Mini Wedding
Um estilo de casamento que está muito em alta nos dias de hoje são aqueles chamados de “Mini Wedding”, ou seja, são aquelas cerimonias onde existem uma ideia e uma proposta diferente, que é a de um casamento com um número reduzido de convidados, que são apenas os amigos e familiares mais próximos. Isso tudo dá a celebração um ar mais intimista e reservado, o que difere consideravelmente de um casamento clássico e tradicional.
Um casal que escolhe por realizar um mini wedding, geralmente segue essa linha tanto na cerimônia quanto na festa, para não ficar algum dos dois com uma cara desproporcional, e sim harmônica. E todo esse estilo mais restrito contribui para que seja possível que o casal aposte e invista mais nos pequenos detalhes – mas que não são menos importantes que qualquer outro – como o buffet e outros serviços, como atrações da festa, bolo, doces, decoração, entre outros. É exatamente por esse motivo que muitas vezes um mini wedding podem acabar não sendo tão mais baratos quanto se imagina.
Obviamente existem outros meios para se fazer esse tipo de casamento, de modo que ele seja sim bastante econômico e ainda assim belíssimo, alinhando com todas as expectativas e sonhos dos noivos nesse grande dia, e que além disso, também agrade as pessoas queridas e importantes que foram convidadas para essa celebração de amor do casal.
Os pontos mais importantes para que tudo aconteça perfeitamente no grande dia são o planejamento e a organização do casamento com antecedência, já que toda essa etapa é bastante trabalhos e demanda bastante atenção e isso independe do porte do evento, mesmo que não seja um casamento grande e convencional, existem vários detalhes a serem tratados. Como esse é um dia de muita importância e muito significativo na vida do casal, ele precisa ser o mais perfeito possível.
No mini casamento – modo como também é chamado o mini wedding – a principal questão é de fato o porte do evento, como já foi dito, mas todos os detalhes a serem pensados são os mesmos, e a diferença mais relevante é que tudo será pensado e escolhido para uma menor quantidade de pessoas. Por isso não são dispensados o planejamento e a estratégia, e o mais importante: a antecedência, para que no final das contas nada seja feito de última hora e na correria e que tudo saia como o esperado.
Um item que facilita imensamente todo esse planejamento e que deve ser algo feito bem no início é a montagem de uma check list, isto é, uma lista de verificações com todas as tarefas e coisas a serem feitas e pensadas nos preparativos do casamento, e desse modo, de acordo com o cumprimento dos itens, deve se dar um check, evitando assim muitos esquecimentos e confusões.
Devem encabeçar o check list itens como data escolhida para o casamento, quantidade estipulada de convidados juntamente com o nome de cada um, local onde será realizado tanto o casamento, quanto a festa, o cardápio e o estilo da mesma (se será coquetel, brunch, almoço ou jantar), o que irá estar presente na mesa de doces e bolos, qual será a decoração e as cores nela envolvida, as bebidas que serão servidas, entre outras coisas. Outro ponto importante de conter no check list os looks dos noivos e também os acessórios que serão usados. Obviamente todos esses itens podem variar de casal para casal, e por isso eles devem ser acrescentados e/ou retirados com o passar do tempo e com a análise da necessidade e desejo dos noivos.
Entre todos esses itens que já foram apresentados acima, existe um ponto que é o mais importante e crucial quando se fala de mini casamento, e que por isso merece muita atenção, que é o número de convidados. Como esse é o principal diferencial do casamento para o mini casamento, ele pode ser um grande desafio, pois a mudança do número de convidados pode ser bem drástica.
É de extrema importância que os noivos tenham em mente a quantidade exata de pessoas que querem convidar para o casamento, e listar aquelas que são indispensáveis nesse grande dia. Nesse tipo de casamento deve ser evitado convidar aqueles parentes distantes, que os noivos não veem há tempos ou que até mesmo não tem uma relação direta com o casal. Devem ser deixados de lado também aquelas pessoas que são apenas amigas da família, mas que não tem uma proximidade especificamente com os noivos. O principal jeito de obter sucesso na escolha dos convidados é estabelecendo um filtro, e convidar somente as pessoas que são de fato próximas e importantes, e que realmente não poderiam ficar fora dessa celebração de amor.
Com esse ponto resolvido e com a lista de convidados feita, já é possível começar a pensar no local onde o casamento será realizado, e esse é outro fator que merece bastante atenção na escolha. Deve ser levado em consideração nesse momento o número de convidados, o horário do casamento e o clima daquela época do ano, já que por exemplo, caso o casamento seja realizado ao ar livre, mas em uma época chuvosa, podem ocorrer muitos problemas. Um ponto positivo do mini wedding é que ele pode ser realizado em vários locais, como um salão de festas menor, na própria casa, ou ainda em restaurantes – que é o foco desse artigo, mais precisamente a churrascaria.
Casamento em Churrascaria – ABC
Até um certo tempo atrás, o churrasco era considerado um tipo de recepção muito informal e inapropriado para um casamento, porém, com o passar do tempo foi possível observar que desde que conte com profissionais que realizem a organização e todo o serviço da festa, essa pode ser uma alternativa muito interessante sim. Essa também é uma ótima ideia para quem irá fazer um mini wedding, e deseja celebrá-lo em uma churrascaria com um número reduzido de pessoas.
A festa de casamento em churrascarias deve ser realizado principalmente quando a cerimonia de casamento acontece pela manhã e a recepção será no horário do almoço, já que a refeição é bastante pesada, e também pelo fato de que a comemoração pode se estender para o resto do dia.
Com certeza as churrascarias já irão saber tudo o que deve ser servido nesse estilo de festa, mas além das tradicionais carnes e pães de alho, é interessante que se sirva também outras coisas bastante comuns também, como arroz, vinagrete, farofa, queijos, entre outros. Já a respeito de bebidas, as que mais combinam são a cerveja e a caipirinha, além de água e refrigerantes. Frutas também são ótimas pedidas, além de sobremesas mais leves, como sorvetes ou mousses, ou ainda, apenas o bolo de casamento.
As churrascarias já contam de modo geral com uma decoração bem adequada, mas é interessante que se complemente com flores, toalhas de mesa, e outros tipos de decoração que deixem claro que lá está sendo realizada uma festa de casamento.
No ABC existem algumas churrascarias que podem ser muito interessantes para esse tipo de casamento, como a Churrascaria do Vavá, em Santo André; A Pinheirão Grill, em São Bernardo do Campo; A Vivano Steak m São Caetano do Sul, entre muitas out4ras. É necessário pesquisar mais a fundo e analisar qual mais combina com o estilo do casamento e também com o desejo e a personalidade do casal.