Para aprendermos a lidar com crianças que se comportam como adultos, primeiro, nós devemos identificar qual o motivo desse comportamento.
Só depois de conhecida a causa é que poderemos tentar lidar com um ser que deveria estar se comportando como alguém de sua faixa etária, mas que ao contrário por alguma razão decide se comportar como um verdadeiro adulto.
Verificando em que Locais Esse Comportamento Adulto se Faz Presente
Existem crianças que se comportam como verdadeiros adultos somente em casa, por alguma fraqueza ou imaturidade que os pais a demonstram e em outros que lugares agem como crianças normais fazendo atividades próprias de sua idade.
Existem também as crianças superdotadas que apresentam uma inteligência acima da média e muitas vezes não conseguem interagir com seus pares, procurando a companhia de adultos e agindo como se fossem um deles.
Entendendo a Superdotação em Crianças
Todas as pessoas já ouviram falar de pessoas adultas que se comportam como crianças, ou seja, indivíduos mais velhos que continuam com o coração e o espírito infantil.
No entanto, o caso é inverso quando se trata de crianças superdotadas, pois elas agem como verdadeiros adultos, e em alguns casos são até mais maduras que muitas pessoas mais velhas, e isso incluem também seus próprios pais.
Uma coisa importante para saber, é que algumas crianças superdotadas podem se sentir como adultas, apesar de não serem e, isso pode levá-las a um sentimento de frustração, tanto para ela quanto para os indivíduos adultos que convivem com ela.
Entendendo o Motivo da Frustração em Crianças Superdotadas
Em virtude das crianças superdotadas se veem como adultas, elas esperar ser tratados do mesmo modo que as pessoas de mais idade.
Essas crianças com uma inteligência acima da média podem ficar aborrecidas se não forem chamadas para emitir uma opinião sobre um determinado assunto, ou se elas não forem autorizadas pelos pais, responsáveis ou professores a tomar suas próprias decisões.
Na verdade, não importa o quão inteligente estas crianças possam ser, porque na realidade elas ainda são crianças e simplesmente ainda não tiveram o tipo de experiência de vida necessário e o conhecimento de alguns fatos importantes para tomem às decisões sobre suas próprias vidas.
Uma criança superdotada muito, por exemplo, não é capaz de tomar decisões que possa vir a afetar o seu futuro, nem podem contribuir com decisões que envolvam o relacionamento familiar bem como funcionamento da casa onde mora.
Superdotação e Maturidade
As crianças que são superdotadas e que se comportam como pessoas adultas, ainda não tem o tipo de maturidade suficiente necessária, apesar da inteligência acima da média que possuem e que faz com que mesmo tenho bastante conhecimento, elas ainda não tem todo o conhecimento e entendimento que são importantes para atuar naquele tipo específico de situação.
A maioria das crianças superdotadas também tem um forte senso de justiça e acreditam que sabem o que é errado ou certo.
E por isso ficam frustradas, pois acreditam que deveriam ser tratadas como pessoas adultas.
A frustração em crianças superdotadas que se comportam como adultos pode levar a uma grande quantidade de problemas comportamentais.
Elas podem ficar com raiva em momentos que não deveria, e até mesmo se tornar uma criança exigente demais e que gosta de mandar nas outras pessoas.
A Frustração de Pais de Crianças Superdotadas:
Os pais ou responsáveis de crianças superdotadas sentem como se eles devessem tratá-las como adultos, e como não o fazem também se sentem frustrados.
Eles vivem constantemente discutindo com seus filhos sobre as decisões que precisam tomar sobre determinada situação, ou regras que devem ser impostas como normas da casa.
As crianças que se parecem com adultos agindo como eles, estão sempre questionando seus pais e responsáveis sobre a melhor maneira de atuar sobre um determinado tema em suas vidas.
Para muitos pais essas situações são muito desgastantes, pois seus filhos podem ter verdadeiras crises emocionais.
“Os pais podem começar a ver seu filho como emocionalmente imaturo, uma visão que muitas vezes é apoiado pelos comentários dos professores, que não conhecem na realidade a causa do modo com eles estão agindo”.
Como Lidar com Filhos Que Se Comportam Como Adultos:
1. Os pais ou responsáveis, nesses casos, devem tentar visualizar os fatos na mesma perspectiva de seu filho.
Geralmente, essas crianças se veem e agem como pessoas adultas e podem realmente não entender qual o motivo que fazem seus pais ou outros adultos como professores, por exemplo, os tratem com uma simples criança igual a todas as outras.
Segundo especialistas na área de educação infantil Isso não significa que os pais precisam tratá-los como adultos, mas significa que as crianças devem ser tratadas com todo o respeito que merecem.
Os pais devem ter em mente que nada trará mais conflito paras essas crianças do que serem tratadas de forma infantilizadas ou com atitudes de proteção pelos pais.
2. Não Entre em Debates Constantes Com Seu Filho
Normalmente a criança que é superdotada e age como se fosse um adulto em miniatura, também precisa de regras e limites na sua educação. Às vezes isso é tudo o que elas esperam de seus pais. Evite cair “na armadilha” de discutir com o seu filho ou filha.
Normalmente, as crianças superdotadas podem ser “excelentes debatedores”, com diálogos muito bem construídos e com base sólida.
Os pais não devem deixar bem claro que eles são filhos e por isso mesmo devem respeitá-los. “É ainda importante que os filhos saibam que os pais têm a última palavra no que acontece em casa”.
3. Os pais Devem Dar a Criança Algumas Opções
Segundo especialistas, a crianças superdotadas consideram possibilidade de se sentirem como se seus pais não tivessem nenhum controle sobre suas vidas, pois isso ocorre os conflitos dentro de casa e também na escola.
As crianças de uma maneira geral, precisam constantemente que lhes seja dito o que podem e o que não podem fazer.
Os pais devem tentar ter algum controle sobre seus filhos, deve deixá-los tomar algumas decisões, mas limitar e orientar de algum modo essas decisões. É necessário que essas crianças saibam que quem mantem ainda o controle da casa são seus pais, mas isso deve ser resolvido de forma pacífica, sem agressões as crianças.
“A vida com uma criança superdotada nem sempre é fácil, mas pode ser facilitada quando os pais compreendem o que está por trás do comportamento de seus filhos e tentam respeitá-los do jeito que são”.