O casamento já foi tema de muitos filmes bastante conhecidos – e não raro é, na verdade, o fim perfeito para muitas das grandes produções Hollywoodianas.
No entanto, é curioso observar que, quando tratado como tema central de um filme apenas, os casamentos são, normalmente, tema de comédia.
Em Doce Lar, por exemplo, filme de 2002, com a estrela de Hollywood Reese Witherspoon, seu casamento com o filho da prefeita de Nova Iorque parece estar ameaçado pelo seu casamento do qual jamais conseguiu escapar, com seu namoradinho de infância, Jake.
O filme é engraçado e doce, e o casamento parece estar sendo tratado ali com uma verossimilhança imensa, não apenas com a dificuldade do processo de divórcio, mas também pela maneira como um casamento feito cedo demais pode atrapalhar a vida de alguém.
Já em Mama Mia, o musical de 2008, inspirado em musicas da banda ABBA, o casamento é apenas o pano de fundo que faz uma jovem tentar descobrir quem seu pai verdadeiramente é. Apesar de engraçado, é mais um desses filmes que te fazem rir e chorar, e que também conta com um fim interessante e inesperado, mostrando que casamentos cedo demais nem sempre são o melhor caminho para um amor.
No filme Recém Casados, com Brittany Murphy e Ashton Kutcher, de 2003, é a vida após o casamento que está em destaque, mostrando todas as dificuldades que um casal que acaba de começar uma vida juntos pode passar. Com um humor bem americano, baseado principalmente em momentos de constrangimento para os dois atores principais, e contando com um final tipicamente feliz, esse filme é inspirador para aqueles casais que acham que uma briga pode destruir seu casamento – ele mostra que é possível melhorar com o tempo e o amadurecimento pessoal.
Noivas em Guerra, filme de 2009, com Anne Hathaway e Kate Hudson, mostra com um certo exagero mas, ainda assim, sem ser completamente fora da realidade, as angústias que uma noiva passa, quando planejando seu casamento. As duas melhores amigas se tornam rivais quando o lugar de seus sonhos para seu casamento só tem uma vaga disponível, e isso muda toda a sua relação – não só uma com a outra, mas também com seus noivos. Engraçado e emotivo, é uma boa pedida para quem precisa rir dos momentos de stress.
E, por fim, o clássico Noiva em Fuga, produção com Julia Roberts e Richard Gere, de 1999, que mostra uma mulher que simplesmente não consegue se casar, não importa o quanto ame seus noivos.
Cada um desse filmes mostra uma faceta do casamento, que, apesar de exagerada para a comédia, também traz muito de realidade. Boas dicas para quem quer se divertir com um tema sério.