Como Convidar Família Para Casamento?

Na hora de montar a lista dos convidados do casamento sempre surgem algumas dúvidas em relação a quem deve ser convidado e também como o convite deve ser feito a familiares, padrinhos e convidados comuns.

O processo de decidir a lista de convidados é muito importante, pois a partir da quantidade de pessoas que estarão presentes no casamento é que se tomarão diversas outras decisões, tais como a contratação do buffet, o local da recepção, a quantidade de lembrancinhas, a quantidade de convites, dentre outros fatores.

A partir da lista de convidados é que você saberá também os prazos tanto da contratação do convite de casamento quanto o tempo que você irá demorar em distribuí-los.

A seguir, confira a resposta para algumas dúvidas que podem surgir na hora dessa preparação:

Quem Deve Ser Convidado Para O Casamento?

Para escolher quem deve ser convidado para o casamento, o ideal é serem feitos alguns questionamentos que quando respondidos podem auxiliar na decisão de quem precisa ser convidado e quem não precisa.

Os questionamentos são simples e podem evitar possíveis conflitos e constrangimentos em relação àqueles que você não deseja convidar.

É de praxe que se convide todos os familiares, no entanto, aqueles que não estão presentes na convivência diária (como primos dos pais e outros parentes distantes) podem ser excluídos da lista de convidados caso o casal tenha esse desejo, para isso, questione: aquele parente irá ficar ressentindo se não for convidado? Em caso de resposta positiva, você pode enviar um convite por educação, porém, se essa pessoa não faz parte do convívio do casal e provavelmente iria comparecer somente pela festa, ele não precisa ser incluído nos convidados.

Casamento na Praia

Casamento na Praia

Já no caso de conhecidos que não tem relação familiar, como colegas de trabalho ou de faculdade e vizinhos, o questionamento é o seguinte: aquela é uma pessoa animada e que se importa com o casal? Se a resposta for sim, essas pessoas provavelmente serão incluídas na lista de convidados, mas, se caso for uma pessoa que sempre teve pouco contato com o casal ou um de seus membros, o convite não é necessário.

No geral, foque a lista de convidados naqueles que realmente são importantes para o casal, e que também os inclui em momentos importantes das suas vidas.

O Que Fazer Depois Da Lista De Convidados Pronta?

Lista De Convidados

Lista De Convidados

Após a lista de convidados estar pronta, o casal irá pesquisar qual o modelo de convite será escolhido para o seu casamento. Na hora de escolher o modelo de convite, o ideal é pensar na decoração já que o estilo do convite deve seguir o mesmo estilo dela.

Os convites devem ser encomendados por volta de 4 meses antes do casamento, levando em consideração que eles irão demorar cerca de 1 mês para ficar pronto e mais 2 ou 3 semanas para que seja feita a caligrafia nos envelopes, finalizando toda essa preparação com no mínimo 2 meses de antecedência, dessa forma, o prazo para a entrega dos convites será extenso e o casal não correrá o risco de convidar ninguém em cima da hora.

Como Convidar Família Para O Casamento?

Muita gente fica com dúvidas quando surge o momento de endereçar os convites de casamento, já que existem algumas regras para que esse convite seja enviado de maneira correta e seguindo algumas formalidades. A forma de tratamento no convite é uma espécie de tabu, nunca fugindo muito do tradicional.

Quando o convite for endereçado a membros da família, os pronomes de tratamento utilizados podem fugir um pouco do formal e ser algo mais carinhoso, demonstrando o afeto que há por aquela pessoa, principalmente se for um familiar que está presente em sua convivência.

No caso de pais, sogros e até avôs, o ideal é usar o pronome de tratamento “querido”, da seguinte forma: “Aos queridos pais Maria e João” ou “Aos queridos avôs Maria e João”.

Já no caso de tios ou primos, pode-se usar a relação parental para que pareça mais carinhoso, usando a proximidade que lhes é dado, ou seja, quando o convite for endereçado para um casal de tios: “Ao Tio João e Tia Maria”, e no caso de desejar demonstrar mais proximidade, usar também o pronome querido: “Queridos Tio João e Tia Maria”. Os primos seguem a mesma linha, se for um primo já casado e que não mora com os pais, pode ser endereçada da seguinte forma: “Ao meu Querido Primo João e família”.

Quando o convite for endereçado a uma família que é relacionada por um parentesco, o ideal é que ele seja endereçado da seguinte forma: “Tio João e Família”.

No caso do convite endereçado aos familiares, o ideal é usar um pronome carinhoso quando há uma proximidade daquele membro da família, pois, dessa forma, é possível demonstrar que ele é especial para o casal de alguma maneira.

O convite para familiares que moram distante do local que será realizado o casamento, deve ser enviado de 10 a 6 semanas antes do casamento, para que as pessoas possam se organizar e conseguir comparecer ao evento, no caso do casamento realizado em período de férias, esse prazo necessita ser ainda maior, sendo o ideal ao menos 12 semanas de antecedência.

Quando os familiares tiverem que viajar para chegar ao local do casamento, é educado que os noivos forneçam uma lista de informações, tais como um mapa para chegar ao local do casamento e festa, uma lista de hotéis onde eles podem se hospedar, etc.

Como Convidar Os Padrinhos Para O Casamento?

Os padrinhos são tão especiais quanto os familiares, e merecem convites diferenciados. Normalmente os casais de padrinhos são amigos e até mesmo familiares que fizeram parte da história do casal, sendo assim, o convite deles deve ser mais íntimo e especial.

Muitos casais escolhem fazer um convite diferente dos demais convidados, ou ainda, um convite comum junto de alguma lembrancinha para que os padrinhos se lembrem desse momento tão especial.

O convite para os padrinhos deve ser enviado com antecedência, o ideal é que sejam entregues com cerca de 10 a 8 semanas antes do casamento, pois se o casal de padrinho desistir desse papel por algum motivo, ele poderá ser substituído. Isso se trata do convite físico, porém, os padrinhos devem ser convidados para tal cargo com cerca de 6 meses de antecedência, para que o casal saiba se eles irão aceitar a proposta ou não.

Como Convidar as Demais Pessoas Para O Casamento?

A forma de endereçar o convite aos outros convidados também deve ser analisada, havendo algumas regras para que tudo siga a etiqueta.

Para os casais casados que possuem filhos (ou não), o ideal é endereçar o convite para o homem e esposa, ou Sr. e Sra., da seguinte forma: “Sr. João Matias e Sra.” ou “João Matias e esposa”. Porém, se eles possuírem filhos que vivam na mesma casa que eles, o convite fica endereçado para “Sr. João Matias e família”.

Quando os convidados forem um casal que vive junto, porém, não é casado, o convite é endereçado utilizando o nome de ambos, assim: “Sr. João Matias e Sra. Maria Silva”.

Se o casal convidado possui filhos que já não mora junto dos pais, o ideal é que seja feito um convite para os pais, e um convite para cada filho que já não mora mais com eles.

Para convidados solteiros, o convite é endereçado usando somente o seu nome, porém, se ele for extensivo as pessoas que residem na mesma casa que ele, utiliza-se o termo “e familiares”. Por exemplo: “Ao amigo João Carlos e familiares” ou somente “Ao amigo João Carlos”.

Já se o convite for endereçado a um casal de namorados, o ideal é que sejam enviados dois convites, um para cada endereço, porém, se a ideia é economizar no orçamento, pode ser enviado somente um convite usando os dois nomes e dois sobrenomes dos amigos, ou seja: “Para Maria Aparecida e João Carlos”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *