O casamento é algo planejado por muitos meses, às vezes até por anos e passa tão rápido, que a melhor coisa a se fazer é esquematizar tudo muito bem, para não se ter surpresas desagradáveis depois.
Principalmente em se tratando do álbum de fotos e das filmagens, que têm que ficar maravilhosos, pois será a lembrança palpável que ficará para você mostrar aos familiares, amigos e ainda para seus filhos e netos que provavelmente virão da feliz união.
Antes de contratar os profissionais que irão cobrir o evento de seu casamento, conheça o trabalho deles e sua reputação. Veja o estilo de fotos que tiram e como são feitas as filmagens, se há clipes, montagens e se são efetuadas da forma que lhe agrada, já que tem que ficar gravado a atmosfera do casal, sua personalidade. Não adianta pensar só no lado financeiro e deixar a qualidade dos produtos ofertados, encontre um ponto de equilíbrio entre uma coisa e outra.
Quando for combinar as fotos com o fotógrafo, analise bem se o enquadramento das fotos que ele faz é bom, se são sensíveis, captam de fato a atmosfera do casal e da cerimônia, se as fotos são nítidas e as cores bem visíveis. Veja se gosta do cheio do profissional, de como ele se expressa, da maneira que se impõe, pois se não se derem bem ou não houver confiança, há uma grande chance de entrarem em atrito durante a comemoração e as fotos, com certeza, não sairão a contento.
Atualmente, alguns noivos têm feito a opção da fotojornalismo, na qual o casal é clicado de maneira despojada, sem poses tradicionais ou sérias e o fotógrafo, usa seus instintos para captar aquele momento diferenciado, onde os noivos trocam um sorriso ou um olhar especial. Este tipo de trabalho é indicado para o casal que deseja dar uma espontaneidade ao álbum, se distinguindo dos demais, pois certamente não verá em seu álbum, foto que esteja igual à de nenhum outro.
Busque em sites os profissionais da área, visite-os pessoalmente e tente procurar referências sobre eles, procure alguns casais que contrataram seus serviços, pois o trabalho pode ser bom, mão não haver pontualidade na entrega dos produtos ou falta de profissionalismo durante a cobertura do casamento.
Depois de muita procura e uma lista de orçamentos em mãos, de profissionais confiáveis, juntamente com seu noivo, optem pelo que for mais acessível e de boa qualidade, ficando extremamente atento ao contrato. Coloque tudo o que ficou acordado verbalmente, sem esquecer nenhum detalhe como número de fotos, tempo de filmagem, tipo do álbum, clipes que serão colocados no DVD, tudo isso para que nenhuma das partes alegue ignorância se ocorrer algum problema antes ou depois do evento.