Quando um casal decide se casar é natural que dê início a busca pelas alianças de casamento perfeitas, porém, como essa é uma tradição muito antiga nem todo mundo conhece a simbologia por trás desses anéis de compromisso. Para se ter uma ideia essa tradição de usar um anel para apresentar ao mundo seu compromisso vem desde a época do Antigo Egito. Continue lendo para saber mais e entender por que a aliança é redonda.
Aliança: Seu Significado e Formato
A origem da palavra aliança é o latim alligare que significa ter proximidade ou se unir com alguém. Logo o anel chamado de aliança remete a ideia de um acordo entre as partes, é um que pacto diz respeito à cumplicidade, ao amor e a fidelidade que os dois devem dedicar um ao outro. Funciona como uma lembrança para o marido e para a esposa do compromisso que assumiram.
O anel da aliança é redondo porque representa um ciclo que não tem começo, nem meio e nem fim. O amor do casal se transforma ao longo dos anos, mas se mantém vivo. O quarto dedo da mão esquerda foi o escolhido para usar a aliança pelo fato de que ele possui uma veia ligada diretamente ao coração. Dessa forma a aliança do casal está ligada ao seu coração mantendo o amor sempre renovado.
Aliança de Casamento: Qual é a Sua História?
Inicialmente quando os anéis foram criados tinham vários usos distintos, podiam ser usados como um tipo de talismã pessoal, para realizar transações comerciais, como símbolo de status e até como uma promessa para a pessoa amada. No Antigo Egito os anéis eram muito usados para passar esse tipo de mensagem.
A aliança não possui uma história única já que o anel de compromisso está presente em inúmeras culturas e cada uma atribui um significado distinto para essa representação física do elo. Inclusive é interessante mencionar que nem sempre as alianças foram feitas de materiais nobres como ouro. A seguir vamos apresentar a história das alianças para diferentes povos e culturas.
Alianças no Egito Antigo
O povo egípcio foi o primeiro a trocar alianças de casamento como uma forma de representar o amor eterno. Há cerca de 5 mil anos os egípcios usavam anéis de tecido ou couro como aliança. Para esse povo o anel era um símbolo bastante poderoso uma vez que não tinha começo e nem fim indicando a eternidade do amor e a sua imortalidade. A abertura no centro do anel indica um portão para um mundo desconhecido.
O uso de anéis de casamento era um costume muito respeitado no Antigo Egito e foi esse povo que determinou que o quarto dedo da mão esquerda é o ideal, pois nele há uma veia ligada diretamente ao coração do indivíduo que o uso. Desde então esse é o dedo oficial da aliança de casamento.
Alianças Para os Gregos
Alexandre, O Grande foi quem introduziu o costume do uso de alianças de casamento na Grécia. Os anéis eram feitos de ferro imantado como uma forma de manter a conexão e a atração entre os corações dos noivos. Registros históricos apontam os gregos como os pioneiros na divulgação do uso do anel de compromisso. Para os gregos a aliança era um sinal de carinho e afeição.
Os gregos chamavam as alianças de anéis de noivado e eles eram dados antes do dia do casamento. Porém, esses anéis tinham outras finalidades que não somente o casamento podiam ser dados como presente para um amigo ou para pessoas por quem se tivesse grande afeição. Era como se fosse um anel de amizade.
Alianças Para os Romanos
É bem provável que o uso da aliança pelos romanos tenha começado após a conquista da Grécia. Após a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano a aliança na mão esquerda se tornou uma obrigatoriedade para quem se casava.
Os romanos concordavam com a linha de pensamento dos egípcios a respeito do motivo de uso da aliança, mas também viam o ato de dar o anel para a sua esposa como uma forma de indicar a posse da mesma.
Alianças Para Árabes e Asiáticos
Recebem o nome de alianças puzzle aquelas que tem o mesmo formato e podem ser separadas, montá-las e desmontá-las é bem fácil. Trata-se de um tipo de aliança bem popular na Ásia. Os anéis puzzle começaram a ser usados como alianças entre as camadas mais ricas do Oriente Médio e Ásia.
Os homens ricos davam esses anéis as suas esposas para ter certeza de que elas se manteriam usando a aliança enquanto eles estivessem viajando. Seria possível saber que a esposa foi desleal pelo fato de que quanto o anel é retirado precisa ser remontado algo que demandaria habilidade e conhecimento para fazer o encaixe das peças do anel.
Alianças Para os Europeus
Os europeus chamavam os anéis de compromisso de ‘anel de poesia’, esses anéis funcionavam como uma promessa de fidelidade e amor. Dar um anel de poesia para alguém indicava uma promessa de união eterna. Atualmente, as alianças de casamento são presenteadas como uma promessa de um casamento eterno.
Alianças Para os Americanos
No período colonial acessórios e joias eram proibidos na América em decorrência de uma suposta inutilidade moral. Para tentar suprir essa falta os apaixonados presenteavam as suas noivas com um dedal. Depois do casamento as mulheres retiravam a parte de baixo do dedal para usar tal qual uma aliança.
Significado das Alianças de Casamento
O uso de alianças pelo marido e pela mulher representa a felicidade de estarem juntos e seu desejo de fidelidade e união. Para muitas religiões o casamento tem o peso ser parte do ciclo da vida de maneira que o homem somente cumpre sua trajetória ao encontrar o seu par. Em resumo o homem apenas atingiria o ciclo completo da religião ao se casar.
Muitos sacerdotes entendiam as alianças como sendo duas metades que quando juntas formavam um inteiro, algo que reforça essa teoria. Na verdade o significado das alianças é distinto para cada casal e deve estar ligado ao sentimento verdadeiro que ambos nutrem.
Gostou de saber mais sobre a aliança de casamento? Curta e compartilhe!