – são cerimônias que contam com um estilo ou pouco diferente do tradicional, sendo assim, realizadas com um segmento e uma proposta alternativa, onda a particularidade mais marcante é o número de convidados. Nesse tipo de casamento, serão convidados apenas aquelas pessoas bem próximas e íntimas, fazendo com que toda a celebração siga uma linha mais reservada e intimista. Em resumo: o número de convidados em um mini wedding é bem reduzido quando comparado ao casamento mais clássico e tradicional.

O casal que escolhe realizar um mini wedding, na maioria das vezes faz tanto a cerimônia de casamento (que pode ser na igreja, por exemplo), quanto a festa propriamente dita, seguindo a mesma ideia de restrição. Isso faz com que seja possível com que se dê mais atenção e maior investimentos nos pequenos detalhes – mas que são necessários e importantes da mesma maneira – como serviços de buffet, bolos, doces, decoração, música, iluminação, entre outros. Levando em consideração todos esses detalhes, é perceptível que muitas vezes um mini wedding pode não acabar saindo tão mais em conta do que se imagina.

Logicamente existem outros meios de fazer com que um mini casamento fique mais barato, e belíssimo do mesmo jeito, alcançando assim as expectativas dos noivos, realizando seus sonhos, e também atendendo idealizações dos convidados, que estão ali para ver e comemorar o amor com as grandes estrelas daquele dia, o casal.

Planejamento e organização são palavras que sempre vem a mente quando se pensa em um casamento, já que tudo demanda muito trabalho e merece muita atenção, e isso independe do porte do evento, não sendo então exclusividade dos grandes e clássicos casamentos. Esse dia é muito importante por ser marcante e significativo para os noivos, então deve tudo ser pensado com muito carinho e amor.

Como já foi dito, a diferença de um mini wedding para um casamento comum é o porte do evento. Porém, acontece que os detalhes que devem ser pensados e elevados em conta são os mesmos, e ainda mais: são muitos. O que difere é que no mini casamento eles devem ser escolhidos considerando um numero menor de convidados. Por isso,  é altamente necessário que exista bastante planejamento e estratégia, e o mais importante, que tudo seja pensado com antecedência, para que não exista correria e muito menos frustrações.

Uma coisa que faz com que todo esse planejamento fique um pouco mais fácil, e que também deve ser uma das primeiras coisas a serem realizadas é a criação de um checklist, isso é, uma listinha de verificações que riá reunir tudo o que precisa ser feito nesses preparativos do casamento, e desse modo, conforme as coisas forem sendo feitas, deve se dar um check, evitando assim retrabalho e confusão.

Os itens que devem encabeçar o checklist são:

  • – Qual data foi escolhida?
  • – Qual a quantidade estipulada de convidados? (Juntamente com seus nomes)
  • – O casamento e a festa serão realizados no mesmo local ou em locais distintos? Onde?
  • – Qual o estilo da festa? (almoço, jantar, coquete, entre outros)
  • – Qual o cardápio da festa? Quais as bebidas a serem servidas?
  • – O que irá compor a mesa de bolos e doces?
  • – Qual a decoração da cerimônia e da festa?
  • – Qual o vestido da noiva e o terno do noivo?

Essas são as principais questões indispensáveis, mas obviamente isso pode variar de casal para casal, e itens devem ser acrescentados ou retirados da lista conforme a necessidade e a vontade dos noivos.

De todos esses pontos que já foram citados, existe um que é o mais importante quando se pensa em um mini casamento, e que exatamente por isso merece muita atenção: a quantidade de convidados. Por ser o principal diferencial desse casamento, também é o mais difícil, já que essa redução na quantidade de pessoas pode ser drástica e assustadora.

Por isso é necessário que o casal tenha em mente – e anotado, se possível – o número máximo de pessoas que realmente desejam convidar, e listar todas aquelas que são de fato indispensáveis nesse grande dia. Para se estabelecer um filtro melhor, deve se deixar de lado aqueles parentes distantes, que geralmente os noivos não veem há muito tempo e que consequentemente não tem uma ligação direta com o casal.

Deve se evitar de convidar também aquelas pessoas que na verdade são amigas dos pais dos noivos, e não realmente do casal. O foco dessa fase dos preparativos é: chamar apenas as pessoas que são próximas e de fato importantes para os noivos, que se importam verdadeiramente com eles e que estão felizes com esse momento, ou seja, não poderiam de maneira alguma ficar de fora dessa celebração de amor.

Após já ter se resolvido esse ponto, já se torna possível passar para uma segunda parte, mas tão importante quanto, a de pensar em onde será realizado o casamento. Nesse ponto deve se levar em consideração no número de pessoas convidadas, o horário do casamento e o clima daquela época do ano, pois por exemplo, pode acontecer de a data do casamento ser no verão, e um casamento ao ar livre ser incrível e bela, mas caso chova, pode ser complicado. Para casamentos que acontecerão em locais fechados, o mais indicado são restaurantes ou salões de eventos não muito grandes. O ponto mais positivo dos restaurantes é que muitos já oferecem juntamente um serviço de buffet, que engloba as comidas e as bebidas.

Mini Wedding no Restaurante

Mini Wedding no Restaurante

O mini casamento também pode ser realizado em casas, seja ela do próprio casal, ou de algum amigo ou parente próximo, mas é necessário que o espaço seja adequado e comporte todos os convidados de maneira confortável e aconchegante. Também é muito indicado que no espaço seja permitido colocar uma decoração, que quebre um pouco a cara de casa. Caso essa seja a alternativa escolhida, os noivos irão conseguir muita economia, pois geralmente a locação de um salão de festas pode comprometer uma grande parte do orçamento do casamento.

A decoração do mini wedding deve combinar com a personalidade e o estilo do casal, mas também deve harmonizar com o porte do evento, tendo em mente sempre a premissa de “menos é mais”, e cortando assim qualquer exagero. Caso o casamento seja mais despojado e boho, é totalmente possível incrementar itens de Do It Yourself (DIY) (em português: Faça Você mesmo), pois além de dar um toque super carinhoso ao casamento, também gera mais economia.

Locais Para Mini Casamento Em São Caetano Do Sul

São Caetano do Sul é uma cidade que se localiza no ABC Paulista, e para as pessoas que desejam fazer seu mini wedding lá, devem pesquisar bastante até encontrar o que mais combina com o que se deseja. Abaixo serão apresentadas algumas possibilidades que podem servir de inspiração ou até mesmo facilitar todo esse processo de escolha.

Uma possibilidade é a Forneria Itália, um restaurante cheio de cultura italiana que é perfeito para a realização de um evento de pequeno porte, fazendo assim uma festa totalmente personalizada. Os principais pratos do seu buffet são massas recheadas ou secas, risotos, peixes e frutos do mar e deliciosas sobremesas. Há também o Espaço Le Baron, o Buffet Master Day, o Alameda Buffet, o Victor’s Festas e Eventos, o Verissimo Eventos, o Buffet St Paul, o Gemini Buffet, entre vários outros que valem a pena a pesquisa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *