O Que Os Noivos Falam Na Hora Das Alianças?

Casamentos: Tradições, Falas E Cerimônia

A celebração dos casamentos é uma das celebrações mais antigas da história da humanidade, elas existem há muito e muito tempo, muitas das civilizações mais antigas tinham rituais para união entre duas pessoas e tradições que imperavam em sua cultura. Ainda que as tradições que conhecemos hoje, principalmente no Ocidente e principalmente no Brasil, venham em grande parte das tradições da igreja católica, há inúmeras outras tradições relacionadas ao casamento em todo o mundo.

Vamos pensar que o nosso planeta tem 193 países (número não completo, já que estão fora dessa contagem o Vaticano, a Palestina e Taiwan, ou seja, países de reconhecimento conflituoso, ou de atuação apenas observatória em questões mundiais), no entanto, o ponto aqui é que devemos entender quantas culturas diferentes existem dentro do nosso planeta, indo além, podemos pensar também quantas culturas diferentes existe dentro de um mesmo país, portanto, devemos entender que as nossas tradições relacionadas ao casamento, ainda que se assemelhem muito com as tradições gerais Ocidentais, são muito únicas e adaptadas.

Nos dias de hoje, os casais não se restringem mais às regras da igreja, as regras católicas ou sequer quanto as regras tracionais e sociais de casamentos, muitos casais decidem fazer a sua cerimônia de acordo com os seus próprios gostos, independente de tradicionalismos, inclusive hoje muitos casas optam por sequer casarem na igreja e está tudo bem, cada casal sabe o que é melhor para si e o que combina mais com a sua personalidade, no entanto, uma tradição que se repete muito em quase todas as celebrações matrimoniais ocidentais, é em relação ao o que falar no momento das alianças (que inclusive é uma outra quase unanimidade entre os casais).

No Brasil, principalmente os casamentos que são realizados na igreja ou com um cunho ainda religioso por trás de sua cerimônia, tem a famosa afirmação tradicional das alianças, que é quase impossível de esquecer de tanto que a ouvimos desde criança, mas você sabe quais são as exatas palavras ditas nesse momento? Aquelas palavras que normalmente o padre (ou outro religioso) vai falando para você repetir? Você não se lembra? Pois vamos colocar abaixo exatamente o que é falado nesse momento, devemos lembrar que normalmente o noivo fala primeiro e a noiva fala depois.

Noivo fala: (Primeiro ele fala o primeiro nome da sua noiva), receba esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém. (Então o noivo coloca o anel de casamento na sua noiva) e então chega a vez da noiva declarar os votos. Noiva fala: (Primeiro ela fala o primeiro nome do seu noivo), receba esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém. (Então a noiva coloca o anel de casamento no seu noivo) e dessa forma teoricamente já estão casados, apenas falta a benção final do padre ou celebrante. Uma outra parte que vem antes e que é muito popular, é a parte que diz “Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da minha vida”.

Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

É claro que esse modelo de fala tem muitas variações, ele varia de acordo com a religião e de acordo com a tradição local onde o casamento é realizado, por exemplo, na cultura dos Estados Unidos da América, é quase impossível a realização de um casamento em que se fale essas exatas mesmas palavras, porque por lá é uma tradição muito forte que o próprio casal escreva os seus votos para falar esse momento e que eles adaptem esse textinho em relação às alianças, por aqui esse texto ainda é muito comum nos casamentos na igreja.

Quanto aos casamentos que acontecem fora da igreja, normalmente na praia ou em fazendas, já não se pronunciam mais essas exatas mesmas palavras, principalmente porque essas cerimonias não são realizadas por padres, mas sim por celebrantes, que podem ser pessoas com licença civil para tal autoridade, ou então podem ser líderes de outras religiões, como os rabinos, os pastores, os juízes de paz e até alguém da família ou amigos dos noivos.

Citamos aqui o texto usado principalmente nas celebrações católicas, porque esse é o mais comum no nosso país ainda nos dias de hoje, por muitos anos em nossa cultura o casamento realizado na igreja cristã católica era o único aceito em termos sociais, por isso ele era quase unanimidade, apesar de o cenário por aqui não ser mais dessa maneira, ele ainda é muito popular e celebrado entre os brasileiros, sendo que suas tradições são normalmente repetidas mesmo em casamentos fora da igreja e realizados por pessoas comuns (não sacerdotes, pessoas que não estão ligadas à igreja).

Curiosidades Sobre Cerimônias De Casamento

Até mesmo as cerimônias que acontecem dentro das igrejas católicas já vêm mudando pouco a pouco, sendo que hoje há uma maior tolerância para mudanças de protocolo, o que antes era inadmissível dentro das tradições, mas que hoje vem se tornando mais comum e mais aceito, portanto, algumas mudanças de textos, alguns adicionais podem ser colocados, como por exemplo, algumas frases de carinho e de amor podem ser adicionadas entre uma tradição ou outra, algumas palavras podem ser ditas entre as leituras da missa, etc. A igreja muda de uma maneira muito lenta em relação ao mundo, mas ela pouco a pouco vem caminhando para um lugar de maior adaptação.

Nos Estados Unidos, como já foi citado acima, é muito comum a criação dos votos de casamento, esses votos são inclusive uma das partes mais importantes da celebração, pois é uma tradição muito forte por lá. O mais interessante é que os votos devem ser escritos pelos próprios noivos, um para o outro, considerando a sua história e coisas pessoais, seja o que quer que seja que os noivos decidam escrever, os seus votos são secretos e só são revelados ao seu companheiro ou companheira no momento da leitura durante o casamento. Vale ressaltar que esses votos normalmente também contêm quais são as expectativas e promessas para o futuro do casal, quais os planos e o que desejam para os próximos anos de suas vidas, para a sua próxima etapa.

Ainda segundo a tradição dos Estados Unidos há o costume sobre o que uma noiva deve ter consigo no momento do casamento para que ela tenha sorte e prosperidade na nova fase que se inicia em sua vida. O costume diz que ela deve ter com ela no momento “Something old, something new, something borrowed and something blue”, que na tradução para o português fica dessa maneira “Algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul”, ou seja, ela deve ter algo que simbolize os quatro versos no momento do casamento, podem ser quatro itens ou objetos ou pode ser um objeto que simbolize mais de um verso em um só.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *