Por Que Usar a Aliança de Casamento no Dedo Anular?

Existem diversas explicações para os porquês de se usar o anel de casamento – tanto o de noivado, como a aliança de casamento mais tarde, depois da cerimônia, no dedo anular – principalmente no anular da mão esquerda.

Alianças

Alianças

Primeiramente, os hindus costumavam usar anéis para simbolizarem as uniões entre homens e mulheres em casamento, e esse costume acabou sendo adquirido também pelos romanos, na época do Império Romano, quando este se espalhava por boa parte do mundo ocidental e oriental. A escolha do dedo anular, acredita-se, vem do fato de que os romanos pensavam haver uma veia no dedo anular da mão esquerda, que levava diretamente ao coração. Por ter essa veia ali, simbolizando que seria o caminho mais rápido até o coração de alguém, o anel de casamento começou a ser utilizado neste dedo – mostrando que a união daquelas duas pessoas se baseia em sentimentos puros e verdadeiros.

Já os chineses têm uma crença muito bonita e metafórica sobre a escolha deste dedo para o anel de compromisso. Dizem eles que cada dedo das nossas mãos representa algo em nossas vidas: os polegares representariam os nossos pais, os indicadores os irmãos ou irmãs, o dedo médio representa a própria pessoa, o dedo anular representa seu companheiro ou companheira de vida, e os dedos mínimos representam os filhos.

Lindas Alianças

Lindas Alianças

Se você unir todos os dedos de sua mão pelas pontas, e dobrar os dedos médios, unindo-os dobrados, e depois tentar separar os dedos um a um, você vai notar que consegue separar os polegares – mostrando que você e seus pais se separarão eventualmente, consegue também separar os dedos indicadores, mostrando que é possível um afastamento entre irmãos, e consegue separar os dedos mínimos porque, afinal, filhos são criados para o mundo, e como você mesmo deixou seus pais, seus filhos também o deixarão. No entanto, o dedo anular não pode ser separado, e, por isso, é nele que fica o símbolo do casamento: mostrando que as duas pessoas que decidem tomar este símbolo para si pretendem ficar juntas para sempre, sem poderem ser separadas jamais – afinal, são duas vidas que estão se unindo, e que devem estar uma ao lado da outra, para sempre.

Colocando  Aliança

Colocando Aliança

Independente da lenda ou crença que originou este costume, tanto a crença chinesa quanto a romana são muito bonitas, e podem ser levadas como verdadeiras – afinal, há provas de que as duas estão corretas. O que importa é que, em qualquer uma delas, o anel não só é escolhido pela sua beleza, mas por tudo aquilo que representa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *