Casamento
Quando um casal decide se casar começa uma corrida contra o tempo para decidir todos os detalhes sobre o seu enlace matrimonial, por mais que ainda falte um certo tempo para o casal se comprometer de fato, por mais que falte tempo para chegar a data do famoso dia do sim, nunca é cedo demais para começar a planejar, porque só quem já passou por um casamento, ou trabalhou em um é que sabe o quanto é difícil organizar tudo que é preciso, são infinitos detalhes, muitos dos quais a gente nunca sequer imagina que existem.
O mais aconselhável para os casais é contratar uma empresa especializada para lhe darem assistência acerca de todos os assuntos do matrimonio, pois são muitas coisas para pensar, decidir e muitas vezes só alguém com muito jeito e com muito conhecimento no assunto poderá pensar em tudo, assim como também conhecer os melhores lugares onde você pode conseguir cada item necessário para a sua festa.
Independente da cerimonia ser apenas um ato civil, sem recepção ou festa para os convidados, ou seja ela uma festa para muitas pessoas, em ambos os casos serão necessárias pessoas para te ajudar, é muito indicado que você procure empresas muito experientes e que também tenham um bom histórico no mercado, ainda que não seja uma empresa, ainda que seja uma pessoa física que costuma organizar casamentos, ainda assim é interessante o casal consultar alguns noivos que já trabalharam com eles anteriormente, perguntar sobre o casamento, sobre o grau de satisfação que tiveram, sobre a assistência, etc.
Essa dica anterior é muito importante porque o dia do casamento não é um dia qualquer, para muitas pessoas é um dia sonhado por muito e muito tempo, é um dia minimamente planejado e que uma grande parcela de noivos vai viver apenas uma vez em suas vidas, então quem organiza um casamento deve saber que está lidando com sonhos e com um dia que nunca sairá da memória de muita gente.
Convite de Casamento
Existe muita gente que acha que uma das primeiras coisas a se fazer, quando duas pessoas decidem se casar é o convite de casamento, pois saiba que essa informação não procede, uma vez que para mandar fazer os convites do seu grande dia é preciso ter muitas informações de antemão, não é preciso saber somente a data, mas também o local da cerimônia oficial e o local da festa, é preciso saber também se vai haver alguma lista de presentes, entre outras informações importantes.
Além disso, para decidir qual vai ser o seu convite de casamento não basta ir em algum lugar e pedir, você deve escolher o modelo, as cores, os detalhes, o papel, a letra que será usada (a fonte), entre outras coisas e também deve conhecer a qualidade de trabalho da gráfica que ficara encarregada disso, pois um problema com os convites de casamento pode lhe causar grandes atrasos.
Uma dúvida que é também muito comum entre os noivos é em relação ao que deve ser escrito em um convite de casamento e principalmente qual a ordem das coisas que deverão estar escritas em um convite, pois há sim uma ordem tradicional a se seguir, segundo as etiquetas matrimoniais, isso não quer dizer que você não pode fazer a sua própria ordem, da maneira como preferir, mas existe um formato que já é usado a muito, muito tempo e que geralmente é escolhido, pois deixa o convite como um todo com uma aparência mais fluida.
O texto de casamento você pode montar o seu, afinal é o seu casamento, mas indicamos também que pense muito antes de fazer, para não se arrepender, se você quiser já escolher modelos mais prontos, há muitas gráficas que já tem um modelo padrão pré definido e é só você chegar lá, pedir e trocar as informações essenciais claro.
Quanto aos nomes dos noivos que estará no convite de casamento, na parte de dentro como é tradição, a regra de etiqueta que é muito comum, mas também foi criada a muito tempo e é antiquada, diz que o nome da noiva deve sempre vir antes, portanto, o nome da noiva deveria ficar no lado esquerdo do convite, no entanto, como já dito anteriormente isso não existe mais, uma vez que hoje quem faz as regras é você mesmo, afinal é o seu próprio casamento.
Essa tradição tem origem nos tempos antigos, quando era de costume que quem realizava a cerimônia de casamento era a família da noiva e, portanto, quem era a maior anfitriã no momento da celebração era ela, por isso o nome dela e consequentemente o nome da família dela, deveria estar antes do nome do noivo.
Essa regra de etiqueta vale para os noivos que são mais tradicionais, mas há caso em que ela não funciona, como por exemplo, nos casamentos de casais do mesmo sexo, como escolher a ordem por gênero, se o gênero de ambos é o mesmo? Portanto, use a sua imaginação e faça da maneira que achar mais correto.
No caso do nome dos convidados no convite, há algumas regras antiquadas sobre isso também, mas como já dito anteriormente faça aquilo que o casal que vai se casar achar melhor, hoje ninguém repara tanto nisso mais. Uma das regras é que se o as pessoas que vão ser convidadas forem casadas o nome do homem deve vir na frente, porque isso reconhece ele como provedor do lar, o que na grande maioria das vezes no nosso mundo atual não é mais uma realidade, pois as mulheres são tão provedoras do lar quanto os homens e em muitos casos até mais provedoras.
Outro ponto é que muitas vezes as pessoas nem escrevem o nome da esposa, escrevem apenas o nome do marido, o sobrenome dele e colocam “e esposa, o que para algumas pessoas pode soar desrespeitoso com a individualidade da mulher. Antigamente quando as pessoas costumavam ter o mesmo sobrenome, o que hoje já é muito raro, era normal escrever apenas Senhor e senhora “sobrenome. O mais importante e que você deve ter em mente é que é o seu casamento e, portanto, as suas regras.