Quando Começar A Entregar Os Convites De Casamento?

A primeira impressão que os convidados terão sobre um casamento será dada a partir do momento que eles receberem os convites de casamento, que normalmente seguem o estilo escolhido para a cerimônia e recepção, além de passar um pouco da personalidade do casal, podendo variar dos mais tradicionais até os mais criativos e divertidos.

Por isso, o convite merece extrema atenção, desde o momento da escolha de sua aparência, para que passe a mensagem certa, quanto em relação a prazo, maneiras de ser entregue dentre outras questões, para que os convidados saibam tudo que é necessário antes da cerimônia. Para conseguir planejar os convites de maneira correta, confira a respostas de algumas questões sobre eles abaixo:

O Convite Deve Ser Clássico Ou Pode Ser Criativo?

O convite escolhido deve agradar o casal, já que esse é o dia deles, portanto, não há nenhum problema de deixar o convite mais criativo, claro, se esse for o desejo de ambos. Porém, é sempre legal manter ele em sintonia com o estilo e a decoração do casamento.

Os convites clássicos combinam com cerimônias que seguem tal estilo, sendo as mais tradicionais, normalmente realizadas em igrejas e seguidas por um jantar ou recepção com itens como prataria, louças, etc.

Normalmente os convites clássicos são mais simples, brancos, com letras em formato retangular e cursivo, bordas douradas, e envelopes, variando no máximo, o tamanho e a cor do envelope.

Apesar dos convites tradicionais terem sido usados por muito tempo, hoje em dia muitos optam pela personalização dos itens do seu casamento, para demonstrar mais personalidade e fugir um pouco do comum. Há modelos de convites mais coloridos e em diversos formatos, mudando a textura do papel ou outros detalhes, quem opta por passar essa mensagem aos convidados, está demonstrando que esse é um casamento mais moderno e descontraído.

Algumas opções de convites mais criativos vão além: há convites com papel semente, que podem ser plantados e germinados depois, se tornando uma lembrança eterna e diferente desse momento, há convites feitos em aquarela, que impressionam os convidados pela beleza e trabalho realizado, há convites mais divertidos, que imitam carros, televisões, computadores, celulares, etc, há convites para colorir, que são enviados junto com uma caixa de lápis e tornam a experiência dos convidados mais divertida, dentre diversos outros modelos.

A Entrega Deve Ser Feita Em Mãos Ou Pode Ser Pelo Correio Ou E-Mail?

Convites De Casamento poe E-mail

Convites De Casamento poe E-mail

O mais adequado sempre vai ser entregar o convite em mãos, porém, a vida de quem tem que conciliar o planejamento de um casamento mais a rotina de trabalho não é fácil, e por muitas vezes, pode faltar tempo para entregar todos os convites em mãos, principalmente se a lista de convidados for muito extensa.

Caso opte por entregar alguns, ou a maioria dos convites pelo correio, separe um momento para escrever um cartão pessoal, de preferência a mão, falando que gostaria de poder ter feito essa entrega em mãos, mas que ocorreram complicações devido à rotina corrida. Além disso, lembre-se de colocar o envelope do convite em um envelope mais resistente, para que não estrague o principal. Outra opção é pedir para que um de seus familiares faça a entrega para você, como por exemplo, sua mãe entregar para um parente mais distante por parte dela.

Já a opção de convidar os convidados por e-mail, apesar de ser extremamente mais simples, acaba banalizando toda a ideia do casamento, tornando em algo muito impessoal e sem graça, por isso, mesmo que os convites físicos demandem certo tempo para a sua preparação e gastos, eles são a melhor opção.

Já no ambiente de trabalho, muitos noivos optam por colocar um único convite em um mural, convidando a todos do local para a cerimônia. Essa é uma opção para quem trabalha em empresas menores e tem contato com todos do ambiente.

É Possível Unir O Convite De Casamento Com a Lembrança?

Convite De Casamento Com a Lembrança

Convite De Casamento Com a Lembrança

Alguns famosos já optaram por criar um convite de casamento mais elaborado, que pode ser guardado como lembrança pelos convidados. Essa é uma maneira inovadora de criar o seu convite, assim como, pode ser tornar uma maneira de economizar, já que a lembrança entregue no final da recepção pode ser descartada.

Caso você deseje fazer isso, tente criar um convite diferente e único, que realmente demonstre a personalidade do casal, coloque junto dele um objeto ou outro detalhe que faça com que os convidados realmente tenham vontade de guardá-lo como lembrança desse seu momento especial.

É Necessário Indicar Pousadas/hotéis Para Convidados Que Vem De Fora Da Cidade?

Não é obrigatório, porém, é uma atitude simpática, e demonstra a preocupação dos noivos com os seus convidados. O correto é indicar locais para se hospedar que sejam próximos ao local do casamento ou recepção, ou no centro da cidade, e indicar maneiras de se locomover até a cerimônia do casamento. É possível anexar uma lista das hospedagens tanto no convite de casamento, como enviar por e-mail, ou caso os noivos tenham um blog ou grupo do casamento, fixar uma mensagem com as indicações.

Deve-Se Pedir a Confirmação De Presença No Convite?

Pedir a Confirmação De Presença No Convite

Pedir a Confirmação De Presença No Convite

É interessante pedir a confirmação de presença quando a recepção é feita por um buffet contratado, que cobra os valores por pessoa, e, no geral, é sempre importante ter uma noção de quantas pessoas estarão presentes na recepção, para saber a quantidade de comida e bebida adquirida.

Por isso, é possível incluir no próprio convite do casamento uma observação, pedindo para que os convidados tenham a gentileza de confirmar a presença, fornecendo a eles telefone para contato ou e-mail, para que possam fazer tal confirmação, assim como uma data limite para ela ser realizada.

Quando Começar a Entregar Os Convites De Casamento?

A contratação com a empresa em que você fará os convites deve ser feita com 6 a 8 meses de antecedência, com isso, a retirada será feita em cerca de 30 dias, e depois você precisará esperar o trabalho do calígrafo, que dura cerca de 10 dias, variando de acordo com a quantidade de convites.

Após ter os convites em mãos, você deverá começar a fazer as entregas com cerca de 3 a 4 meses de antecedência do casamento, principalmente para as pessoas que moram em outro estado ou país, e que necessitam se organizar mais para ir à cerimônia. Em casos de familiares e pessoas próximas que moram fora do país, por exemplo, é possível avisar a data do casamento assim que contratar a fabricação dos convites, para ter mais tempo para o planejamento.

O tempo mínimo para a entrega é de 30 dias, esses últimos convites, entregues mais próximos da data do casamento, devem ser feitos para pessoas mais próximas e que também já sabem a data do casamento.

Já os padrinhos normalmente são convidados bem antes, alguns casais escolhem reunir todos os padrinhos e fazer desse convite uma ocasião especial, mas, mesmo nos casos em que a entrega for ser realizada na casa dos mesmos, o ideal é que esse convite seja feito com cerca de 8 a 6 meses de antecedência, para demonstrar a importância dos padrinhos, o ideal é criar um convite diferenciado, normalmente com uma lembrancinha.

Para quem irá realizar um destination wedding, fora da cidade que o casal vive, a antecedência deverá aumentar muito, sendo o tempo mínimo de 6 meses para todos os convidados, já os padrinhos e pessoas que moram fora da cidade devem ser convidados com cerca de 10 a 12 meses de antecedência. Nos casos de destination wedding o ideal é entregar os convites pessoalmente, para que os noivos expliquem os detalhes da cerimônia.

Nos casos em que o casamento será realizado durante um feriado ou durante os períodos de férias, a antecedência da entrega dos convites também deve ser maior, para evitar que aquela pessoa crie outros planos, como uma viagem, para a mesma data. Nesses casos, a entrega também deve ser realizada com cerca de 6 a 8 meses de antecedência para todos os convidados, e com 10 a 12 meses para os padrinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *