Rotinas que as Crianças e os Adolescentes Devem Ter

Por rotina, entende-se: hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; repetição monótona das mesmas coisas; apego ao uso geral, sem interesse pelo progresso. Pensamos em rotina e logo ficamos enfadados, mas tudo que nos propomos a fazer requer uma rotina, seja na escola, na faculdade, no trabalho e até mesmo em casa.

A Importância da Rotina

A Importância da Rotina

E se há grande prazer em “sair da rotina”, é porque temos rotinas. E para criar um hábito saudável desde cedo, é que pensamos nas rotinas que as crianças e adolescentes devem adotar, a fim de maximizar o tempo e, consequentemente, minimizar o tempo ocioso. E crianças e adolescentes precisam delas para vivenciar um desenvolvimento adequado. Saber o que, quando e como as coisas vão acontecer proporciona segurança e facilita a aquisição de novas habilidades, inclusive lidar com situações inesperadas.

  • Importância da Rotina

Uma das primeiras orientações que se dá aos pais logo que o bebê nasce é: mantenham uma rotina. O bebê deve se acostumar com uma determinada ordem de como vai ser alimentado, banhado, ter suas fraldas trocadas ou colocado para dormir. Isso lhe permite organizar suas experiências sem maiores sobressaltos.

Portanto, ao se abordar o tema rotinas para os filhos, é preciso ressaltar a importância de que elas devem ser adotadas desde o início, ou seja, logo após o nascimento, sendo gradualmente adaptadas à idade e atividades da criança ou do adolescente.

  • O que Engloba a Rotina de Crianças e Adolescentes?

    As Rotinas

    As Rotinas

É necessário estabelecer horários para dormir e acordar, fazer as refeições, brincar ou jogar, assistir televisão, estudar, tomar banho, sair com os amigos, praticar esportes, entre outras atividades diárias praticadas pelas crianças. É importante e devem fazer parte de uma rotina, inicialmente estabelecida unilateralmente pelos pais e gradualmente negociada entre pais e filhos na medida em que estes se tornam mais maduros e independentes. Essa rotina estabelecida e cumprida também é um índice de responsabilidade que a criança e o adolescente aprender desde pequenos.

  • Rotina do Sono

É necessário estabelecer um horário para dormir e é de suma importância que se respeite as horas de sono, que variam de 8 a 10 horas de sono por noite. A criança precisa dessas horas para descansar corpo e mente e a medida que vão crescendo, vai diminuindo a quantidade de horas que precisam para dormir. A privação do sono pode trazer consequências devastadoras para o organismo como as falhas da memória, cansaço excessivo e estresse num curto período de tempo e, à longo prazo, pode levar à morte precoce.

  • Rotina para a Alimentação

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HoOKTXLjyiY[/youtube]

Tão importante quanto à rotina do sono, é a rotina da alimentação, isso porque a criança e o adolescente precisam estabelecer horários para se alimentarem, evitando comer a qualquer horário, pois assim evita-se obesidade infanto-juvenil e ou o oposto, que é a desnutrição das crianças que tem mais dificuldade em se alimentar.

Criar o hábito dos horários regulares requer muita disciplina e responsabilidade, o que faz com que aguce desde cedo esse sentimento. Na hora de se alimentar, é importante que a escolha seja sempre por alimentos mais saudáveis, estimulando assim a ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais, etc.

  • Rotina das Atividades Físicas

É fundamental que a criança e o adolescente façam alguma atividade física. E o mais importante é que ela mesma escolha a atividade que lhe dá prazer, pois assim será mais fácil incluí-la na rotina sem grandes problemas de rejeição. Muitos pais matriculam seus filhos em atividades que eles gostariam de fazer, entretanto, nem sempre esta é a mesma atividade que o filho gostaria de fazer. Isso causa um grande problema e o filho terá um grande problema em encaixar esta atividade em sua rotina, partindo logo mais para a evasão.

Por isso, para incluir uma atividade física na rotina das crianças e adolescentes, deixe-os escolher o que lhe dá prazer. Caso tenham dúvida, oriente-os, sugira alguma atividade que você, como pai ou mãe goste, mas não obrigue. A atividade física evita problemas de saúde, como obesidade, por exemplo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=I0C1b3fw0wc[/youtube]

  • Rotina da Higiene

Os pais precisam orientar os filhos quanto ao banho, aos produtos de higiene que crianças e adolescentes precisam, ao ato de escovar os dentes, etc. Na adolescência este ritual se amplia, já que o adolescente precisa de desodorante, enquanto crianças ainda não precisam. Os pais precisam também falar da importância da higiene, verificar as unhas das mãos e dos pés, por exemplo, dentre outros toques para a higiene correta.

  • Rotina para a Escola

Muito importante incluir na rotina de crianças, adolescentes e principalmente dos pais, o acompanhamento escolar. Cabe aos pais provocar nos filhos o entusiasmo para os estudos, deixar estabelecido as rotinas com os horários de estudo e descanso, assim como limitar os horários para as brincadeiras, mas é de fundamental importância que os pais acompanhe este rotina, pois eles precisam saber o que está acontecendo na escola, se esta criança ou adolescente está tendo uma boa atenção, se está conseguindo acompanhar a turma, se está aprendendo o conteúdo. Precisa checar as notas que eles estão tirando, se faz os trabalhos e exercícios, etc. Enfim, os pais precisam acompanhar de perto esta rotina escolar e verificar o desempenho dos seus filhos.

.

  • Rotina do Diálogo

É indispensável que os pais conversem com seus filhos sobre os mais diversos assuntos. É imprescindível que inclua em suas rotinas, principalmente com os adolescentes, a hora do diálogo, pois neste momento conversarão sobre vários assuntos como namoro, sexo, drogas, álcool, etc. Cabe aos pais o papel de esclarecer aos filhos adolescentes sobre estas questões, chamá-los à realidade, expor o que é cada coisa e alertá-los dos perigos que trazem as drogas e o álcool e também o sexo desprotegido. Enfim, é criando esta rotina que as barreiras serão quebras e o diálogo, com certeza, vai fluir com clareza. Cabe também aos pais prestarem atenção ao comportamento desses adolescentes e caso percebam algo estranho, que foge do normal, intensificar estas conversas.

.

Se acostumadas desde pequenas, as crianças maiores e adolescentes não terão dificuldades em adotarem rotinas em sua vida diária, inclusive conseguindo conduzir com habilidade sua progressiva autonomia, ou seja, determinarem elas próprias suas rotinas. As rotinas facilitam a vida das pessoas, da família e das atividades coletivas, seja na escola ou nos locais de trabalho. Aprender a gerenciá-las é importante para as crianças. E pode-se vivenciar momentos muito agradáveis quando se sai da rotina, desde que estes momentos sejam eventuais e se tenha a certeza de que logo a seguir voltaremos a viver dentro de algumas regras mínimas de organização e previsibilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *