O Que Deve Ser Escrito No Convite De Casamento?

O convite de casamento é um item de extrema relevância na hora da organização desse evento, e a escolha do mesmo demanda certa atenção e traz grande felicidade para os noivos quando finalizado.

Existem algumas dúvidas a cerca do convite de casamento, alguns casais consideram um item pouco importante para a cerimônia e acabam deixando ele de lado na hora dos planejamentos do casamento, outros tem dúvidas em relação ao que escrever no convite e até mesmo ao tempo em que ele deve ser entregue.

Ter dúvidas na hora de planejar o convite de casamento é bem comum, e a maioria delas pode ser respondida de maneira rápida e simples, levando para o casal o completo entendimento desse item para que ele seja concluído de maneira rápida e organizado.

Quando E Qual Convite De Casamento Deve Ser Escolhido?

O convite do casamento é um dos primeiros itens a ser decidido, logo quando é escolhido o tema principal da festa e a sua tabela de cores, o convite já pode começar a ser providenciado, claro, para isso também é necessário que já saiba o local e o horário que ele será realizado. No entanto, o estilo do convite pode começar a se pesquisado juntamente do estilo de decoração que combina com o casal.

Muitos casais também ficam em dúvida sobre qual modelo de convite escolher já que existem tantas opções disponíveis no mercado. O ideal é que o convite tenha harmonia com a decoração escolhida, seguindo na mesma paleta de cores que será usada no restante de todo o evento, dessa forma, haverá um padrão em tudo que foi feito.

Qual É a Importância Do Convite De Casamento?

O convite de casamento é um item muito importante por diversos motivos, tais como o fato dele ser o primeiro contato dos convidados com o evento, ou seja, ele também formará a primeira impressão que eles irão ter sobre ele, e consequentemente, fazer com que eles criem expectativas para estar presente no grande dia do casal.

Devido a isso, o convite deve refletir o que os convidados irão encontrar na cerimônia e na recepção, para que corresponda as expectativas que eles criaram. É por isso também que o convite deve ser feito levando em consideração a personalidade do casal, pois dessa forma os convidados irão conseguir ver um pouquinho deles no papel que os convida.

Convite De Casamento

Convite De Casamento

Além disso, o convite de casamento é o meio de informação pelo qual os convidados irão saber os detalhes do casamento, tais como o local em que ele será realizado, data, horário e todos aquilo que for importante.

Muitos organizadores de casamento também apontam que o modelo de convite de casamento reflete de certa forma, no presente que os convidados irão escolher. Quando o convite de casamento é algo mais caprichado, os convidados tendem a comprar presentes melhores, pois acreditam que o evento será com maior requinte.

O Que Deve Ser Escrito No Convite De Casamento?

Muitos casais ficam em dúvida com relação as quais são as informações essenciais que devem ser escritas no convite e também quais devem são opcionais e podem ser expostas em outros locais. É muito comum que algumas pessoas esqueçam informações que são extremamente relevantes, por isso, o ideal é seguir uma lista com tudo o que é necessário estar escrito no convite de casamento.

Informações Essenciais:

  • Nome dos pais dos noivos (esse item é uma tradição e é bem incomum que não se coloque o nome dos pais, mas, há casos onde pode ser dispensado);
  • Brasão para o convite de casamento (detalhe importante que será único do casal e que demonstrará mais de como será o evento do seu casamento);
  • Nome dos noivos (geralmente o da noiva vem primeiro que o do noivo);
  • Data da realização da cerimônia;
  • Horário em que a cerimônia será realizada;
  • Endereço da Igreja ou outro local em que a cerimônia ocorrerá;
  • Nome e endereço do local em que irá ocorrer a recepção (quando o casal não planeja fazer uma festa esse item se torna dispensável);

Informações Opcionais:

  • Frase para o convite de casamento (normalmente é usada uma frase bíblica, trecho de música, poema ou citação que seja importante para o casal);
  • RSVP – confirmação da presença no evento, assim como o endereço de e-mail ou telefone onde ela pode ser confirmada e a data limite para tal (esse item é opcional, no entanto, é extremamente importante que ele apareça, para que o casal saiba quantas pessoas irão comparecer ao evento e possam o organizar da melhor forma possível);
  • Site do casamento, onde pode ser confirmado o RSVP e também local onde podem estar outras informações sobre o casamento, como a lista de presentes;
  • Endereço dos pais dos noivos para o envio de presentes de casamento.

Apesar de ser importante que o convite de casamento siga essas regras do que deve ser escrito nele, os noivos tem liberdade para fazerem as mudanças que desejarem. O comum é que o casal coloque uma marca pessoal em seu convite, algo que não era comum há anos atrás, porém, agora é totalmente aceitável e torna o convite de casamento ainda mais especial.

É possível personalizar desde o estilo do convite até a forma em que o texto será escrito nele, transformando algo que seria comum em único, muitas vezes com poucas mudanças. Há diversas formas de transformar o convite em algo único, podendo relacionar ele a paixões ou hobbies do casal, como por exemplo, detalhes cinematográficos para casais que adoram algum filme específico, dentre outras opções.

No caso de personalização, o convite não deve ser tratado como algo informal simplesmente por que é mais divertido ou incomum que um convite estritamente clássico. A informalidade em questões de casamento parou de ser associado a algo ruim e passou a ser visto como moderno original e despojado.

Recebendo Convite de Casamento

Recebendo Convite de Casamento

Quando Os Convites De Casamento Devem Ser Enviados?

Na hora de planejar a encomenda e os detalhes do convite de casamento, já se deve saber quando eles irão começar a ser entregues, pois somente com tudo planejado e organizado é que é possível que a organização do evento ocorra sem grandes empecilhos.

Portanto, é muito importante que seja feito um cronograma para saber as datas em que o casal começará a entregar os convites. O ideal é organizar uma espécie de roteiro de convidados que moram em bairros próximos, deixando eles para serem convidados em um mesmo dia. Outra dica importante é deixar os convites no carro, pois se acaso o casal passar por perto da casa de um convidado, pode retirar um tempinho para entregar o convite do casamento.

No geral, o tempo de antecedência para a entrega do convite de casamento é de no mínimo um mês. Esse é um prazo fácil de cumprir e que dá tempo para os convidados se organizarem para comparecer ao casamento. No caso de pessoas que moram distante da cidade onde será realizado o evento, o ideal é que o convite seja enviado cerca de 2 meses antes. E quando o casamento estiver marcado para período de férias, há a necessidade de entregar os convites com um prazo maior para que os convidados não marquem uma viagem ou outro compromisso para o dia.

Quando o casamento é um destination wedding (casamento feito em outra cidade que não é a dos noivos e da maioria dos convidados, geralmente em um local turístico), os convidados devem receber o convite com no mínimo 6 meses de antecedência. Uma boa dica para esses casos é criar um site de casamento onde a data é informada assim como maiores detalhes do casamento, dessa forma, o convite físico pode ser entregue em um período mais curto, porém, com uma antecedência mínima de 4 meses.

Consiste em uma regra de etiqueta que o casal entregue todos os convites em mãos, porém, em alguns casos, como quando os convidados são de outra cidade, é aceitável que ele seja enviado por correio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *