O Que A Comodidade Pode Causar Aos Relacionamentos Amorosos?

Subitamente você percebe que aquela pessoa que acha que amou a vida inteira, já não tem os mesmos encantos que antes. Mas por que você continua nessa relação amorosa se o amor já não existe mais?

A resposta pode ser comodidade, que é um mal que afeta grande parte dos casais impedindo-os de procurarem a verdadeira felicidade.

O Medo de Enfrentar Algo Novo

A comodidade surge nos relacionamentos amorosos em virtude da falta de coragem de um dos cônjuges ou de ambos para romperem com uma situação conflituosa, e que está trazendo grandes malefícios a ambos.

O medo ou receio de sair de um casamento sólido para se envolver com alguém novo e começar tudo de novo, muitas vezes inibe a pessoa a tomar a decisão certa para sua vida.

Quem é acomodado geralmente apresenta essas características em todas as áreas de sua vida sejam elas sentimentais ou profissionais.

A acomodação na grande maioria das vezes faz com que o individuo perca grandes oportunidades de ser feliz e reconstruir uma vida nova baseada nos princípios nos quais, realmente ele acredita.

Vejamos agora algumas das razões pelas quais as pessoas de uma maneira geral preferem se acomodar a procurarem algo novo e desafiante na vida.

1.Ter medo da Solidão: a maioria das pessoas que continuam em um relacionamento por muito tempo apesar de saber que não sente mais nada pelo outro é o medo e desespero de ficar sozinho.

Alguns indivíduos tem verdadeiro pavor da palavra “só” e por isso preferem se acomodar a determinadas situações, mesmo estando infelizes naquela conjuntura em que vive.  Muitas pessoas tendem a sentirem-se inúteis ou quando eles estão solteiros ou sem namorados/as.

Este vazio e desespero podem ser um motivo desencadeante para que continuem vivendo sempre a mesma vida, mesmo que acomodados e não estando felizes, mas pelo menos eles têm o consolo de não estarem sozinhos, e de terem uma companhia, mesmo que se arrependam no futuro.

2.Influência de Amigos. Muitas vezes, as pessoas acabam se acomodando a uma situação em virtude do conselho de amigos.

Alguns indivíduos são muito influenciáveis às opiniões alheias sejam de familiares ou amigos, e mesmo estando infelizes ou insatisfeitos em uma relação amorosa, preferem levá-la adiante para que não sofram julgamento de outras pessoas.

Se esses indivíduos recebem tanta influência dos amigos, por que não procuram pedir ajuda quando sentem que seu relacionamento não vai bem, ao invés de acomodarem-se a uma situação desgastante para o casal.

3. Não Querer Pensar no Problema: Muitos casais parecem fazer o caminho inverso, quanto mais tem problemas, menos querem conversar sobre eles e procuram ignorá-los para não ter que se aborrecerem.

Essa tática pode até dar certo em alguns momentos, mas no futuro com certeza trará conflitos ainda maiores ao casal que foi se acomodando com os problemas ao longo dos anos.

4.  Pressão Familiar Para Continuar no Relacionamento: Aqui há uma diferença entre alguns familiares mais próximos darem suas opiniões sobre os relacionamentos amorosos, e exercerem de fato uma pressão emocional para que a relação continue, com todos os envolvidos acomodados naquela situação, muitas vezes sem solução.

As pessoas muito idosas em especial, que já viveram várias situações em suas vidas e se acomodaram da maneira que puderam, tendem a serem as que mais pressionam os casais a permanecerem acomodados em seus relacionamentos.

Se os cônjuges cederem a essas pressões, não terão como sair daquela situação de conforto e comodidade nunca mais.

5. Necessidade de Ter Sempre Alguém do Lado Apoiando: A grande maioria das pessoas sente a necessidade de terem sempre alguém por perto as apoiando em tudo o que fazem em suas vidas.

São indivíduos inseguros, em sua grande parte, diante dos problemas que às vezes a vida nos impõe, e sentem que precisam ter sempre ter alguém do lado para compartilhar com eles quaisquer conflitos.

Desse modo procuram se acomodar as situações já existentes, não saindo nunca da chamada “zona de conforto”, na qual se sentem seguros e protegidos.

Essas pessoas precisam sempre da opinião alheia sobre toda e qualquer decisão a que venham tomarem em suas vidas.

Por isso, sempre se acomodam ao lado de alguém na esperança que esse “alguém faça o papel” de mãe/pai, marido/esposa, namorado/a ou conselheiro/a.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=F2gpMnd3k5c[/youtube]

6. Necessidade de intimidade física: Para muitas pessoas, a motivação para o relacionamento amoroso é o sexo ou a intimidade física com o parceiro, por isso muitas vezes se acomodam com o marido/esposa que já estão acostumados a tudo os que os fazem feliz e se acomodam aquilo, não procurando inovações ou novidades.

Para muitos, muitas vezes o casamento cai na rotina principalmente por esse motivo.

O casal que já se relaciona há muito tempo deve tentar sempre novas maneiras criativas de se relacionarem de forma intima para que eles possam viver como se fosse uma “nova relação” todos os dias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=057WvpGGlAY[/youtube]

7. Mantendo Relações de Comodidade Por Causa da Culpa: muitas pessoas ficam acomodadas em relacionamentos amorosos por muito tempo por um sentimento de culpa, e isso é um dos fatores que podem mais trazer malefícios emocionais não só a pessoa que se sente culpada, como também ao seu parceiro/a.

Se acomodar ao lado de alguém por um sentimento de culpa de algo que fez e que o prejudicou bastante, pode vir às vezes a se transformar em uma relação patológica, na qual muitas vezes, mesmo que inconscientemente a pessoa se sente cobrada o tempo todo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m5PX_YtBocQ[/youtube]

Considerações Finais

Quando as pessoas estão acomodadas em algum tipo de situação, principalmente nas relações amorosas, às vezes esta situação pode ser muito desconfortante para ambos os cônjuges.

No entanto, existem aqueles que preferem uma vida com comodidade a terem que se aventurarem em algum tipo de nova situação, mesmo que isso venha a fazer-lhes mais felizes em suas vidas.

Cabe a cada um decidir o que é melhor para si, mas a comodidade em muitos casos pode trazer mais malefícios do que benefícios para
as pessoas que estão vivendo essa situação.

De qualquer forma todo mundo é livre para escolher a melhor forma de viver: ousando, vivendo a vida sempre com novas emoções ou ficando acomodado em seu canto, pois assim se sentirá mais seguro. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *